Blog WordPress Manassés Moraes

03 Dicas para Organizar a sua Sidebar

A sidebar é a coluna lateral a direita do blog, ou a esquerda. Alguns blogs tem três colunas, mas isso já esta ultrapassado. O mais comum hoje em dia é que o blog tenha apenas duas colunas.

A coluna maior onde fica o conteúdo e a menor onde inserimos banners, links e widgets. Porém são tantas coisas a inserir na sidebar que ás vezes não sabemos o que fazer para deixar a coluna lateral do blog o mais rentável e atraente possível pra aumentar nosso faturamento no final do mês.

E é por isso que vamos ver agora algumas dicas para organizar a sua sidebar de acordo com o resultado que você pretende conseguir com ela.

1º Dica: Defina um objetivo ou uma meta para atingir

no-alvo-ganhardinheirosempre.netOrganizar a sidebar por organizar é perda de tempo e atitude de blogueiro amador. Afinal a sidebar é onde fica o que há de mais importante no blog para o blogueiro e esperamos que os leitores visualizem, cliquem e nos tragam algum retorno.

Por isso, defina o que você pretende conseguir com a sua sidebar. Se o seu blog esta iniciando, aconselho que você trabalhe para diminuir um pouco a taxa de rejeição do blog e ao mesmo tempo conquistar e fidelizar leitores.

E para fazer isso, basta inserir mais links para os artigos antigos do seu blog. Utilize gadgets como: Ultimas atualizações, artigos recentes, principais artigos.

Por outro lado se o seu blog já tem leitores fiéis é o momento de transformá-los em downlines, trabalhando na divulgação dos produtos e negócios que você promove em seu blog.

Definir um objetivo é o primeiro passo para que você organize a sua sidebar de forma a aumentar suas vendas ou simplesmente conseguir mais leitores e contatos para sua lista.

2º Dica: Cuidado com a poluição

Na internet tudo é visual. E para que você possa atingir o seu objetivo com a sua sidebar, é necessário caprichar nas imagens, ou seja evite imagens foscas e sem brilho.

Há quem diga que muitos banners é sinal de desespero. E embora seja, esse é um conhecimento oculto a iniciantes e paraquedistas que possam encontrar o seu blog.

Somente blogueiros com maior experiência vão identificar um ato de desespero e esses dificilmente lhe renderão alguma coisa. De qualquer forma, nada lhe impede de inserir vários banners no seu blog. Porém, o visual e a estética do blog devem ser preservados.

Para que seus leitores e visitantes possam ter uma boa impressão do blog quando acessarem pela primeira vez. Se você não conseguir perceber se o blog esta com um visual aceitável, peça a opinião de algum amigo ou parente.

Pois mesmo uma sidebar cheia de banners pode ser muito útil a quem procura um negócio na internet. Porque as pessoas gostam de opções.

Porém leve em consideração o visual e também o carregamento da página, que precisa ser rápido, no máximo 8 segundos para carregar o seu blog.

3º Dica: Não esqueça os widgets das redes sociais

marketing-gratuito-220x250Uma coisa que não pode faltar na sua sidebar são os widgets que levam os seus leitores a curtir a sua página no Facebook, adicionar você aos círculos do Google+, te seguir no twitter e etc.

Independente do objetivo que você pretende atingir. Sempre permita que seus leitores interajam com você através das redes sociais.

Atualmente o Facebook, o Twitter, o Google+, o Linkedin e também o Youtube são os mais importantes e conhecidos. Mas fique de olho nas demais redes sociais.

Nunca sabemos quando uma delas ou qual delas vai crescer e se tornar uma referência assim como aconteceu ao Facebook que deixou o Orkut extinto.

Concluindo…

Uma sidebar organizada estrategicamente, conforme a meta que você definir, contribui para aquisição de mais contatos na lista, fidelização de novos leitores, aumento nas vendas dos produtos que você promove, aumento de fãs e seguidores no twitter.

Mas fique de olho nos resultados, se não fizer diferença, mude novamente! Não vale a pena deixar a sidebar organizada de uma forma que não lhe traga resultados.

Essa é apenas uma das formas de obter melhores resultados com seu blog. Mas você sempre poderá conferir muito mais dicas de como ganhar dinheiro acessando o blog http://manassesmoraes.com/

Sobre o autor | Website

Empreendedorismo digital não é apenas obter uma renda extra, mas é um estilo de vida onde seu negócio trabalha pra você online. Uma forma simples, honesta e divertida de viver. Nesse blog, pretendo ensinar um pouco do sei sobre como ganhar dinheiro pela internet.

Ebook Gratis! 3 Dicas Secretas pra Ganhar Dinheiro na Internet

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

9 Comentários

  1. André disse:

    Boa tarde Manassés, como vai amigo ?

    Ótimas dicas!

    A poluição da sidebar realmente é um aspecto que se deve levar muito em conta. Na verdade a poluição do blog todo deve ser sempre levada em consideração.

    Abraço e sucesso!

    View Comment
  2. Carlos Jorge disse:

    Muito boa a postagem Manassés, parabéns. Busco ao máximo organizar minha sidebar para não ficar poluída demais.

    Forte Abraço.

    View Comment
  3. Herlan Santos disse:

    Olá Manassés.

    Suas dicas são excelentes, a sidebar com certeza é um dos pontos mais importantes de um layout, acho muito importante manter ela organizada, principalmente quero ressaltar a questão da poluição, vejo muitos blogs utilizando dela para adicionar coisas que não são benéficas ao blog.

    Abraços!

    View Comment