Coaching Manassés Moraes

Coaching e Mentoring – Entenda as Diferenças

Muitos pensam que coaching e mentoring são a mesma coisa. Mas existem pequenos detalhes que fazem grande diferença entre ambos. Talvez a dificuldade em diferenciar coaching de mentoring seja porque o objetivo de ambos é o mesmo! Ajudar na gestão de pessoas, levando-as a superar suas limitações e atingir objetivos. O que percebemos ser 2 metodologias diferentes, ou 2 caminhos, para levar a pessoa a chegar no mesmo lugar, ou em lugares parecidos.

Ambos os caminhos, coaching e mentoring tem por finalidade o aperfeiçoamento, porém, as diferenças começam a aparecer desde já. Por exemplo, no coaching o indivíduo será conduzido a organizar sua vida pessoal, se descobrir, se conhecer para poder amadurecer e usar melhor suas habilidades na vida profissional. Agora, no mentoring, é tudo voltado para a área profissional de forma profunda e abrangente através do conhecimento e principalmente das experiências do mentor.

Experimente participar do Profissão CoachClique Aqui.

Afinal, O que o Coaching faz ou desenvolve?

coaching e mentoring diferencas

“O Coaching consiste no desenvolvimento da capacidade e habilidade de cada um”, afirma o Master Coach José Roberto Marques, Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching.

A atividade é administrada por um profissional Coach, competente e reconhecido para executar e cumprir essa missão, através de reuniões que levam a pessoa ou um grupo de pessoas a alcançar metas e objetivos, desenvolvendo suas capacidades, talentos e abrindo os olhos para habilidades que eles possuem e não sabiam até agora.

O profissional de coach que irá desenvolver essa função precisa ser credenciado, certificado, reconhecido e perfeitamente capaz para tal. Atualmente, tem surgido muitos se apresentando como coach! E que não possuem capacidade suficiente para atuar nessa função. Leia nosso artigo sobre: Como Viver de Coach.

Ao realizar um treinamento em Coaching, você receberá ajuda e auxílio para planejar, traçar e estabelecer metas, como também prazos em busca dos objetivos e resultados que você sempre desejou para você ou para sua empresa.

“Ele sairá do estado atual para o desejado, entrará num processo de evolução contínua, em busca dos resultados desejados”, ressalta José Roberto. Ou seja, é aquela velha história. Sair do ponto A em direção ao ponto B.

O Jerônimo Theml, um dos maiores profissionais de Coach no Brasil, define da seguinte forma em seu site: “”O profissional de Coaching, chamado de Coach, irá trabalhar de maneira personalizada para que seu cliente, o Coachee, alcance seus sonhos através de empenho e foco em ações direcionadas, sempre considerando as metas pessoais e profissionais de cada um.””

E o Mentoring faz o quê ?

No caso do mentoring, o mentor é um profissional mais velho e mais experiente em uma área específica. E vai derramar seus conhecimentos e experiências para orientar os mais jovens que desejam atuar nessa mesma área, carreira ou profissão. Logo, o objetivo é formar profissionais com excelente qualificação enquanto jovens, isso seria como pular no túnel do tempo, onde você não vai precisar trabalhar durante anos para adquirir uma certa experiência e conhecimento; já que isso você vai adquirir agora através do seu mentor.

Ao desenvolver esse trabalho, não se estabelece prazos, pois tudo é conduzido conforme o crescimento e evolução do profissional. Ou seja, ele precisa dominar bem um conceito, ideia, habilidade, para poder avançar para o próximo passo.

Em outras palavras, o Mentor é uma pessoa que aconselha, orienta, guia e dirige de forma profissional homens e mulheres que estão nas fases iniciais de suas respectivas carreiras. Assim, no processo de Mentoring, o Mentor vai compartilhar seus conhecimentos e experiências para que os mais jovens possam aprender e colocar em prática em suas jornadas de trabalho.

As Principais Diferenças entre Coaching e Mentoring

Agora que já definimos bem, o trabalho do coach, o coaching! E também já entendemos a missão do mentor, o mentoring. Então podemos identificar e separar as principais diferenças entre coaching e mentoring.

  • Coaching – Foca no desenvolvimento pessoal para potencializar o profissional.
  • Mentoring – Foca direto no desenvolvimento profissional.
  • Coaching – É ministrado por um profissional qualificado, que estudou e se capacitou para tal função.
  • Mentoring – É ministrado por um profissional que viveu, conheceu, experimentou e agora pode compartilhar muitas experiências.
  • Coaching – Estabelece metas e prazos para praticar seu novo aprendizado e alcançar objetivos.
  • Mentoring – Não traça metas ou prazos, pois depende da evolução do aluno diante do seu mentor.
  • Coaching – Um dos seus objetivos principais é traçar um plano para o aluno sair do ponto A e chegar no ponto B.
  • Mentoring – Derrama montanhas de conhecimentos e experiências deixando a disposição do aluno para utilizar em sua carreira.

Concluindo…

O coaching é uma profissão que pode ser exercida por qualquer pessoa que estudar e se qualificar para tal. Agora, o mentoring é algo que só poderá ser exercido porque quem estudou, se qualificou e já traçou uma carreira ao longo dos anos.

Sobre o autor | Website

Empreendedorismo digital não é apenas obter uma renda extra, mas é um estilo de vida onde seu negócio trabalha pra você online. Uma forma simples, honesta e divertida de viver. Nesse blog, pretendo ensinar um pouco do sei sobre como ganhar dinheiro pela internet.

Descubra o Segredo pra Colocar Vídeo na Primeira Página do Youtube

Não acredita? Então não se inscreva e nunca vai saber.
Inscrição Gratuita e 100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!