SEO Manassés Moraes

10 Dicas pra Colocar Artigo na Primeira Página do Google

Primeira página do Google? Quem me dera…

Hoje em dia todo mundo tem um blog e todo mundo sonha em ficar na primeira página do Google, ao passo que muita gente odeia blogs (talvez por não alcançar a primeira página), tanto que estamos prestes a ver uma nova mini série ser lançada aqui no Brasil, e uma sugestão de nome será: Everybody Hates Blog! Mas, igual ao protagonista plagiado, os blogs sempre farão parte da internet.

No artigo de hoje, vamos passar um checklist seo pra você posicionar seus artigos. Essas dicas são as que eu uso atualmente para posicionar os meus artigos facilmente na primeira página do Google, em uma semana aproximadamente eu consigo chegar lá e logo você poderá fazer o mesmo.

Rumo a Primeira Página do Google

Antes de passar as dicas, é importante você conhecer uma ferramenta que faz o acompanhamento das suas posições no Google. Você deve saber que quando logado no seu email, o Google personaliza os resultados de buscas pra você. De maneira que o seu blog pode aparecer na primeira página apenas pra você.

Para ter um resultado mais real, abra uma janela do navegador anônima, e faça sua pesquisa por lá, assim os resultados serão mais verdadeiros. A ferramenta que acompanha o resultado na Serp, é o SerpFox. Faça seu cadastro lá e escolha suas palavras chaves, as que você deseja acompanhar. A ferramenta permite inserir gratuitamente cerca de 10 a 12 palavras chaves.

Importante: Imagino que você já saiba quais palavras chaves quer atingir e posicionar seu blog e seus artigos, mas após a leitura desse conteúdo sua opinião vai mudar e você irá desejar escolher novas palavras chaves pra posicionar.

Mas como vou Saber que Essas Dicas Funcionam?

É simples meu amigo. Os algorítimos do Google, são os famosos robôs que varrem a internet acessando e analisando o conteúdo dos sites e classificando com notas, pra definir qual deles tem mais qualidade e merece atingir uma boa posição na Serp. O que significa que você deve ganhar pontos com os algorítimos do Google para alcançar uma posição bacana. E existem vários fatores que influenciam esses pontos.

Se você aplicar cada dica que vou te passar aqui, tenho certeza que vai chegar e alcançar boas posições nas pesquisas do Google. Só não posso te garantir que você alcançará a primeira página do Google porque existem coisas que estão fora do meu alcance, como a qualidade do seu conteúdo, isso só depende de você e não de mim, e o pagerank do seu blog que depende do Google. E ainda, o quanto você esta disposto a trabalhar para chegar e ficar na primeira página dos buscadores.

ficar na primeira página do Google

1 – Quantidade de Palavras

A quantidade de palavras que o seu artigo possui é relevante para os buscadores, pois o Google considera o tempo de permanência que o usuário fica na página. E tendo um artigo grande, você já ganha alguns segundos a mais devido o tempo que o usuário vai gastar rolando a página pra baixo para ter uma visão geral do artigo, normalmente quem não gosta de ler artigos grandes tem o hábito de rolar a página toda pra baixo pra dar uma olhada na quantidade de texto que tem.

E os que gostam de ler, começam do início do artigo, se for interessante, eles continuam até o final, mas se não for, eles vão pulando parágrafos e lendo em partes. De um jeito ou de outro você ganha mais tempo de permanência do visitante na sua página. Sabia que o tempo médio que um usuário fica em uma página é menor do que 5 segundos? Por isso, você tem uma boa razão para caprichar no conteúdo.

O mínimo necessário, conforme dizem os especialistas é de 300 palavras. O seu artigo precisa ter pelo menos 300 palavras para se tornar relevante para o Google, menos do que isso, perde pontos no posicionamento e seus concorrentes passam na sua frente com facilidade.

Dependendo da concorrência do seu nicho de mercado você vai precisar escrever mais ou menos. Por exemplo, no nicho de marketing digital, antigamente a média de palavras da maioria dos blogs era de 400 a 500 palavras. Por isso, esse é um dos motivos que levou blogs como o Escola Dinheiro que sempre posta artigos acima dessa média a se destacar. Mas lembro que esse não foi o único motivo.

Então, faça o teste, comece a escrever o dobro de palavras da maioria dos seus concorrentes. Se eles escrevem 500, escreva 1k. Já reparou que os artigos por aqui são enormes?

2 – Links pra Dentro

Coloque links no seu artigo que apontem para outros artigos seus. O nome disso é links internos e esta relacionado a Link Bulding. Isso é importante porque o Google dá pontos para os artigos que possuem links que levam o leitor para mais conteúdo relacionado. E colocando links internos você amarra vários artigos do mesmo assunto deixando claro que você realmente quer ajudar o leitor.

Os links internos também servem para ressuscitar aqueles bons artigos que você escreveu já faz tempo e que não possuem muito acesso. Os links internos levam o visitante a aprofundar cada vez mais no seu blog e quanto mais o leitor navega, mas chances de converter.

Ao usar os links internos faça testes pra saber qual chamada funciona melhor pra você. Por exemplo; alguns blogs fazem links internos da seguinte forma:

Leia também:

Porém isso pode não funcionar em alguns nichos. Por isso, você deve testar outras formas de fazer a CTA para os seus artigos. Como por exemplo, citar um assunto no meio do texto dando importância para ele e deixando o link discretamente no meio do texto.

Você sabia que a velocidade de carregamento do blog também afeta a sua posição no Google? E ainda te faz perder tráfego, por que dos visitantes que não tem paciência de ficar esperando carregar as páginas e acabam saindo do seu blog? Nós já falamos sobre isso nesse artigo, onde mencionei 3 plugins para deixar o blog mais rápido.

Percebeu como foi simples colocar o link interno de outro artigo relacionado ao assunto e de forma discreta? Use tracks nesses links para rastrear e saber qual dos métodos funciona melhor pra você.

3 – Links pra Fora

Quando você envia links para outros sites, apontando conteúdo relacionado fora do seu blog, o Google entende que você esta deixando a janela aberta ao seu visitante para ele se aprofundar no assunto em outros lugares, pois afinal, todo mundo sabe que o seu site não é o único que trata desse assunto, correto?

Então, ter alguns links para fora do seu blog é um bom sinal para o Google; e você ganha mais um ponto para conseguir um lugar ao sol na primeira página. Mas aqui vai a dica matadora, sempre envie links para sites que tenham relevância e qualidade, dessa forma o seu humilde blog começa a ganhar relevância também.

Existe uma coisa chamada PageRank! Isso é um parâmetro que o Google usa para qualificar os sites. Imagine que o seu site ganha uma nota, que vai de 0 a 10. Antigamente isso era um fator muito relevante para posicionar um site, mas hoje em dia nem tanto. Porém, não devemos desprezar esse parâmetro.

O pessoal do Marketing de Busca possui um medidor de PR. Basta digitar seu url lá e a ferramenta vai mostrar a nota que o Google te deu, até o momento! Click Aqui pra acessar. Os sites que eu mais utilizo para enviar links, que possuem um PR bem alto, são o Wikipédia e o Dicio. Veja:

ficar na primeira página do google

Porém, é extramente importante enviar links para outros sites e blogs que tratem de assuntos similares ao seu. Assim, você poderá ganhar links de volta, além de visitas e comentários. E obviamente, uns pontos a mais com o Google também.

4 – Palavra Chave Razoável

Sempre vai ter uma palavra chave para a qual você deseja posicionar o seu artigo. antigamente, bastava espalhar essa palavra pelo seu artigo repetindo ela várias vezes. Mas hoje em dia, os algorítimos do Google estão muito mais inteligentes. Eles não caem mais nesse truque, então, o que fazemos?

Simples, apenas espalhamos a nossa palavra chave pelo texto do artigo algumas poucas vezes. Se for um artigo de 500 palavras, repita a palavra chave pelo texto umas 3 vezes e já estará ótimo! E não preciso mencionar que sua palavra chave deve aparecer no título do seu artigo, no link url do seu artigo e também em um dos cabeçalhos H2 no corpo do seu artigo.

Um detalhe que faz toda a diferença! Quando você criar o título do seu artigo, tente colocar a palavra chave em primeiro lugar, ao de invés de deixá-la por último ou no meio do título. Exemplo; Ao invés de usar o título: “Como escrever Artigos de Qualidade”. Sabendo que a palavra chave é: “”Artigos de Qualidade””. Prefira deixar o título da seguinte forma: “Artigos de Qualidade – Saiba Como Escrevê-los!”

Em alguns casos ficamos na dúvida, igual no caso desse artigo que você esta acompanhando. Ficaria: Primeira Página do Google – 10 Dicas pra Chegar lá. Quero dizer, preferi manter o foco nas 10 dicas do que na palavra chave, pois os usuários gostam de números, alias, usar lista de dicas ou formas é outra estratégia para atrair os olhares dos internautas. Aprenda mais no Artigo Marketing.

5 – Títulos H1, H2, H3

Eis os famosos títulos, ou cabeçalhos H1, H2, H3 e por aí vai. Usando corretamente essas tags, você ganha mais alguns pontos para chegar na primeira página do Google. Então, preste bem atenção que vou explicar como funciona essa coisa! Olhe o vídeo:

Após esse vídeo não sobrou mais nada a explicar. Vamos para a próxima dica.

6 – Texto Alternativo da Imagem

Também podemos ganhar mais um ponto através da imagem que vai no artigo. E é importante que todo artigo seu tenha pelo menos 1 imagem. Quando você insere uma imagem no seu artigo, estamos falando de um blog wordpress, você tem a opção de mudar o título da imagem e de inserir um nome para o texto alternativo da imagem.

Esse texto alternativo é a famosa Tag Alt. Nele você deve colocar a sua palavra chave exata, é dessa forma que os algorítimos do Google conseguem ler sua imagem e perceber que ela também esta otimizada na palavra chave principal. Fácil, não é mesmo?

7 – Plugin Yoast SEO

Esse é o novo nome do plugin SEO by Yoast. Agora, muito melhor do que antes. E ainda por cima, gratuito! Vários profissionais concordam que esse é o melhor plugin de SEO para blog WordPress. Ele possui vários parâmetros.

Com ele você terá uma guia abaixo dos seus artigos, isso na área de edição, nessa guia você decide como vai ser a descrição, o título e o link que irá aparecer na Serp dos buscadores. E o plugin já lhe traz uma visualização de como vai ficar.

primeira pagina do Google

Mais em baixo, você confere uma lista de dicas (in inglish), para otimizar ainda mais o seu conteúdo. Assim, você garante que fez o melhor possível deixando seu texto impecável e extremamente otimizado.

yoast seo primeira pagina do Google

Veja aqui um super tutorial com tudo que você precisa saber sobre esse plugin. Mas esse é o trabalho interno, obviamente, depois é legal você fazer um trabalho externo aplicando as dicas de link bulding que já mencionei e ainda vou mencionar nesse artigo, mais um pouco e você estará na primeira página do Google.

8 – link Bulding – Forte aliado para chegar a Primeira página do Google

Quando você inserir links para fora e links para dentro do seu blog, já estará aplicando o link bulding em seu artigo. Porém, a principal recomendação do uso dessa técnica é ter links de fora para dentro! Ou seja, ao invés de seu artigo enviar links, ele vai receber links. Para isso você pode fazer guest posts e colocar nele links que apontam de volta para seu artigo com a palavra chave em questão. Outra forma de conseguir é publicando artigos em diretórios de artigos que tenham um PR legal e que sejam sérios com bom conteúdo.

A prática do link bulding que traz links de volta ao seu site, blog ou artigo vale pelo menos uns 2 pontos e é fundamental para colocar seu artigo na primeira página. Antes que você pense em criar 2 blogs para ficar linkando de um para o outro, já aviso que isso não funciona. Precisa ser links de IPs diferentes e não pode ser vários links do mesmo site.

Alguns malucos usam a técnica insana de criar vários sites e blogs em hospedagens diferentes e com IPs diferentes, postar conteúdo em todos eles e usá-los para posicionar seus artigos. Devo dizer que é brilhante, mas traz um trabalho infinito e custa bem alto! Além do fato de que, se você for aplicar isso, deve tomar o cuidado de usar hospedagens diferentes para cada site, mantê-los atualizados com conteúdo legal e fazer links que apontam para eles também. Qualquer erro nessa prática e todo o seu castelo vai abaixo! E isso significa adeus ao sonho de alcançar a primeira página do Google. Então, fique esperto.

9 – Artigos Relacionados

Essa técnica eu já utilizo há vários anos e sempre funciona muito bem. As vezes, bem até demais. O objetivo é chegar e ficar na primeira página do Google, certo? Ao invés de tentar a sorte com apenas 1 artigo, que tal criar logo 3 artigos para aumentar suas chances de posicionar 1 deles? Tudo que você precisa fazer é escrever 3 ou mais artigos relacionados e otimizar cada 1 deles para uma variação da palavra chave escolhida. Por exemplo;

Palavra chave: ganhar dinheiro na internet
Variações dessa palavra chave: como ganhar dinheiro na internet / quero ganhar dinheiro na internet / ganhar dinheiro com a internet / formas de ganhar dinheiro na internet

Entendeu o que são variações? Agora você só precisa escrever 3 artigos onde cada um deles irá focar em uma dessas variações. O desafio é ser criativo no título e não ser redundante no desenvolvimento do conteúdo. e obviamente, você irá linkar esses artigos entre si. Para algumas palavras chaves, você poderá encontrar mais de 10 variações diferentes, o que eu recomendo inseri-las no meio do texto dos artigos.

Eu fiz muito isso no início do meu blog e isso me levou a primeira página do Google em todos os casos, alguns demoraram bastante pra chegar, mas o que importa é o resultado final. Aqui vai um detalhe desmotivador; Dependendo do assunto do seu artigo, ele pode sair de moda e ficar na primeira página não vai fazer a menor diferença. Como por exemplo, escrever sobre um curso e depois que esse curso ficar fora de moda ou desatualizado, seu artigo não servirá pra nada. Então, preocupe-se muito mais em escrever conteúdos que permanecem.

10 – Crie Listas ou bullets nos Artigos

 Vamos recapitular tudo que vimos até agora. Você deve salvar essa lista para conferir se seu artigo atende as recomendações e esta seguindo todas as dicas que mencionei até esse exato momento. Vamos lá:

  • Quantidade de palavras
  • Links pra Dentro
  • Links pra Fora
  • Palavra chave razoável
  • Títulos H1 H2 H3
  • Texto Alternativo da Imagem
  • Plugin Yoast SEO
  • Fazer a ligação Bulding
  • Artigos Relacionados
  • Criar listas ou Bullets

Anotou tudo aí? Eu acabei de fazer uma lista. E mais acima nesse artigo você vai encontrar lista de 2 linhas apenas. E algumas frases com parágrafo maior do que o normal. Não estão exatamente centralizadas, mas afastei mais da margem. Esses pequenos detalhes deixam o texto mais harmonioso. Você pode criar listas com imagens pequenas ou usar a sua criatividade como quiser. Mas sempre que puder fazer uma lista, faça!

Finalizando…

Estão aí as 10 dicas pra ficar na primeira página do Google. Você quer acrescentar alguma coisa nesse artigo? Também entende de SEO e quer deixar uma dica ou discordar de alguma coisa? Ainda tem alguma dúvida? Fique a vontade, use os comentários abaixo.

 

Sobre o autor | Website

Empreendedorismo digital não é apenas obter uma renda extra, mas é um estilo de vida onde seu negócio trabalha pra você online. Uma forma simples, honesta e divertida de viver. Nesse blog, pretendo ensinar um pouco do sei sobre como ganhar dinheiro pela internet.

Como Fazer Capa pra Isca Digital de Alta Qualidade Assine, Assista e Baixe Agora

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

6 Comentários

  1. Igor Oliveira disse:

    Opa Manassés blz,
    Vou começar a colocar essas dicas em prática agora!
    Quanto tempo você leva, em média, para posicionar na primeira página para uma palavra chave?

    View Comment
    • Oi Igor.

      Com esse blog, depende da palavra chave.
      Se for muito concorrida, confesso que demora mais de 1 semana e isso quando dá.
      Mas se for longtail posiciona rápido. Um dos segredos é criar 3 artigos do mesmo assunto, relacionados. O blog ganha força no assunto e a preferÊncia nas buscas.

      Agora, em outro blog que tenho, para um nicho de mercado onde os concorrentes são fracos, posiciono em 2 a 3 dias. Rápido e fácil. Usando essas mesmas dicas.

      Um abraço, seja sempre um sucesso!

      View Comment
  2. Muito obrigado Manassés, estou tentando rankear um site e suas dicas ajudarão com certeza.

    View Comment
  3. Olá, Manassés!

    Ótimo artigo, já estou botando em prática as suas dicas.

    Adorei seu blog!
    Abraço!

    View Comment
  4. José Reis disse:

    Olá Manassés, Parabéns pelo brilhante artigo e parabéns pela sua capacidade e conhecimento, li todas a dicas existentes aqui e confesso que aprendi muito, mais muito mesmo, Meu muito obrigado.

    View Comment