Gerar Tráfego Manassés Moraes

Como Gerar Tráfego Orgânico e Qualificado para teu Site (Garantido)

Uma das maiores dificuldades de todo blogueiro é gerar tráfego qualificado para seu blog. Principalmente se o blog estiver nas primeiras semanas de vida, logo gerar tráfego orgânico se torna um desafio quase impossível! Mas no artigo de hoje vamos aprender a conseguir visitas do Google e de vários outros lugares.

Imagine ter um blog que recebe mil visitas por dia? Ou melhor ainda, receber entre 7 e 10 mil visitas diárias no seu blog? Isso é perfeitamente possível e no artigo de hoje, vamos te colocar muito mais perto de conseguir esses resultados através de técnicas pra gerar tráfego orgânico e qualificado. Tanto pagas quanto gratuitas!

Como Gerar Tráfego Orgânico

como gerar tráfego orgânico

Tráfego orgânico são aquelas visitas que vem direto dos buscadores, principalmente do Google que é o principal buscador. Não preciso dizer que o desafio é alcançar a primeira página do Google. Você talvez não consiga ficar na primeira página para a palavra chave principal do seu nicho, mas poderá conseguir isso pra várias outras palavras de cauda longa que chamamos de Long Tails.

As principais observações que você precisa fazer pra alcançar as primeiras posições são: link bulding, usar uma ferramenta de palavras chaves pra descobrir quais os termos de buscas mais utilizados pelo seu público e caprichar na otimização do seu conteúdo. Vamos ver isso, passo a passo!

1º Passo: Identificar o Conteúdo Duplicado!

Conteúdo duplicado esta entre os top na lista negra de coisas que o Google odeia! e é importante combatê-lo, caso contrário, todos os seus esforços pra gerar tráfego orgânico serão em vão.

Conteúdo duplicado é algo que todo blog ou site pode conter, se você estiver usando de forma incorreta as tags, marcadores e categorias do seu blog, poderá estar criando conteúdo duplicado a cada novo artigo que você publica! Porém existem outras formas de criar conteúdo duplicado, infelizmente não dá pra explorar esse assunto todo aqui nesse pequeno artigo, pois é bem complexo!

Recomendo assistir a palestra de um dos maiores profissionais de SEO aqui no Brasil que é o Fabio Pessoa, nessa aula exclusiva ele fala somente de conteúdo duplicado e vai tirar todas as dúvidas nessa questão, mostrando como identificar e como remover o conteúdo duplicado. Click aqui pra acessar.

2º Passo: Como Fazer Link Building

Essa é uma técnica de SEO para aumentar o seu posicionamento nas buscas do Google. Tudo o que você precisa é conseguir links para as suas páginas. Quanto mais links você tiver, melhor será o seu posicionamento. Porém, não pode ser qualquer tipo de link, você deve conseguir links de qualidade para a sua página.

Existem os links sem qualidade que são chamados de: Nofolow! E os links de qualidade que chamamos de Dofolow. Porém, ainda existe outra questão que devemos levar em consideração. O chamado page rank de um site ou blog!

Receber um link Dofolow de um blog com page rank zero não lhe acrescenta quase nada! É melhor receber um link Nofolow de um blog com page rank 1 ou maior. Porém o grande desafio é conseguir links que além de serem Dofolow, sejam também de blogs com page rank 3 ou mais! Você pode usar essa ferramenta pra medir page rank de sites e blogs. Basta digitar o domínio e dar enter.

pagerank como gerar trafego orgânico

O problema é que conseguir links de qualidade em blogs renomados, poderá ser impossível. Por isso, recomendo sempre um treinamento completo de SEO pra que você consiga aplicar essa e várias outras técnicas que vão impulsionar o seu blog para a primeira página. Chama-se SEO para WordPress, clique aqui.

3º Passo: Ferramentas Palavras Chaves Google Planner

A principal ferramenta de palavra chave pra descobrir qual o número de pesquisas das palavra chaves e também descobrir quais são as palavras chaves relacionadas á elas, é essa aqui, Google Planner. Com ela você vai medir a força das suas long tails.

Porém eu recomendo pegar essas palavras chaves em outra ferramenta primeiro, o KeywordTool. Digite uma palavra chave principal, escolha o idioma e clique em pesquisar.

keywordtools - como gerar trafego orgânico

Ela vai te fornecer uma lista de pelo menos 10 termos de pesquisa. Agora, pegue essa lista e coloque no Google Planner pra medir a quantidade de pesquisas que cada uma possui.

Acesse a ferramenta Google Planner. Faça login com uma conta de email do Gmail. Depois escolha a opção: Receber o volume de pesquisas de uma lista de palavras chave ou reuni-las em grupos de anúncios.

Copie e cole a lista de palavras chaves que você pegou no KeywordsTools. E clique no botão lá em baixo, pesquisar! Depois a ferramenta vai mostrar pra você, a quantidade de buscas mensais que aquela palavra possui e qual o nível da concorrência, se alta, média ou baixa. Veja na imagem abaixo:

google planner - como gerar trafego qualificado

O objetivo é encontrar uma palavra chave que tenha no mínimo 3 mil buscas mensais e concorrência baixa. Assim, você poderá escrever com foco nessa palavra chave aplicando as técnicas de otimização do livro do Fabio Pessoa. E assim, conseguir boas posições no Google pra essa palavra chave, atraindo tráfego orgânico pra você.

4º Passo: Conteúdo de Qualidade – Como Otimizar

Saber criar conteúdo de qualidade é fundamental para sua sobrevivência. Isto é, se você quer viver de blog, quer ganhar dinheiro pela internet, quer receber muitas visitas orgânicas e de qualidade; Então você precisa saber criar conteúdo de qualidade.

Aqui você vai aprender como otimizar o seu conteúdo. Existem vários fatores de otimização, mas você não pode focar 100% neles, o seu conteúdo deve ter foco no usuário, pois é ele que vai dizer ao Google se realmente seu conteúdo é bom conforme o tempo que ele passa no seu site.

Alguns fatores importantes na otimização de um artigo:

  • Linkar as palavras chaves
  • Negrito nas palavras chaves
  • Links para fora do teu site, recomendando outros sites ou blogs de qualidade
  • Links pra outros artigos do seu blog
  • Palavra chave nas imagens do artigo.

Esses são alguns detalhes que você deve levar em consideração. Acontece que esse é um assunto extenso e por isso sempre recomendo continuar estudando sobre isso, você pode aprender a como colocar o teu artigo na primeira página do Google clicando aqui.

Como Gerar Tráfego Qualificado

Como Gerar Tráfego Qualificado

Agora, você vai aprender a como gerar tráfego qualificado. A diferença do tráfego qualificado para o orgânico é que nem sempre as pessoas que o Google te envia são considerados de qualidade, já que eles pesquisam de tudo, acessam seu site ao mesmo tempo junto com vários outros sites abertos em abas do navegador e etc. Por isso, saber como gerar tráfego qualificado, ou melhor, pessoas que realmente se interessam pelo seu conteúdo e que vão parar pra ler o que você escreve; é fundamental para a sobrevivência do seu blog ou site.

1º Opção: Facebook ADS

Anunciar no Facebook é a solução que muitos empreendedores encontraram pra trazer tráfego qualificado aos seus sites e blogs; com o Facebook ADS você pode segmentar os seus anúncios pra atrair o público certo pra você. As possibilidades são várias, desde os seus melhores artigos até páginas de captura.

Um dos segredos é conseguir imagens que se destacam dentro do Facebook, já que os usuários possuem infinitas distrações quando estão logados no Face. Você pode colocar uma borda colorida nas imagens, pode usar imagens que se destacam quando misturadas ao azul e branco do Facebook, use a sua criatividade. Se os seus concorrentes estão anunciando no Facebook, você pode usar as mesmas imagens que eles utilizam pra testar.

Mas a melhor estratégia é usar o Re-marketing ao seu favor. Re-marketing é quando você usa um pixel de conversão pra perseguir os seus visitantes pelo Facebook. Na prática o seu anúncio só aparece pra quem visitou o teu site e isso é fantástico e tem alto poder de conversão pois a pessoa já te conhece.

Pegue um curso de re-marketing no Facebook.

2º Opção: Youtube ADS

Outra forma de conseguir tráfego de qualidade para seu blog é através de anúncios no Youtube. A grande sacada dos anúncios é que com eles, você vai atrás do perfil exato do seu principal cliente ou leitor, através da segmentação que é possível fazer quando criamos anúncios.

Você deve estipular o quanto esta disposto investir por visitante e esse deverá ser o resultado da conta: Valor do investimento Dividido pela quantidade de visitas que o anúncio te enviou. Falar de Youtube ADS é complexo demais pra abordar tudo aqui, por isso recomendo assistir um webnar que vai te ensinar passo a passo a criar anúncios no Youtube. Clique aqui.

3º Opção: Artigo Patrocinado

 Artigo patrocinado é uma das melhores formas de conseguir gerar tráfego de qualidade para seu site. Isso porque você vai pagar apenas uma vez e seu artigo fica pra sempre publicado no blog, podendo gerar tráfego de qualidade pra você durante muito tempo!

Existem vários blogs que aceitam artigo patrocinado ou publi-editorial. São artigos escritos por você ou pelo autor do blog, onde no conteúdo do artigo o seu blog esta sendo recomendado com vários links para artigos do seu blog. Veja alguns exemplos de artigos patrocinados que eu mesmo contratei para o Ganhar Dinheiro Sempre no início desse blog.

Você deve procurar pelos blogs de maior autoridade no seu nicho de mercado, entrar em contato com o autor do blog e perguntar se eles aceitam artigo patrocinado. Geralmente essa informação é encontrada no menu do blog bem á vista, já com todos os detalhes informando o valor e a quantidade de acessos e visitas do site, pra você ter uma estimativa de quantas visitas poderá receber ao anunciar nesse blog. Isso é chamado também de midia kit.

Alguns blogs que aceitam artigo patrocinado, onde você poderá anunciar o seu blog, mas claro, somente se o seu blog for do mesmo nicho de mercado que eles.

  • GF Soluções
  • Gerenciando Blog
  • Escola Freelancer
  • Blogcitário
  • Dinheirama
  • Criar Sites
  • Ferramentas Blog
  • Dicas Blogger

Em todos esses blogs vale a pena anunciar, pelo simples fato de conseguir se posicionar bem no Google ao ter sites de qualidade apontando para o seu. Mas lembrando sempre, você deve estar em um nicho de mercado igual ou relacionado ao deles.

Bom, agora que você já viu várias formas de gerar tráfego pago para teu site, você talvez irá gostar de conhecer algumas formas gratuitas de fazer isso, economizar é sempre bem vindo!

Como Gerar Tráfego Grátis

como gerar trafego gratuito

Aprender a como gerar tráfego grátis é algo que também tira o sono dos blogueiros. Essa é a grande questão que faz muitos desistirem, pois muitos não tem dinheiro pra investir em tráfego pago e por isso correm para o tráfego grátis. O que eles não esperam é que pra gerar tráfego grátis não é simples como gerar tráfego pago.

Pra gerar tráfego gratuito, leva-se algum tempo! Afinal, sempre vamos investir algo, se não for dinheiro, será tempo em divulgação! Abaixo você confere 4 formas de conseguir visitas gratuitas para seu blog, e mais 3 formas de gerar tráfego social no Facebook.

1º Solução: Grupos e Fóruns de Discussão

Entrar em grupos relacionados ao seu nicho de mercado e participar em fóruns de discussão é uma mão na roda pra conseguir tráfego. Você pode pesquisar fóruns no Google e se cadastrar em vários. Você pode também pesquisar grupos no Facebook e começar a participar em vários.

Todo mundo pensa que grupos do Facebook são mais eficientes do que fóruns, eles estão errados! Dependendo do fórum, seus tópicos podem ficar posicionados no Google, além do fato de que um fórum é ligeiramente mais organizado do que um grupo e suas publicações por lá sempre estarão fáceis de serem acessadas, enquanto que em um grupo as informações vão sendo perdidas na medida que o grupo é atualizado.

Não basta divulgar seus artigos, você deve participar também e ser um membro ativo, isso te deixará conhecido e respeitado no grupo ou fórum e as pessoas lhe darão mais importância na hora em que você publicar um artigo do seu blog.

2º Solução: Vídeos no Youtube

Postar vídeos no Youtube é outra forma incrível de conseguir gerar tráfego gratuito para seu blog. Você pode ter quantos canais você quiser, a recomendação é que cada canal esteja dentro de um nicho de mercado e que seus vídeos sejam de qualidade e apontem para artigos do seu blog que completem o conteúdo transmitido no vídeo.

O youtube já permite colocar links no meio do vídeo apontando pra onde você quiser, desde que estejam no domínio que você relacionou no blog, ou seja, basta fazer um direcionamento pra ter a possibilidade de enviar as pessoas do seu vídeo pra qualquer outro site na internet. Veja uma matéria completa ensinando a trabalhar com o youtube pra conseguir tráfego grátis, nesse artigo e nesse também.

3º Solução: Usar Guest Post’s

como criar um guest-postGuest post é quando você escreve um artigo para publicar no blog de um parceiro, amigo ou conhecido, que trate de um assunto relacionado ao seu blog. O objetivo com seu guest post é trazer visitas daquele blog para o seu blog e assim conseguir tráfego qualificado e de graça!

É quase como um artigo patrocinado. A diferença é que você mesmo escreve o artigo e combina com o outro blogueiro em como vai enviar o artigo e a quantidade de links que ele permite inserir no mesmo. Lembrando que você deve enviar guest post somente para blogs relacionados ao seu, caso contrário ambos poderão ser punidos pelo Google.

Como Criar um Guest Post de Qualidade?

O seu guest post deve conter um número regular de palavras, recomendo que seja igual ou maior que os artigos do blog pra quem você vai enviar o seu guest post. Exemplo; Se você vai enviar um guest post para o blog Ganhar Dinheiro Sempre, já sabe que aqui os artigos são de no mínimo 1500 palavras. E pra ser sincero, ultimamente tenho escrito artigos de 2,5 mil ou mais palavras. Esse artigo que você está lendo possui mais de 3k de palavras. Então seu guest post deve estar nesse nível pra começar!

O seu guest post deve conter sua assinatura pessoal; eu costumo me apresentar no segundo parágrafo quando escrevo um guest post. Isso porque no primeiro eu gosto de chamar a atenção do leitor para o que ele vai aprender ao ler o artigo. Também gosto de agradecer a oportunidade dentro do próprio guest post, isso personaliza ainda mais a escrita.

Se você vai linkar vários artigos do seu blog, recomendo linkar alguns pra dentro do blog em questão, ou seja, a cada 2 ou 3 links pra seu blog, coloque um de volta para o blog onde você esta divulgando seu guest post. Procure escrever um guest post com dicas ou um conteúdo relevante, mas nunca falando somente de você e o seu projeto, pois esse tipo de conteúdo é repulsivo pra muitos leitores. Afinal, você falar de você mesmo é muito suspeito!

Se o blog em questão tiver regras pra aceitar guest post, assim como eu aqui no Ganhar Dinheiro Sempre, então siga essas regras á risca!

4º Solução: Fazer Comentários em Blogs

Comentar em outros blogs que sejam do mesmo nicho de mercado que o seu também é uma boa pedida pra conseguir muitas visitas gratuitas de volta pra seu blog. Mas considere alguns detalhes importantes:

  • Você precisa ser o primeiro a comentar.
  • Seu comentário não pode ser genérico do tipo: Gostei do artigo, parabéns e etc.
  • Só comente em blogs que na caixa de comentário te permita colocar nome, email e link do seu site. Alguns só permitem nome  e email. Como na imagem abaixo:

campo de comentarios - como gerar trafico qualificado

Você pode aprender muito mais sobre esse assunto ao ler esse pequeno artigo: 04 Técnicas pra Atrair Visitas Fazendo Comentários.

5º Solução: Como Gerar Tráfego no Facebook

como gerar traefgo orgânico

Pra gerar tráfego gratuito no Facebook a primeira regra é criar um perfil somente para negócios. Inclusive tem uma técnica que eu ensino nesse artigo pra conseguir muitos clicks nos seus links dentro do Facebook. Adicione somente pessoas que são potenciais leitores e clientes seus, ou amigos blogueiros e experts que sejam do seu nicho de mercado. Tendo feito isso, vamos as dicas!

1º Dica: Publicar Automaticamente no Facebook

 Existem vários aplicativos que podem facilitar a sua vida na hora de publicar automaticamente no Facebook os seus artigos. Segue uma lista com 4 ótimos apps pra você testar:

Drvl.it       –       Twitter Feed       –       RSS Graffiti 2.0       –       Hoot Suite.

Você pode usar apenas um deles, ou todos conforme a sua necessidade. O importante é automatizar o processo de divulgação pra diminuir o seu trabalho, com esses Apps, você vai publicar artigos no seu perfil, fanpage e até em grupos do Facebook.

2º Dica: Criar o seu Próprio Grupo no Facebook

Quando você é o administrador do grupo, pode colocar uma publicação fixa que vai ser vista por todos os membros que entrarem no grupo e todos que passarem por ele. Você pode colocar uma imagem com CTA (chamada pra ação) no cabeçalho do grupo se quiser e pode excluir publicações que sejam concorrentes da sua propaganda.

É claro que criar um grupo unica e exclusivamente pra divulgação esta totalmente fora de questão. Você precisa de uma causa justa pra defender, um motivo nobre que justifique a existência do grupo. Lembra do filme, Os Mosqueteiros? Aquele que eles se tornam obsoletos por uns anos, porque não tem uma boa causa pra defender… Pois é, assim será o seu grupo se não tiver um motivo pra existir. Pense nisso!

Tendo esse motivo, todos farão questão de participar do seu grupo. Você pode e deve divulgá-lo no seu perfil, em outros grupos similares, pode divulgar no seu perfil marcando seus amigos pra que os amigos de amigos também vejam a novidade até que ele fique posicionado no Facebook e as pessoas comecem a encontrar seu grupo automaticamente. No médio e longo prazo isso pode fazer chover visitas no seu blog.

3º Dica: Fazer Parcerias com o RSS Grafitti 2.0

 O RSS Graffiti 2.0 é um aplicativo para Facebook que permite publicar seus artigos automaticamente no seu perfil, fanpage e nos grupos que você é o administrador ou colaborador. Você pode entrar em contato com os administradores de outros grupos similares ao seu e fechar uma parceria ganha ganha.

Onde você coloca ele como administrador do seu grupo e ele te coloca como administrador do grupo dele. Dessa forma você pode usar esse aplicativo pra publicar seus artigos automaticamente em ambos os grupos e fazer a mesma coisa com os artigos dele. eu faço isso e funciona que é uma beleza!

Como Perder Visitas

Agora isso pode ter lhe assustado um pouco já que a proposta do artigo é te ensinar a como gerar tráfego orgânico e qualificado para teu site, no que não inclui perder visitas! Mas é importante conhecer os fatores e detalhes que afastam as visitas do teu site, pra que você evite esses erros.

  • Usar imagens demais em um artigos muito pequenos
  • Cometer muitos erros de português ou de digitação
  • Usar imagens repetitivas demais
  • Layout bagunçado
  • Artigos muito pequenos, ex; abaixo de 300 palavras.
  • Muitos banners espalhados em todo o blog
  • Pop-up que aparece mais de uma vez para o mesmo usuário em uma única visita!

Existem vários outros detalhes, fatores e erros que afastam os visitantes. E todos eles devem ser evitados pra não perder visitas. Toda visita poderá ser um futuro cliente seu e por isso é fundamental mantê-los no seu site ou blog. Por enquanto se você recebe poucas visitas, não se preocupe, existem algumas formas de ganhar dinheiro mesmo recebendo poucas visitas. Leia esse artigo: Como Ganhar Mais Dinheiro com Menos Visitas.

Espero que você tenha gostado do artigo de hoje! Tendo dificuldades em algo, dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário abaixo. Ou se quiser apenas elogiar o trabalho, comente mesmo assim que servirá de motivação pra mim continuar passando dicas incríveis pra você.

Sobre o autor | Website

Empreendedorismo digital não é apenas obter uma renda extra, mas é um estilo de vida onde seu negócio trabalha pra você online. Uma forma simples, honesta e divertida de viver. Nesse blog, pretendo ensinar um pouco do sei sobre como ganhar dinheiro pela internet.

Como Fazer Capa pra Isca Digital de Alta Qualidade Assine, Assista e Baixe Agora

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

25 Comentários

  1. Nossa, E eu Pensando que era Mais Fácil “Gerar Tráfego Orgânico” !!!!
    Mas Valeu Pelo Artigo, agora vou me empenhar mais e seguir minunciosamente as Dicas aqui apresentadas, havendo resultado, vou postar novamente aqui !
    Obrigado.

    View Comment
  2. Thayse disse:

    Olá Manassés, genial seu artigo!
    Estou iniciando um blog também, e esta parte de gerar tráfego orgânico é a mais complicada. As vezes dá até desânimo, mas sei que no começo é difícil. Vou seguir suas dicas!
    Muito obrigada!

    View Comment
  3. Um artigo muito útil com informação muito relevante. Obrigada!

    View Comment
  4. Vicente Silva disse:

    Olá Manasses gostei muito desse artigo, eu sempre acompanho o seu blog pois aprendo muito aqui. Hoje aprendi aqui nesse artigo algumas coisas que ainda não conhecia sobre geração de tráfego e que vou aplicar no meu negócio.

    Parabéns pelo artigo.

    View Comment
  5. Ótimo artigo parabéns Manassés Moraes, vou colocar em prática essas dicas para gerar mais visitas para o meu blog.

    View Comment
  6. Sofia Bica disse:

    Olá Manassés! Tudo bem?
    Sou blogueira, escrevo um blog sobre moda evangélica e diversos outros assuntos femininos! Estou na luta pra me destacar no universo digital, o que não é nada fácil, já que existe uma grande variedade de blogs que fala de assuntos semelhantes ao meu. Estou feliz pois já consegui a primeira tão sonhada página do Google em algumas palavras chave. Mas sei que preciso aprender muito mais! Amei teu blog! Esse post esclareceu muitas dúvidas e ajudou bastante, com certeza vou continuar lendo suas dicas, pois vi muitos outros posts que me interessaram! Meus parabéns pelo excelente trabalho e muito obrigada por compartilhar conosco esse conhecimento!!!

    View Comment
  7. Artigo muito bom com conteúdo relevante para atrair tráfeco

    View Comment
  8. Ana Pinheiro disse:

    Muitos parabéns pelo post muito esclarecedor e informativo.
    Adorei!
    Cumprimentos
    Ana

    View Comment
  9. Douglas disse:

    Esse artigo é praticamente um guia de como gerar trafego para o site. Muito bom mesmo Manassés. Conheci o KeywordTool agora com seu artigo e vou dar uma pesquisa com ele. Muito Obrigado!

    Abraço!

    View Comment
  10. Manassés, este artigo serve de farol para muitos empreendedores: inclusive os veteranos. Estas técnicas são esclarecedoras e indispensáveis. Valeu!!!

    View Comment
  11. Amigo seu artigo está excelente!!! Eu sou do mesmo nicho que você e estou muito surpreso.

    View Comment
  12. Thiago Moraes disse:

    Parabéns pelo artigo, acompanho sempre que posso seus artigos Manassés.

    View Comment
  13. Fabiuano disse:

    Esse artigo e simplesmente fantástico se todos seguirem o passo a passo logo estarão recebendo visitas em seu blog e usei algumas técnicas algum tempo e esta funcionando muito bem .

    View Comment