Youtube Manassés Moraes

7 Fatores pra Colocar Vídeo na Primeira Página do YouTube

7 Fatores pra Colocar Video na Primeira Pagina do Youtube

Neste artigo você vai entender como colocar vídeo na primeira página do YouTube!. O que faz um canal no YouTube trazer resultados de verdade?

Sejam em vendas, em aumento de leads ou até mesmo, no aumento da audiência e autoridade? As visualizações. É a velha máxima de quem não é visto, não é lembrado.

Mas como conseguir mais views? De que forma podemos fazer com que nossos vídeos fiquem na primeira página do youtube mais rápido?

Antes de responder isso, é importante entender como funciona o YouTube. Você pode conhecer um pouco da lógica do youtube aqui.

Como Colocar Vídeo na Primeira Página do YouTube?

O youtube é lucrativo ao extremo, você pode facilmente construir uma audiência enorme e depois promover seus produtos. E é importante dominar a primeira página do youtube nas buscas, e pra isso! Aquele velho SEO básico não é mais o suficiente.

O que é SEO Básico pra Vídeos? É quando você apenas se preocupa em otimizar o título, descrição e tags. Sem atentar para o restante do canal que também necessita de SEO para fortalecer o canal por completo.

Entendendo isso, vamos considerar 7 fatores que ajudam a fortalecer seu canal para que ele fique bem posicionado. De maneira que será fácil colocar vídeo na primeira página do YouTube.

7 Fatores pra Colocar Vídeo na Primeira Página do YouTube

  1. Nicho Bem Definido
  2. Canal Otimizado e sem penalidades
  3. Consistência
  4. Palavra Chave Segmentada
  5. Arquivo e Título
  6. Descrição e Tags
  7. Like e comentários

Agora vamos detalhar um por um abaixo, para que você possa aprofundar o assunto.

01 – Nicho Bem Definido

O que chamo de nicho é o assunto do canal! Veja mais sobre nicho de mercado aqui. O tema do seu canal precisa ser claro. Tanto os visitantes, quanto o próprio Youtube precisam entender a linguagem do seu canal.

Por exemplo, um canal que fala somente de futebol, ou um canal que fala somente de filmes e séries, um canal que fala apenas de culinária.

Canais que falam de vários assuntos acabam por perder pontos, uma vez que os inscritos são mistos e não se interessam por todos os vídeos, apenas alguns. Logo eles não vão interagir com os vídeos que não são do seu interesse.

O que significa que se você quer colocar vídeo na primeira página do youtube, precisa ter engajamento e interação na maioria dos seus vídeos e não apenas naquele ao qual você deseja posicionar na primeira página. Pois o Youtube leva em consideração a qualidade do canal como um todo!

02 – Canal Otimizado e Sem Penalidades

A otimização apenas nos vídeos é para amadores! Você precisa otimizar também por dentro do seu canal no Youtube, esse canal também precisa estar livre de penalidades. Ou seja, ele não pode ter sofrido nenhum strike ou flag! Veja diretrizes da comunidade.

Se isso já aconteceu com seu canal, ele perdeu pontos diante do Youtube e já não é visto mais como antes. Por isso, se o seu negócio ainda esta no começo, a melhor opção é começar um novo canal em uma nova conta de email para garantir que será um canal limpo, livre de problemas com o Youtube.

03 – Consistência

Consistência é manter a frequência de publicações! O mínimo para que seu canal seja saudável é 1 vídeo por semana. Menos do que isso, seu canal será considerado fraco, e uma vez que ele recebe essa classificação do Youtube, é difícil recuperar!

A dica é trabalhar com uma pauta de conteúdo, onde você possa programar conteúdo para os próximos 3 meses e assim garantir que seu canal não ficará sem publicar novos vídeos. Veja os motivos que levam seu canal a falência.

04 – Palavra Chave Segmentada

Todo mundo acha que sabe trabalhar com palavras chave! E estão todos enganados! Pois se soubesse, você não estaria aqui lendo esse artigo, já que seus vídeos estariam bombando!

Pois trabalhar com palavras chaves é fundamental para escolher na veia os termos de busca ideias para posicionar seus vídeos.

A técnica que nós ensinamos para trabalhar com palavra chave segmentada é incrível e funciona perfeitamente bem! Seu vídeo aparece na primeira página instantaneamente e isso garante que ele terá sempre novas visualizações dos motores de busca.

Esta Gostando desse Artigo?

Inscreva-se para Receber Atualizações - É Gratuito!

 

 

O que é palavra chave segmentada? É uma técnica desenvolvida pelo Manassés Moraes (eu mesmo :p ) Que consiste em usar e analisar as próprias informações do Google para definir quais palavras estão mais quentes nas buscas! 

Obviamente não é nada tão pequeno que possa ser explicado em texto, por isso veja nossa palestra onde mostramos na prática como usar essa técnica, passo a passo aqui.

05 – Arquivo e Título

O título do seu vídeo é o mais importante para o Youtube. E por isso, a grande dica é colocar o título no arquivo do vídeo antes mesmo de subir ele para o Youtube.

E melhor ainda, se você usa o Camtasia Studio para gravar e editar seus vídeos, pode renderizar o vídeo já com o título que será no Youtube. Assim, ele fica mais otimizado ainda, se tornando mais fácil colocar vídeo na primeira página do YouTube.

Esse simples comportamento traz um impulso a mais quando seu vídeo for publicado e é visto pelo Youtube com bons olhos, pois fica a ideia de que o vídeo é 100% focado naquele tema. Diferente de um vídeo que se chamava 00120102017 e depois que subiu no Youtube mudou o nome para: Como Fazer Roteiro de Video!

06 – Descrição e Tags

Todo mundo sabe que a palavra chave precisa ser inserida na descrição. O que muitos não sabem é que a descrição também precisa conter palavras chave relacionadas. Ou seja, outros termos de busca que são pesquisados no youtube e que tem proximidade com o título do seu vídeo.

E o que muitos youtubers também não sabem, é que as palavras chaves relacionadas precisam ser otimizadas como se fossem outros possíveis títulos para o seu vídeo. E devem ser inseridas no meio das frases na descrição naturalmente! Isso significa que sua descrição precisa ter um pequeno texto!

E ainda, a palavra chave precisa ser repetida na descrição conforme o tamanho do texto total. Ou seja, a cada 4 linhas aproximadamente, você pode repetir a palavra chave se desejar. Isso se chama densidade da palavra chave no texto.

07 – Like e Comentários

Receber likes e comentários são as melhores formas de conseguir mais visualizações. Principalmente o like! Ele é mais forte do que o comentário, pois é visto pelo youtube como uma classificação de que o vídeo é bom e merece ser visto!

Por isso, o próprio Youtube faz o trabalho de divulgar seu vídeo, mostrando primeiro para seus inscritos que serão perseguidos por seu vídeo sempre aparecendo nos relacionados como vídeo recomendado!

E depois, se o vídeo continuar recebendo análise positiva, ele continua aparecendo para pessoas que tem perfil parecido com seus inscritos e se as boas avaliações continuam, ele pode chegar até a página inicial do Youtube!!

Mas para esse efeito dominó acontecer, você precisa dominar técnicas que aumentam as visualizações, leia mais sobre isso aqui: Como Ganhar Visualizações no Youtube!

Mais Otimização pra Colocar Vídeo na Primeira Página do Youtube

O YouTube é uma plataforma de vídeos que pertence ao Google. O Google é o maior buscador do mundo. São bilhões de visitas todos os dias. Mas sabe quem é o segundo site que mais recebe buscas no mundo? O YouTube!

Desta maneira, para que você possa ter resultados de verdade, com muito mais visualizações, é fundamental que seu conteúdo seja otimizado, essa é a melhor forma de como conseguir mais inscritos.

A otimização para o YouTube é o que separa os canais de grande sucesso, daqueles que morrem no anonimato. E se você conseguir uma boa otimização, terá um canal bem forte e poderá ganhar muito dinheiro no Youtube. Veja mais sobre isso aqui. Mas como fazer adequadamente esta otimização? É o que vamos ver rapidamente agora.

Pontos Sociais para Colocar seu Vídeo na Primeira Página!

Existem alguns elementos fundamentais na otimização pra colocar seu vídeo na primeira página, além de tudo que já conversamos até aqui! São pontos sociais, ou seja, o que faz o seu público gostar do seu vídeo, se identificar com você e ficar engajado com você!

São eles: Título adequado ao seu conteúdo, pedido de like e inscrição, sugestão de comentários, resposta aos comentários!

Título Adequado

O título é o mais importante do vídeo, em termos de SEO! Porém, ele é também muito importante para o visitante, o seu título não pode estar com foco apenas no SEO, ele precisa ser amigável e legível ao visitante também.

É um passo a passo,

  • colocar a palavra chave no título,
  • depois deixá-lo legível de forma que faça sentido,
  • depois torná-lo amigável e atraente para o seu visitante.

E por ultimo, o vídeo precisa entregar exatamente o que o título promete, não pode ser menos; pois o visitante poderá se sentir enganado ao ver um título prometendo algo e assistir um vídeo entregando menos do que foi prometido!

E agradar a pessoa que vai assistir é importante para conseguir o tão incrível engajamento, os likes, os comentários, compartilhamentos e inscrições!

Pedido de Like e Inscrição

A melhor forma de conseguir o like e a inscrição, das pessoas que estão lhe assistindo é pedindo pra eles! Tenha o hábito de pedir o like e a inscrição no começo e no final do vídeo para que você ganhe força e relevância no seu canal!

Esse pedido deve ser feito sempre da mesma forma, de maneira que ao ver seu vídeo novamente, o visitante irá lembrar automaticamente o que você vai pedir e como vai falar. Isso é importante para criar uma conexão na mente do visitante, tornando o seu pedido comum e normal!

✎ Dica: Crie uma frase padrão para pedir like e inscrição e use ela no início do vídeo e no final do vídeo. 

Sugestão de Comentários

Durante o vídeo, ao criar seu conteúdo, você deve dar sugestões e motivos para sua audiência comentar em seu vídeo! Mesmo que seja um motivo fraco, deve ser falado, pois os comentários tem sua importância também no engajamento.

Quanto mais comentários seu vídeo tiver, mais força ele ganha pra ficar na primeira página! Imagine que seu vídeo e o vídeo do concorrente são publicados no mesmo dia e horário com o mesmo assunto! Os canais tem a mesma relevância e otimização!

Qual desses vídeos o Youtube vai permitir ficar na primeira página nos resultados de pesquisa? Inicialmente aquele que tiver mais likes, porém, com o tempo os likes paralisam! Ou seja, quase ninguém mais aperta em like nos vídeos antigos!

✎ O que é um vídeo antigo no Youtube? Vídeo antigo é uma expressão usada para indicar vídeos que já foram publicados e estão parados em termos de interação! Aqueles onde os usuários não apertam o like com tanta frequência como no início! Isso significa que dependendo do canal, um vídeo pode ser considerado antigo mesmo que tenha apenas 1 mês de publicado.  

Quando o botão do like para de ser apertado com tanta frequência, os comentários ficam mais fortes e o um vídeo com mais comentários acaba passando na frente daquele que tem menos comentários!

Simplesmente o Youtube usa como critério os comentários, uma vez que os likes estão parados e fica difícil avaliar pelos likes.

Resposta aos Comentários

Mesmo não sendo tão relevante quanto o like, os comentários permitem uma estratégia que ajuda a melhorar a força do vídeo diante do youtube! Quando as pessoas comentam, é possível dar like em comentários e responder comentários.

Ou seja, ao comentar, se você conseguir um comentário interessante, vários usuários poderão dar like e responder! E isso significa mais tempo dentro do seu vídeo, o que automaticamente traz mais relevância para o vídeo.

Se você conseguir dar uma boa sugestão para comentários, alguns usuários podem fazer comentários virais, quero dizer, comentários que empolgam e motivam todo mundo a responder e dar like nos próprios comentários!

✎ Dica: Comece você mesmo fazendo o primeiro comentário do vídeo, normalmente uma pergunta, assim o pessoal vai precisar responder sua pergunta e assim já impulsiona os comentários desde o início do vídeo. 

 —

E é isso aí! Agora é com você. Se gostou desse artigo, poderá gostar também de conhecer nossos treinamentos:

  • Youtube Adsense – Ensina você a ganhar dinheiro com adsense no Youtube. CLIQUE AQUI
  • Youtube SEO – Ensina você a posicionar todos os vídeos do seu canal através de uma técnica secreta de palavra chave. CLIQUE AQUI

Sobre o autor | Website

Empreendedor Digital a full time, com escritório em casa, sendo blogueiro, afiliado, produtor e além de tudo um pai dedicado, esposo amado e seguidor de Cristo. Iniciou oficialmente na internet em 2011 como blogueiro, sendo Top Afiliado de vários produtos ao longo dos anos, trabalhando sempre com tráfego orgânico!

É autor de vários blogs e treinamentos em nichos de mercado diversos, utilizando blogs e canais no Youtube! Lançou em 2017 a Agência Sempre Navegando e contribui com o sucesso de mais de 1.800 alunos!

Como Criar um CANAL VIRAL no Youtube

Não acredita? Então não se inscreva e nunca vai saber
Inscrição Gratuita e 100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

9 Comentários

  1. Nossa, parabéns pelo artigo. Estou pensando em fazer um canal de MAKE, e não tenho noção alguma por onde começar, o que fazer, enfim.
    Esse artigo me deu uma visão de como me organizar. Vou pesquisar mais sobre o assunto

    View Comment
  2. jonas disse:

    posicionar tem que levar em consiferação varios fatores como por exmplo as palavras chaves menos concorridas , pois se não vair ter que ser mais trabalhoso e demorado

    View Comment
  3. Seu conteúdo é rico cheio de informações valiosas, depois de ler seu artigo só não tem o vídeo na primeira página quem não quiser.
    Eu já coloquei varias dicas faladas aqui em pratica e já tenho varios vídeos meus nas primeiras paginas do youtube.
    Parabéns e obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco.

    View Comment