Blogs Manassés Moraes

Como Ganhar Dinheiro com Blog de Tutoriais Web

Quantos blogs de tutoriais você conhece? Quantos blogs de tutoriais já salvaram a sua vida na internet quando você não sabia o que fazer? Que tal aprender agora, a como ganhar dinheiro com blog de tutoriais web?

Blogs de tutoriais web são aqueles que ensinam a como instalar o WhatsApp no computador, por exemplo. Ou como formatar seu celular android! Blogs tutoriais para internet são aqueles que ensinam novidades em tecnologia e softwares para computador e internet.

Todo mundo já sabe que é possível ganhar dinheiro na internet com blogs, principalmente blogs na plataforma wordpress. Porém a escolha do nicho de mercado é uma das mais difíceis de fazer, isso acontece porque é um mundo novo pra quem esta começando e não temos certeza se vamos conseguir cumprir a missão de criar um blog e escrever nele com frequência e nem sabemos quanto tempo vamos passar escrevendo nesse blog.

E por esse e vários outros motivos que estou postando aqui uma série de artigos tutoriais que ensinam a como ganhar dinheiro na internet com blog em diversos nichos de mercado diferentes. E hoje vamos aprender a como monetizar um blog de tutoriais para web.

Como Ganhar Dinheiro com Blog de Tutoriais Web?

como ganhar dinheiro com blog tutoriaisExistem milhares de blogs tutoriais, e é claro, poucos são famosos e conhecidos na internet. Porém, ser famoso não esta relacionado a ganhar dinheiro, pois eu conheço muitos blogs tutoriais que não são famosos mas recebem um número de visitas suficiente para ganhar dinheiro e viver disso.

Acontece que é fácil ranquear no Google quando você esta dando um passo a passo de como fazer alguma coisa, geralmente os números de pesquisa variam bastante dependendo do que você vai ensinar, mas eles são constantes, e isso significa que durante muito tempo aquele seu artigo vai receber visitas, várias visitas e sempre de pessoas novas.

Imagine que todos, ou pelo menos quase todos os seus artigos recebem visitas diárias… Se você tiver 50 artigos tutoriais no seu blog e cada um deles receber uma média de 30 visitas, serão um total de 1.500 visitas por dia! E sim, é possível alcançar essa marca rapidamente, porque tutoriais são muito procurados na internet por pessoas de todo tipo!

E esse exemplo acima esta sendo feito com números baixos, pois todo dia surgem novas necessidades que o público precisa aprender a fazer pra se atualizar na internet. Então mesmo tendo uma concorrência alta, suas chances são muito boas!

Estudando a concorrência do Mercado

Os blogs de tutoriais existem aos montes, mas quando eu fui olhar de perto percebi algumas coisas que me deixaram muito feliz!

Primeiro: A grande maioria não se preocupa com SEO, ou seja, eles apenas escrevem conteúdo aleatoriamente e ranqueiam no Google, monetizam com Adsense e esta ótimo! Ou seja, com pouco conhecimento em SEO você já vai estar a frente de uma multidão!

Segundo: Eles utilizam temas horríveis, a maioria possui um layout nada funcional que faz o usuário ficar perdido dentro do site sem saber onde ir primeiro. E isso poderá ser vantagem pra você ao usar um layout limpo como o ConversionWP por exemplo!

Terceiro: Eles não praticam email marketing! Quase todos os blogs de tutoriais web, não pratica email marketing, ou seja, eles não capturam emails dos seus visitantes, na verdade, alguns poucos usam o FeedBurner. E isso poderá ser uma vantagem pra você no longo prazo, calma que mais pra frente vou explicar sobre isso.

Vantagens de Trabalhar com Blogs Tutoriais

vantagens de trabalhar com blog tutoriaisAlém de ser um assunto útil e extremamente interessante á todos os públicos, desde leigos á profissionais, os blogs de tutoriais são sempre amigáveis, quero dizer, não é como falar de ganhar dinheiro onde o visitante pode entrar no site já com o pé atrás, por exemplo!

Porque quando você acessa um blog tutorial você sempre tem a melhor das impressões sobre o blog e o seu autor e normalmente você sempre fica muito agradecido pelo blogueiro que compartilhou aquele conhecimento que salvou o seu dia! Ou seja, blogs de tutoriais geram reciprocidade automaticamente!

Agora eu acredito que você vai desejar criar o seu blog de tutorial hoje mesmo ao conhecer essas vantagens incríveis que todo blog de tutorial para internet possui!

  • Você nunca fica sem conteúdo, graças as atualizações que a internet sofre todo dia!
  • Você pode monetizar com vários programas de afiliados, por ter um público muito generalizado!
  • Se posicionar em long tails é muito fácil! (palavras chave calda longa).
  • Você recebe vários backlinks, já que todo mundo gosta de apontar um bom tutorial
  • Você ganha muitos compartilhamentos na internet e principalmente no Facebook.
  • Um tutorial é sempre um conteúdo de valor, justamente por sempre ajudar em alguma coisa!
  • Rapidamente você pode chegar á 10 mil visitas diárias, porque tutoriais são pesquisados na internet o tempo todo!

Caso de Sucesso com Blog Tutorial

Veja o caso de sucesso do nosso amigo Rodrigo do blog ComoFazer.net. Ele já esta ganhando quase 2 mil dólares por mês com um blog de tutoriais. E isso porque ele ainda não testou outras formas de monetização além do Google Adsense. Confira a entrevista que fiz com ele no Afiliados Brasil 2014 em Fortaleza.

Requisitos para Trabalhar com Blogs de Tutoriais Web

Se você esta gostando das informações levantadas até agora e pretende criar um blog de tutoriais, leve muito em consideração os requisitos abaixo, que servem como métrica pra descobrir se você vai ou não se dar bem com esse mercado! Então, você precisa dizer sim para as perguntas abaixo:

Você gosta de tecnologia?
Você tem muita facilidade em navegação na internet?
Tem facilidade de aprender e ensinar coisas novas sobre internet?
Você consegue imaginar 5 artigos tutoriais que você poderia escrever agora mesmo?

Se a a sua respostas á essas perguntas foi sim, então você esta qualificado pra trabalhar com blogs tutoriais. Agora vamos aprender alguns macetes pra personalizar e monetizar o blog.

Como Escolher o Domínio?

O domínio é o endereço do blog e deve ser escolhido com muito cuidado, pois não é possível corrigir o domínio e para alterar, você terá que contratar outro! A recomendação segura é que você escolha um nome sugestivo e imparcial.

O meu amigo Rodrigo que trabalha com blog de tutorial, escolheu o domínio comofazer.net. O que é uma excelente sugestão e deixa claro que é um blog de tutoriais. Já o nosso parceiro Gustavo Freitas escolheu o domínio gfsolucoes.net. O que significa que são soluções do Gustavo para internet. Eu mesmo possuo um domínio para blog de tutoriais que é semprenavegando.net.

Esses foram alguns exemplos pra você buscar uma inspiração e criar o seu domínio.

Qual Tema Utilizar?

Eu recomendo um tema que seja possível inserir um banner de 728×60 ao lado do logo do seu blog, ou seja, bem no cabeçalho, pois blogs tutoriais recebem muitas visitas e um banner nessa área converte muito bem! Outro tipo de banner é o conversionwp para capturar muitos contatos!

As cores do tema devem ser limpas, ou seja, não vá colorir o seu blog, quanto mais branco, claro e leve for para não cansar as vistas durante a leitura, melhor será!

Como Trabalhar com Email Marketing em Blogs Tutoriais

Uma sugestão que será uma vantagem competitiva diante dos seus concorrentes é capturar os contatos de email! Normalmente os blogs tutoriais monetizam apenas com Google Adsense e pra ganhar dinheiro com isso, basta apenas receber clicks nos anúncios e nesse caso o email se faz desnecessária para uma mente pequena.

Capturando o email dos seus visitantes, você poderá monetizar com Hotmart, vendendo info-produtos á eles! No hotmart já temos cursos sobre informática básica, power point, excel, word e até cursos que ensinam tudo sobre Windows e segurança na internet.

Outra forma de moentizar com email marketing é fazendo Solo ADS. Pra quem não sabe, solo ads é venda da lista, ou seja, você vende o disparo de um email. Por exemplo, com uma lista de 5 mil pessoas você pode vender disparos por 250 reais.

Os que estiverem interessados em anunciar para sua lista de email, vão pagar pra você o valor e lhe enviar o modelo de email que eles desejam que seja enviado pra sua lista. Esse modelo de email passará por sua avaliação e será enviado aos seus leitores, independente deles comprarem ou não alguma coisa do seu anunciante, você ganhou 250 reais com esse trabalho.

O valor cobrado de um solo ADS é geralmente o correspondente em reais de 5% da lista. Ou seja, uma lista com 10 mil emails, deve ser cobrado um solo ads de 500 reais. Uma lista com 50 mil emails, deve ser cobrado um solo ads no valor de 2 mil e quinhentos reais. O serviço mais eficiente de auto responder é esse aqui.

Se você não quiser praticar email marketing, recomendo no mínimo trabalhar com FeedBurner e pedir sempre em cada artigo para seus leitores se sincreverem no Feed do seu blog. O FeedBurner é um serviço gratuito do Google que envia automaticamente seus novos artigos para os leitores.

Formas de Monetização

A principal forma de monetização de um blog é o Google Adsense. Esse programa de afiliados é fundamental, já que você não precisa vender nada, pois ele te paga por cada click que você recebe nos anúncios. E como todo blog tutorial recebe muitas visitas, você vai levantar uma grana todo mês com Adsense. Click aqui e saiba mais sobre o Google Adsense.

Outras formas de monetização inclui programas de afiliados diversos, como NetAffiliation, Lomadee, Confilio, Cia do Software, egrana e muitos outros similares. Essa é uma tarefa que cabe a você avaliar cada um deles e fazer testes pra ver qual deles converte bem no seu blog.

Dentre os programas de afiliados que citei acima, você vai encontrar todo tipo de ganhos. CPC, ganho por click; CPA, ganho por venda; CPM, ganho por visualizações.

O Hotmart que é a maior plataforma de afiliação do Brasil, também é fundamental para você. Já que suas comissões são maiores e você recebe o dinheiro mais rápido do que os demais programas de afiliado. Isso porque o Hotmart esta no Brasil e paga em reais pra você, não havenod necessidade de conversão ou de envio de cheques. E a grande maioria das comissões geradas estão acima dos 40% do valor do produto. Click aqui pra conhecer melhor o hotmart.

Como divulgar um Blog de Tutoriais Web

Essa é a parte mais difícil para vários outros blogs de nichos de mercado diferentes. Mas quando se trata de blogs tutoriais é muito fácil. Confere;

Fóruns de perguntas e respostas. Esses são na minha opinião os melhores lugares, porque você vai responder perguntas linkando seu artigo que é um passo a passo completo para a pessoa, não existe resposta melhor do que essa. E você ainda ganha um backlink. Fóruns costumam enviar visitas pra você durante muito tempo!

Grupos de dúvidas no Facebook. No Facebook existem grupos pra tudo hoje em dia e a ideia é parecida com a ideia dos fóruns, a diferença é que os grupos não ranqueiam no Google e por isso, você recebe visitas por apenas algumas horas ou até 2 dias depois da divulgação no grupo.

Mas o Facebook tem a vantagem da viralização fácil para tutoriais. Por exemplo; Imagine escrever um tutorial que ensina a remover vírus do perfil no Facebook? com certeza muita gente que já pegou vírus vai compartilhar seu conteúdo pela rede.

A melhor forma de divulgação para um blog tutorial é também a otimização para motores de buscas. Você deve sempre lembrar que seu artigo é muito útil para muita gente e por isso, você deve trabalhar o SEO pra colocar ele nas primeiras posições de buscas do Google. E você pode pegar mutias dicas sobre esse assunto fazendo o download gratuito desse ebook.

Concluindo…

Um blog de tutoriais web por si só alcança um público muito grande, pela riqueza e grande utilidade do seu conteúdo, mas com uma ajuda técnica ele pode ir muito mais longe ainda. Se ficou alguma dúvida, comente, acrescente suas ideias nos comentários abaixo e ajude ainda mais a galera que esta já se aquecendo pra iniciar um blog de tutoriais.

Sobre o autor | Website

Empreendedorismo digital não é apenas obter uma renda extra, mas é um estilo de vida onde seu negócio trabalha pra você online. Uma forma simples, honesta e divertida de viver. Nesse blog, pretendo ensinar um pouco do sei sobre como ganhar dinheiro pela internet.

Como Fazer Capa pra Isca Digital de Alta Qualidade Assine, Assista e Baixe Agora

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Cezar Martins disse:

    Parabéns pelo seus artigos, esse então foi excelente

    View Comment
  2. Gilvan disse:

    Backlinks de diretorios de artigos como o Uol Mais, Artigonal, etc. Prejudicam o Seo do meu site. E se eu tiver backlinks de autoridade tenho o risco de perder posições?

    View Comment
    • Olá Gilvan

      Backlinks não prejudicam, desde que sejam de sites que tem page rank alto. E é claro, apenas um link de cada site é o correto. O que prejudica são diretórios de artigos, aqueles portais que reunem vários artigos de blogs diversos, eles prejudicam seu blog.

      Abraços, seja sempre um sucesso!

      View Comment
  3. Nane Mendes disse:

    Muito bom seu artigos, aliás os seus artigos são sempre muito bons.
    Não encontrei o seu blog semprenavegando.net

    View Comment