Blog WordPress Manassés Moraes

5 Principais Dificuldades na Hora de Criar um Blog WordPress

5 Principais Dificuldades na Hora de Criar um Blog WordPress

Todo iniciante tem dificuldades na hora de criar o seu primeiro blog em WordPress. Afinal, diz-se iniciante aquele que esta vindo do blogspot, caindo de paraquedas em uma blogosfera mais profissional, com um público mais exigente. Pois o simples fato do domínio conter o “.blogspot.com” já tira a expectativa do visitante em encontrar algo de valor.

Com o visitante desarmado e desacreditando do blog só de ver o domínio grátis, você não precisa se esforçar tanto. Mas no WordPress o bicho pega! Se não estiver bem organizado, limpo e atraente, o visitante sai correndo sem olhar pra trás.

Não estou desmerecendo o blogspot, pois conheço alguns blogs bem profissionais nessa plataforma. Mas são todos de  pessoas que possuem muito conhecimento e sabem trabalhar com códigos html, imagens e etc. Enfim, são muito entendidas  no assunto mesmo.

Porém, aqui na cidade grande, tudo é correria e não temos tempo pra ficar procurando linhas de código e inserindo outras linhas acima e abaixo no html do template. Quanto mais rápido conseguirmos realizar alterações, melhor! E para um iniciante, nada pode ser melhor do que clicar com o mouse e ver plugins incríveis sendo instalados em segundos.

Porém, mesmo sendo uma plataforma moderna, constantemente atualizada pelos seus idealizadores e acima de tudo ágil. Ainda surgem dificuldades desde a instalação do blog WordPress, até onde se pode imaginar. No artigo de hoje, vamos conhecer 5 Principais Dificuldades na Hora de Criar um Blog WordPress e, obviamente, as soluções.

Criar um Blog WordPress

1 – Como Instalar o blog WordPress?

Como instalar o blog WordPress? Para muitos iniciantes isso é um bixo de sete cabeças. Mas não se desespere, pois é mais fácil do que imagina. Tudo o que você precisa fazer é adquirir um serviço de hospedagem e poderá instalar o WordPress com alguns clicks automaticamente usando aplicativos que já vem inclusos dentro do Cpanel.

Um deles é o Sofitáculos que vem incluso na maioria das hospedagens que você possa adquirir, quando a hospedagem não possui esse aplicativo no Cpanel, geralmente vem com outro aplicativo que é também muito útil e fácil de usar, chamado Fantástico de Luxe.

Para instalar o blog em WordPress você deve entrar na sua conta de Cpanel. Um detalhe importante aqui é contratar a hospedagem na plataforma Linux e não Windows. Pois a plataforma Linux é a mais utilizada e no Youtube temos diversos tutoriais sobre como utilizar essa plataforma.

Mas o melhor mesmo é você adquirir um curso completo sobre criação de blog em WordPress. De preferência um curso que seja vitalício, ou seja, você paga apenas uma vez e terá o curso para sempre e que te ensine todos os cuidados que deve ter na instalação e na manutenção após tudo pronto.

Assim, você pode aprender sobre como criar blog, seu irmão mais novo pode aprender, sua esposa pode aprender e quem mais você quiser recrutar para lhe ajudar nos trabalhos, também poderá fazer o curso, já que ele é seu para sempre.

Caso você queira saber um pouco mais sobre instalação de blog WordPress, poderá clicar aqui e assistir uma vídeo aula do meu amigo Celso Lemes do Criar Sites.

Para quem gosta de tutoriais completos e detalhados em texto e cheio de imagens. Aqui vai a versão do Cláudio Sanches para o Ferramentas blog.

2 – Os Plugins que mais causam dor de Cabeça!

Esses são cruéis mesmo! Principalmente quando envolvem ter que abrir conta em outros sites, copiar e colar códigos bizarros e etc. Destaco aqui três plugins que acredito serem responsáveis por muitas dores de cabeça quando você esta instalando e configurando o seu blog em WordPress pela primeira vez.

  • Askimet Esse cara é responsável por proteger o seu blog de spans nos comentários. Ele consegue identificar muitos desses spans, caso você não tenha esse plugin irá receber todo dia dezenas de comentários fantasmas que são jogados no seu blog por software de backlinks com o fim de conseguirem backlinks para seus sites. Eu sei, isso é horrível! Mas aqui recomendo um tutorial completo da instalação desse plugin.
  • W3 Total Cache Esse é um plugin altamente recomendando para aumentar a velocidade do carregamento do seu blog. Já falamos aqui sobre ele nesse artigo onde indico mais dois plugins que também contribuem para o bom carregamento da sua página. Se você considera nosso blog rápido, é pelo bom funcionamento desses plugins. Saiba mais clicando aqui!
  • Google XML Sitemaps Esse é um plugin que facilita para os buscadores indexarem as páginas do seu blog rapidamente. Você pode conferir um tutorial completíssimo aqui sobre do que se trata esse plugin e como fazer para instalar e configurar corretamente.

Se você conhece mais algum plugin que considera difícil para os iniciantes, mas que é um plugin recomendável para ser instalado no início do blog, deixe nos comentários sua recomendação.

3 – Como Conseguir um Layout Perfeito

O layout ou tema do blog também é uma dúvida cruel para quem esta começando. Na maioria das vezes, não temos condições de contratar um profissional para criar um tema exclusivo e se temos, não temos ideia de como deve ser o tema e quais recursos ele deve possuir.

Pois um tema com layout bonito, muitos tem por ai, mesmo os que são gratuitos. Já um tema que além de bonito seja carregado de recursos e opções que dispensam plugins e etc,,, Somente os pagos mesmo!

Você pode pesquisar no Google por temas profissionais. Mas aqui no Ganhar Dinheiro Sempre, costumo dar de brinde temas altamente profissionais e cheio de recursos especiais para quem adquire cursos que recomendo. Você pode conferir alguns dos nossos brindes aqui!

Ainda temos uma novidade, o curso Sucesso no WordPress que custa muito barato, já vem com um pacote de temas profissionais para você escolher. São mais de 60 temas WordPress, todos recheados de recursos especiais. E você também ganha brindes ao aderir por nossa recomendação, clique aqui e saiba mais.

4 – Como Otimizar pra SEO Facilmente!

Quando seu blog WordPress esta instalado, o básico da otimização é a instalação de alguns plugins de SEO e velocidade do carregamento da página. Um deles é o plugin Seo by Yoast, que você pode conferir um tutorial bem bacana na Escola Otimização.

Outro plugin á se considerar que melhora a velocidade de carregamento do seu blog é o W3 Total Cache. Aqui no Ganhar Dinheiro Sempre já falamos de 3 plugins que deixam o blog super rápido. Recomendo conferir.

5 – Dificuldades com Criação de conteúdo

E essa é a pior parte. Pois um blog que esta começando não pode sair contratando freelas, ou será que pode? Depende do assunto do seu blog e do seu orçamento também. Mas o que acontece é que a maioria que esta iniciando tem um orçamento baixo e esperava que produzir conteúdo de qualidade fosse tão complexo.

A primeira coisa que você deve fazer é padronizar as atualizações do blog e decidir se atualiza 1, 2 ou 3 vezes por semana. Assim os seus leitores não percebem se você tem ou não dificuldade de produzir conteúdo. Pois quando um blog atualiza semanalmente e depois quebra essa rotina, logo seus visitantes vão imaginar que algo de errado esta acontecendo. Então, se você não consegue atualizar 3 vezes na semana, contente em atualizar 2 ou 1 vez por semana. Aqui alguns artigos que o poderão ajudar nessa missão de produzir conteúdo:

Bom, essas são as 5 principais dificuldades na hora de criar um blog WordPress. Mas e você? Conhece mais alguma dificuldade? Quais dificuldades você teve quando criou o seu primeiro blog? Deixe-me saber nos comentários. Um forte abraço, seja sempre um sucesso!

Sobre o autor | Website

Empreendedorismo digital não é apenas obter uma renda extra, mas é um estilo de vida onde seu negócio trabalha pra você online. Uma forma simples, honesta e divertida de viver. Nesse blog, pretendo ensinar um pouco do sei sobre como ganhar dinheiro pela internet.

Como Fazer Capa pra Isca Digital de Alta Qualidade Assine, Assista e Baixe Agora

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

7 Comentários

  1. A criaçãode um blog ou página no wordpress é um grande investimento, sem dúvida. Mas posts como este sempre ajudam 🙂

    View Comment
  2. Olá Manasses Moraes!

    A minha principal dificuldade na hora de criar um site em wordpress foi mesmo a utilização do Filezilla e acessos via ftp. Na altura era a primeira vez que olhava para aquilo e foi um pouco confuso para mim.

    Mas agora é tudo muito simples e ele é concerteza a melhor plataforma de criação de sites e blogs que existe 😉

    Como sempre, excelente artigo!

    Abraço!

    View Comment
  3. Douglas Souza disse:

    Olá Manassés

    Nem preciso falar né, como sempre ótimo artigo…

    Tive muita dificuldade no começo amigo, não sabia nada nada… Kkk Hoje na minha opinião meu blog ta legal, to passando um conteúdo bacana, acho que me desenvolvi muito..

    Nossa agora o Askimet, ohhh dor de cabeça esse plugin viu, muito chatinho as vezes.

    Parabéns pelo seu trabalho amigo.

    Abraço

    View Comment