Blog WordPress Manassés Moraes

Artigos Otimizados – Como otimizar um Artigo?

Artigos Otimizados – Como Otimizar um Artigo

Para ganhar dinheiro com blog na internet é indispensável que você domine a arte de escrever artigos otimizados! Um artigo otimizado é o tipo de escrita que atrai para o seu negócio o cliente em potencial. Chamamos isso de tráfego qualificado ou tráfego de qualidade. Hoje damos continuidade na série Ganhar Dinheiro com Blog.

Escrever artigos otimizados não é uma tarefa fácil. Para quem já sabe e faz isso há algum tempo torna-se uma rotina no dia a dia! Um dos principais fatores é acompanhar as atualizações do Google pois uma mudança em seus algorítimos pode transformar o que era certo em errado e o que pensávamos ser errado em indispensável.

Já aqui falamos sobre como escrever artigos que aparecem nas primeiras páginas do Google. Na ocasião citei apenas alguns critérios que acredito não mudar por muito tempo. Mas agora nesse artigo vamos aprofundar um pouco mais nessa questão esclarecendo de vez esse assunto.

O que são Artigos Otimizados?

Os artigos otimizados funcionam como sendo o principal produto de um blog. O carro chefe das vendas ou os recepcionistas de boas vindas para os seus visitantes pois muitas das vezes são os responsáveis por boa parte das suas visitas.

E lembrando que o dinheiro esta na lista, quanto mais visitas maior será sua captação de contatos. Então perceba que tudo são peças do mesmo quebra cabeça, a lista de contatos, o blog e agora os artigos otimizados.

Dica: Uma boa dica para descobrir o que os artigos otimizados tem em comum é pegar dois artigos otimizados e analisar lado a lado comparando um com o outro. Para fazer isso, basta pesquisar no Google com a principal palavra chave do seu nicho de mercado e escolher na primeira e segunda página os artigos que você deseja comparar.

Pois se eles estão na primeira página, obviamente que são otimizados. É claro que o Google tem algum critério de chegada, por isso que alguns artigos sobem e outros descem perdendo posições. Então, recomendo ficar de olho nas pesquisas para comparar artigos que estão por muito tempo na primeira página, encontrar o que eles tem em comum e aplicar nos seus artigos. Vídeo grátis Revela o poder da Escrita Magnética

Como Otimizar um Artigo

artigos otimizados - como otimizar um artigo Não é qualquer atitude ou mudança que vai otimizar o seu artigo. Por isso, vamos estabelecer alguns critérios que você deve levar sempre em consideração na hora de otimizar o seu conteúdo. Não deixe de conferir os artigos de referências que são bases de apoio para que esse artigo não fique tão extenso.

Mas basicamente, para otimizar um artigo você deve escrever um conteúdo de qualidade, usar palavras chave e de preferência Long Tails e fazer uso de algumas ferramentas de otimização.

Conteúdo de Qualidade

A primeira coisa a se considerar quando vai iniciar um novo artigo ou post, é se ele tem qualidade ou não. E isso é muto simples de descobrir com apenas uma análise no seu nicho de mercado e levantando alguns dados do seu público alvo.

Com apenas esses dados podemos cruzá-los e medir nosso conteúdo descobrindo se será relevante, interessante e oportuno para o nosso público. Para uma melhor compreensão de como criar um conteúdo de qualidade leia esse artigo >> Como Criar Conteúdo de Qualidade!

Palavra Chave ou Long Tail

Palavra chave são aquelas digitadas nos buscadores pelos seu público alvo. Quando você trabalha bem essas palavras no seu blog poderá atrair o público certo para o seu negócio. Long Tail são palavras chaves mais longas, ou seja, frases mais completas e específicas.

Trabalhar essas frases pode lhe dar uma exclusividade nas buscas, pois com elas é mais fácil dominar um ramo de pesquisa. Após constatar que o seu conteúdo tem qualidade e é relevante para o seu público alvo, esta na hora de escolher uma palavra chave, de preferência long tail, para atrair o público desejado ao seu artigo.

Comece imaginando o que você mesmo pesquisaria no Google se quisesse encontrar as informações que contem no seu artigo! Com isso você vai conseguir dezenas de frases que poderiam ser pesquisadas.

Mas para uma maior experiência, leia o o nosso ebook: O Segredo das Palavras Chaves! Para isso basta assinar o nosso blog 😀

Com essas frases “Long Tails” em mente. Esta na hora de utilizar as ferramentas adequadas para medir a relevância de cada uma delas. E você pode e deve utilizar as ferramentas que vou citar no tópico abaixo!

Ferramentas para Otimização de Artigos

Aqui algumas ferramentas que vão proporcionar uma melhor otimização e ranqueamento dos seus artigos para os buscadores, na verdade nossa preocupação é exclusiva com o Google mesmo, por ser o maior buscador do momento.

Google Keywords Tools –

Essa é uma ferramenta gratuita onde você pode medir as buscas por palavras chaves. Basta digitar a palavra chave escolhida e clicar em pesquisar, que a ferramenta vai lhe mostrar em números as quantidades de pesquisas e sua relevância frente a concorrência.

Use esses dados para testar palavras chaves diferentes e ir dominando cada vez mais palavras chave dentro do seu nicho de mercado.

Leitura recomendada >> Como escolher um nicho de mercado.

Plugin Seo By Yoast

Esse plugin é sucesso na blogosfera e entre os profissionais é o mais utilizado! A sua principal função é a caixa de opções em otimização que aparece abaixo do seu artigo na área de administração do seu blog em WordPress.

O plugin é capaz de lhe indicar se o artigo esta otimizado para uma determinada palavra chave nos motores de buscas! Com esse recurso você pode ir otimizando o seu artigo para a determinada palavra chave, seguindo as dicas e orientações que são fornecidas pela ferramenta de otimização do plugin que ainda conta com um sinal medidor onde verde significa artigo “bem otimizado” e vermelho significa artigo “não otimizado”.

Leitura recomendada >> Como configurar o Plugin Seo by Yoast

Rich Snippets

Esse é outro plugin que estive testando aqui no blog e agora não largo mais ele. Pois ajuda e muito na otimização dos artigos destacando o seu conteúdo da concorrência. Ele insere no final do seu artigo uma votação que dá ao usuário a opção de classificar o seu artigo e essa classificação em forma de estrelinhas aparece nas pesquisas do Google chamando muito mais atenção para o seu conteúdo, veja na imagem abaixo:

como otimizar um artigo

 Intense Debate

Intense Debate é um plugin para moderação de comentários. O melhor e mais recomendado por profissionais para moderar seus comentários. A principal função dele é enviar um email para quem comentou no seu blog toda vez que você responde o comentário. Isso ajuda a fazer com que aquela pessoa volte ao blog outra vez!

Agora você pergunta: E o que isso tem a ver com otimização de artigos? Ora bolas, o Google da preferência para artigos de qualidade e quando o visitante volta naquele mesmo artigo o Google entende que aquele é um bom artigo!

Por isso, é importante que seus leitores voltem ao blog e de preferência no mesmo artigo. Eu tenho u artigo que ficou bem ranqueados no Google porque um leitor ficou debatendo comigo sobre o assunto.

Foi mais uma discussão mesmo, mas o fato dele voltar para debater ajudou e muito. Pois na verdade, quando se tem um debate no blog não é apenas um leitor que volta para debater, existem aqueles que gostam de acompanhar uma boa “briga”.

Logo, esta explicado porque artigos que criticam empresas ou produtos são tão bem ranqueados, pois você que vai lá defender o produto e depois volta para conferir a réplica, acaba por contribuir com o ranqueamento daquele artigo.

Eu ultimamente utilizo isso ao meu favor e respondo comentários desse tipo (do tipo que traz o leitor para debater) somente no outro dia ou em até 2 a 3 dias.

Leitura recomendada –> Como instalar o Intense Debate!

Google+

O Google+ ou Google Plus é a rede social do futuro! Digo isso porque acredito que ele não ficará por baixo, mas ainda vai dominar o mercado, porém não sei se isso acontecerá com esse nome “Google+” que podemos classificar como atualização do Orkut.

A contribuição do Google+ na otimização de um artigo é justamente nos resultados das buscas! Pois a foto do autor ao lado do resultado chama mais atenção e converte em mais cliques para você que tem foto do que para quem não tem foto. Então, mesmo que você fique em ultimo lugar na primeira página, uma foto pode fazer toda diferença em cliques!

Otimizando imagens

A otimização de imagens nos seus artigos é importante pois elas costumam aparecer na primeira página dos buscadores conforme a palavra chave que você escolher. E ainda temos o Google Imagens que é um buscador exclusivo para imagens, e isso também pode lhe trazer algumas visitas se você tiver muitas imagens bem otimizadas.

Para otimizar sua imagem, basta colocar a tag [ alt=”Palavra Chave” ] Mas calma, não é preciso ser um expert em html para conseguir isso. No WordPress quando adicionamos uma imagem no artigo, ao selecioná-la aparece dois botões, um deles para apagar a imagem e outro para editar. O botão ‘editar’ abre um painel de configuração da imagem.

Veja na imagem abaixo um exemplo:

tag alt

Esse é o painel de edição de imagens no WordPress quando adicionadas no artigo em produção. Nesse exemplo eu utilizei a imagem que esta neste mesmo artigo mais acima e utilizei para essa imagem a palavra chave “Priples é fraude”.

Mas você pode usar qualquer termo de busca em suas imagens. Repare no campo com nome “Texto Alternativo”. Esse campo corresponde a  tag [ alt=”Palavra Chave” ]! Isso quer dizer que basta digitar a palavra chave nesse campo e pronto, sua imagem já estará otimizada para essa palavra chave. Se você quiser fazer um teste depois e converter seu texto para html, vai ver a tag logo após o código link da imagem.

Concluindo…

Tudo isso acima se bem aplicado ao seu conteúdo pode lhe levar para o topo das pesquisas. Mas vamos ser sinceros. Não adianta ter um artigo na primeira página se ele não lhe trouxer vendas, conversões e etc. Por isso, que estou recomendando a você um vídeo grátis que revela os segredos da escrita magnética, basta clicar aqui para conhecer. 

Pois escrevendo corretamente os seus artigos, conseguirá multiplicar em pelo menos 5 vezes os resultados em conversão. Gostou do artigo até aqui? Você ainda pode opinar em mais 2 assuntos para completar a nossa série, aproveite e deixei seu comentário!

Para finalizar, vamos ao bônus da nossa série.

Como falamos de artigos otimizados nessa série. Que tal escrever um guest post para o Ganhar Dinheiro Sempre? Não é sorteio e nem precisa adquirir nada. Vai ser uma maratona mesmo!

Os 3 primeiros que me enviarem um guest post vou publicar aqui no blog! É isso mesmo amigo, os 3 primeiros guest post que eu receber serão os mesmos que vou publicar aqui durante o mês de Agosto! Envie por aqui! Pode me enviar o texto todo por esse formulário ou um link para baixar o artigo em Word ou PDF.

Regras!

– Precisa ter no mínimo 600 palavras.

– Pode colocar até 2 links de volta para seu site ou blog e 2 links para artigos do Ganhar Dinheiro Sempre.

– Não vale resenhas de produto nenhum! :p

– Só pode ter uma imagem.

– E obviamente, o assunto deve ser relacionado ao nosso nicho de mercado. (ganhar dinheiro com blog).

Detalhe importante!

Mesmo que você já tenha o seu artigo pronto! Não me envie ainda, pois esse bônus só começa a valer na sexta feira dia 02/08/2013!!

É isso mesmo, assim todos que passarem por aqui durante essa semana, terão algum tempo para preparar o artigo e me enviar ok!

Os que estão na minha lista eu já adiantei um pouco dessa novidade, pois os assinantes do Ganhar Dinheiro Sempre, vão ter a prioridade em tudo, ok!

Observação: O artigo passará por uma pequena avaliação no quesito plágio e otimização! Mas somente a infração das regras é que vão impedir o seu artigo de ser publicado. Os 3 primeiros a me enviar o artigo ganham! Boa sorte 🙂
Se eu encontrar algum pedaço de texto ou parágrafo idêntico ou similar na internet com o seu artigo, ele será descartado imediatamente! Só aceito conteúdo original 🙂

Agora, não perca a chance de ter o seu artigo publicado aqui durante esse mês de Agosto! Apenas os 3 primeiros serão publicados, mas se eu receber uma quantidade boa de artigos, vou realizar sorteios e outras oportunidades de publicar o seu artigo ok!

Sobre o autor | Website

Empreendedorismo digital não é apenas obter uma renda extra, mas é um estilo de vida onde seu negócio trabalha pra você online. Uma forma simples, honesta e divertida de viver. Nesse blog, pretendo ensinar um pouco do sei sobre como ganhar dinheiro pela internet.

Ebook Gratis! 3 Dicas Secretas pra Ganhar Dinheiro na Internet

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

11 Comentários

  1. Você tem alguma sugestão para otimização de artigos no blogger?

    View Comment
  2. Oi, Manassés!

    Os artigos sobre otimização são sempre bem-vindos!
    Gostei da sugestão do plugin Rich Snippets, vou fazer uns testes no meu blog também.

    Abraço e muito sucesso!

    View Comment
  3. luiz disse:

    realmente escrever artigos bem otimizados é uma mina de trafego grátis
    por isso que vale muito apena agente fica pesquisando palavras chaves antes de escrever artigo. e usando as dicas de seu artigo da pra melhorar muito os artigos.

    View Comment
    • Manassés Moraes disse:

      Olá Luiz

      Seja bem vindo ao Ganhar Dinheiro Sempre.
      Sim meu caro, domine essa arte e você verá em pouco tempo uma virada nas visitas do seu blog. Se tiver mais de 200 visitas por dia e não converter em vendas, considere que algo esta errado, o melhor é fazer um upgrade com o curso recomendado no artigo.

      Forte abraço, seja sempre um sucesso!

      View Comment
  4. Igor Carvalho disse:

    Manassés, ótimo artigo.

    Só resta um dúvida:ao final do post você mencionou 02.09.13. Não seria 02.08.13??

    Abraços.

    View Comment
  5. Douglas Souza disse:

    Parabéns Manassés

    ÓTIMO Artigo, vai me ajudar muito!

    Gostei muito da sua atitude, já vou montar meu artigo pois não quero perder essa chance!

    Obrigado e fique com um grande Abraço

    Te considero meu Mentor!

    View Comment