Nicho de Mercado Manassés Moraes

Como Encontrar um Nicho de Mercado Lucrativo

Como Encontrar um Nicho de Mercado Lucrativo

Um nicho de mercado é apenas uma forma de filtrar os variados tipos de pessoas que surgem na internet todo dia. Especialistas dizem que um bom nicho de mercado deve ter pelo menos 100 mil pessoas interessadas no tema.

O problema de não trabalhar com nichos de mercado é que vamos perder muito dinheiro e tempo com pessoas que não estão interessadas no negócio. Por exemplo; Na internet existem pessoas interessadas em jogos, pornografia, filmes e series e notícias.

Nenhum desses interesses citados acima vai se preocupar em comprar um produto sobre emagrecer ou sobre mecânica. Ou seja, o nicho de mercado é um filtro que classifica as pessoas por seus interesses.

Outro grande problema é a lucratividade. Nem todo nicho de mercado é lucrativo, alguns são uma grande perca de tempo, enquanto que outros são uma mina de ouro para ganhar dinheiro. Por isso, hoje vamos aprender a como encontrar e escolher um nicho de mercado lucrativo.

como encontrar um nicho de mercado lucrativo 2

Passo: Escolher um Hobby

Um nicho de mercado é coisa séria pra escolher. Pois se você escolher um assunto do qual você não tem muito conhecimento ou interesse, poderá ser o seu pior pesadelo no longo prazo.

Imagina ver seus clientes correndo pra concorrência pelo simples fato do seu concorrente oferecer melhor conteúdo, melhores dicas e tudo mais.

Há quem diga que não é preciso entender do nicho de mercado pra trabalhar com ele. Mas o que acontece na verdade é que; Quanto mais você entende do nicho de mercado, menos dinheiro você vai precisar gastar em publicidade.

Se você não entende nada do seu nicho de mercado, logo vai precisar investir muito em publicidade pra conseguir vencer a concorrência. Então isso fica ao seu critério.

Talvez você não tenha conhecimento em nicho nenhum. Mas não se desespere! Pois se você não entende de nicho nenhum, escolha aquele por qual você tem interesse, isso é motivação o suficiente pra você continuar aprendendo e estudando sobre aquele nicho.

Passo: Medir Público Potencial e Nível de Interesse

Existem várias formas de medir o público e o nível de interesse do mesmo. Por exemplo; Você pode usar a ferramenta Google Trends e verificar a quantidade de buscas no Google ao longo dos anos.

Lembre-se que medir o público é descobrir a quantidade de pessoas interessadas no espaço de 30 dias. A ferramenta Google Planner mostra muito bem a quantidade de buscas durante 30 dias para uma palavra chave.

No caso do nicho de mercado, você deve escolher pelo menos 5 das principais palavras chaves e somar o número de buscas pra ter um número mais próximo da realidade e descobrir o quão forte é o seu público.

Medir o nível de interesse é descobrir o quanto essas pessoas desejam gastar pra ter soluções. Por exemplo; No nicho de emagrecer, muitas pessoas estão dispostas á qualquer coisa pra emagrecer e chegam á gastar fortunas pra isso. Em alguns nichos, as pessoas não estão dispostas á fazer loucuras pra encontrar uma solução, ou seja, em cada caso a sua abordagem e estratégia de trabalho devem ser específicas.

Medir o nível de interesse do público não é difícil. Basta olhar quais os produtos mais quentes do Hotmart e verificar os que estão por lá há vários meses. Isso significa que o público esta bem disposto á investir dentro daquele mercado em que o produto esta inserido.

Pra adiantar pra você. Os cursos que ficam anos dentro dos mais quentes, são de apenas 3 nichos. Veja a classificação:

1º lugar = Relacionamento. Conquistar mulheres e afins.

2º Lugar = Emagrecer. Perder peso, barriga e afins.

3º Lugar = Ganhar Dinheiro. Trabalhar em casa, ter um negócio na internet e afins.

Passo: Encontrar Produtos Digitais Relacionados ao Nicho

Todo nicho de mercado tem as suas divisões em subtemas. Ou seja, todo nicho de mercado exige mais de uma solução. Por exemplo; Emagrecer é um nicho, porém existem varias formas de emagrecer.. E essas formas são os subtemas.

Após escolher o seu nicho, você precisa verificar esses subtemas e procurar pelo menos 1 produto que seja relacionado á cada subtema. Isto serve pra garantir que você terá sempre algo á promover independente do assunto tratado no seu nicho de mercado.

ao mesmo tempo, é uma forma de saber quais os temas que são lucrativos no seu nicho, onde você pode recomendar um produto sempre que tocar naquele assunto. Dessa forma, poderá focar seus esforços somente nos assuntos lucrativos, ou seja, aqueles que tem um produto pra promover.

  • Exemplo;

Nicho de mercado: Emagrecer.

Subtemas (Formas de Emagrecer) Versus Produtos pra Promover.

Emagrecer comendo x Curso Aprenda a Emagrecer Comendo.

Emagrecer com exercícios x Curso Queima de 48Horas.

Emagrecer com remédios naturais x Curso Ervas Naturais pra Emagrecer.

Emagrecer com Dietas x Sem produto!

Dessa forma, você já sabe que sempre que falar de emagrecer comendo, com exercícios ou com remédios naturais, sempre terá um produto pra promover. Porém, quando falar de emagrecer com dietas, ainda não tem nenhum produto á promover, logo esse é um subtema não lucrativo, enquanto que os demais são lucrativos pra você trabalhar.

Conclusão

A importância do nicho de mercado é justamente a sustentabilidade e durabilidade do seu negócio. Quanto mais lucrativo for o nicho, mais você irá trabalhar pra vencer a concorrência. Porém, quanto mais você ultrapassa a concorrência, menos você irá precisar trabalhar.

Gostou do artigo? Gostaria de baixar esse conteúdo para ler offline? Click Aqui.

Sobre o autor | Website

Empreendedorismo digital não é apenas obter uma renda extra, mas é um estilo de vida onde seu negócio trabalha pra você online. Uma forma simples, honesta e divertida de viver. Nesse blog, pretendo ensinar um pouco do sei sobre como ganhar dinheiro pela internet.

Como Fazer Capa pra Isca Digital de Alta Qualidade Assine, Assista e Baixe Agora

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

8 Comentários

  1. Amigo.. quero começar como afiliado.. adorei as dicas do artigo..

    View Comment
  2. Patricia disse:

    Olá Manassés, muito bom seu artigo.
    Me ajudou muito a definir se estou no nicho correto.
    Atuo com um blog no nicho de salvar casamentos e criei um minicurso e um ebook, todos como isca para criar minha lista.
    Agora quero desenvolver algo para reconquistar ex marido e ex namorado. O que vc acha desse nicho de salvar casamento e reconquistar ex??

    Acompanho seu site como um grande suporte para minhas dúvidas.
    Obrigada desde já pelas excelentes dicas.

    View Comment
    • Olá Patricia.

      Sim amiga, esse nicho de mercado é excelente.
      Fazendo um trabalho bacana e entregando conteúdo de valor, vai dar muito certo sim.
      Inclusive, existem milhares de grupos no Facebook sobre relacionamentos que podem trazer audiência pra seu blog.

      Abraços, seja sempre um sucesso!

      View Comment
  3. Ótimo seu artigo, Manassés. Ajudou-me a ver que estou no caminho certo.
    Estou promovendo 3 produtos na área de Emagrecimento.
    E estou começando a escrever um e-book sobre Desenvolvimento Pessoal.
    O que você acha deste nicho? Acredito que seja bom pelo que vi no Google – áreas de auto estima, estresse, preocupações da vida… etc…
    Grande abraço e grato pelas suas dicas.

    View Comment
  4. Rafael Silva disse:

    Muito bom artigo, Manassés. Falou!!!

    View Comment