Email Marketing Manassés Moraes

Como Transformar Seus Leitores em Clientes Fiéis

Como Transformar Seus Leitores em Clientes Fiéis!

No artigo de hoje, você vai descobrir qual o método lógico e eficiente para transformar os seus leitores em clientes fiéis. Isso requer um pouco de disciplina.

Para criar um exército de clientes fiéis precisamos seguir um método que eu mesmo utilizo para conquistar os clientes. Ninguém vai concordar em ser seu cliente de graça, quero dizer, sem nenhum bom motivo pra isso!

Salvo se você já é um profissional altamente reconhecido no mercado, nesse caso, poderá sim conquistar clientes com pouco ou nenhum esforço. Mas pra quem ainda não chegou lá, precisamos nos virar da melhor forma possível.

Ah claro,, já ia me esquecendo.. Muitos “profissionais” crescem rápido e se tornam ícones justamente porque possuem recursos financeiros. Muita gente grande no marketing digital, pagou caro pra estar onde esta.

Ou seja, investe 4 a 5 dígitos todo mês em divulgação e etc. Então vou logo avisando, isso pra mim, não é conquistar clientes. Mas sim, comprar clientes! Existe uma diferença.

Mas como eu conheço meus leitores, sei que este não é o seu caso. E nós que somos simples mortais, precisamos atingir nossos objetivos na raça mesmo! Com o suor do rosto.

Veja nesse artigo alguns fatores que levam alguém á te seguir, acompanhar e recomendar o seu trabalho.

 Como Transformar Seus Leitores em Clientes Fiéis

O Conceito Básico do Relacionamento

O primeiro passo para fidelizar clientes é entender sobre relacionamentos. E o mais importante é como você começa esse relacionamento, pois a sua primeira ação, atitude ou reação é aquela que vai ficar marcada pra sempre e poderá invalidar todo o seu trabalho ou garantir o seu sucesso.

Todo relacionamento exige que aconteça uma das situações abaixo pra que seja iniciado, como por exemplo;

  • Um Favor
  • Um Presente
  • Algo em Comum
  • Sonho de Consumo (Quando seu Futuro amigo, Quer Chegar Onde Você Chegou).

Quando uma das situações acima acontece; Então uma amizade começa á nascer. A boa notícia é que você pode provocar essas ações o tempo todo e iniciar amizades novas todo dia com seus visitantes. Exceto o sonho de consumo. Vamos falar delas mais tarde.

Mas tenha em mente que quando o seu novo colega entra na sua lista, não é ainda um amigo! Na verdade, ao entrar na lista, ele te deu a chance de começar uma amizade.

A mágica pra ser bem sucedido no relacionamento com sua lista; É saber exatamente em que fase esta a relação, pra que você não ultrapasse a linha imaginária da intimidade.

Quero dizer, que em toda amizade, existe uma linha que é o limite da liberdade que você tem. Por exemplo; Não são todos os seus ‘amigos’ que podem tirar barato da sua cara. Não são todos que tem a liberdade de lhe chamar de: Cara de bolacha, trakinas, gordinho, magrela e etc.

E é isso que você precisa identificar na sua lista. A linha do limite! Até que ponto você tem intimidade com eles ?

Isso é importante, pois vai permitir que você envie mais emails no mesmo dia. Ou permitir que você recomende mais info-produtos. É importante pra saber quando é o melhor momento de fazer uma recomendação e quando é o momento de puxar assunto pra fortalecer a amizade.

Mas a ideia é simples; Quanto mais forte o relacionamento, mais liberdade você tem. E quanto mais liberdade, mais espaço pra você trabalhar.. Podendo Pedir a opinião deles sobre coisas cada vez mais bizarras até.

Como Medir a Força do Relacionamento?

Agora que você sabe o quanto é importante, deve estar preocupado com o seu relacionamento. Ou seja, afinal até onde vai a sua liberdade com a sua lista?

Você pode medir isso através dos feed back da sua audiência. Primeiro, com as respostas que você recebe. Os emails de pedido de ajuda. Conversando com um ou outro leitor no Skype ou Facebook.

Através do que eles te falam, como eles se expressam e se estão ou não á vontade pra conversar com você.. Dá pra perceber o quanto de liberdade eles sentem ao falar com a sua pessoa. Através do email de um leitor, é possível identificar o quanto ele confia em você.

Depois, basta medir o leitor e tirar uma conclusão de quantos outros possuem o mesmo tipo de liberdade.

Por exemplo; Há quanto tempo esse leitor que entrou em contato com você, esta na sua lista te acompanhando?

Quantos outros estão na sua lista +- no mesmo período que ele? As chances são de que os demais leitores, que estão na sua lista, durante um tempo próximo do tempo desse leitor que te respondeu, tenham uma liberdade igual ou um pouco inferior à esse leitor que te escreveu.

Assim, você cria marcações de tempo na sua lista assimilando com um valor de relacionamento. Veja a imagem abaixo:

relacionamento com a lista

Quer uma Cópia Dessa Planilha? Clique na Imagem!

Na imagem acima você confere uma linha do tempo! Eu mesmo utilizo essa planilha pra acompanhar, pelo menos um pouco, o relacionamento com a minha audiência. Ou seja, sempre que tenho um feedback de alguém, faço anotações nessa planilha. Ainda bem que o Aweber me permite saber muito dos meus contatos.

Por exemplo; Pelo Aweber da pra saber quais emails chegaram na caixa de entrada, quais ele abriu, quando abriu, se clicou ou não e a melhor parte! Consigo saber quais artigos do meu blog ele visitou nos últimos dias. Assim, consigo identificar o assunto que lhe interessa mais.

Posso criar um segmento de contatos que visitaram os mesmos assuntos essa semana e enviar conteúdo relacionado pra eles conforme o conteúdo  que eles visitaram e fazer promoções específicas. São essas e outras possibilidades que fazem do Aweber a melhor ferramenta pra mim.

Tendo essa linha do tempo, fica mais claro e fácil perceber durante quanto tempo leva pra fidelizar um leitor em cliente. Você pode ainda analisar os emails de Folow-up, verificar os que tem menor taxa de abertura e realizar mudanças pra que sejam mais lidos, diminuindo o tempo de fidelização do cliente.

Ainda é possível fazer uma pesquisa com sua lista e concentrar os seus folow-ups com base nos assuntos mais votados na pesquisa. Assim, você consegue conquistá-los mais rápido também!

A planilha é importante pra que você identifique padrões de comportamento e descobre algumas reações dos leitores, conforme os emails que você envia. É através desses padrões de comportamentos e reações que surgem conforme os emails que enviamos, que desenvolvemos métodos de trabalho.

Como Iniciar a Amizade!

Já citei acima que existem situações pra que seja iniciada uma amizade. Agora é hora de ver os prós e contras de cada uma dessas situações.

Um Favor!

Como seres humanos gostamos muito de prestar um favor. Mas também identificamos facilmente um favor interesseiro! E temos tendência á recusar um favor quando percebemos que existe um interesse por trás.

Um favor é sempre uma ajuda, mas nem sempre a pessoa precisa ou quer ser ajudada. No processo de fidelização do cliente, não faça favores que eles não querem ou não precisam!

Caso contrário, deixará de ser um favor e será uma obrigação! Nunca permita que seu leitor, contato ou visitante, se sinta obrigado á fazer alguma coisa. Por isso, somente faça um favor tendo a certeza de que será um favor. E isso só é possível analisando o perfil dos seus visitantes e dos seus contatos.

O segredo do favor que vai começar uma amizade positiva e interessante pra ambos os lados. É fazer um favor que ajuda na vida profissional do seu visitante, levando ele pra mais perto do desejo que preenche sua necessidade.

E qual é essa necessidade? Depende do seu nicho de mercado. Cada nicho exige um cliente diferente com necessidades diferentes.

Um Presente!

Um presente é sempre bem vindo, independente do cliente estar ou não precisando. Pois sempre fica aquele pensamento de que um dia vai precisar.

Porém, quando o cliente não esta precisando ou não sabe que ‘raios’ ele pode fazer com aquilo, logo fica desinteressante pegar aquele presente. Muitos novatos pensam que é só colocar o brinde no pop up que os visitantes virão como lobos famintos pra pegar o brinde.

Pobres coitados! O segredo é dar possibilidades ao seu visitante; A partir do momento que ele sabe pra que vai ser útil aquele presente e como ele pode usar, fica mais mais interessante.

As possibilidades são a a mesma coisa que benefícios! Isso ajuda o visitante decidir melhor se o presente será útil pra ele ou não. Se você fez isso e não esta dando certo, pense em mudar o presente. Provavelmente ele não é o que sua audiência espera ou precisa.

Algo em Comum!

Essa é a melhor forma de conquistar uma amizade! Pois no favor e no presente, pode haver interesse por trás. Mas quando você tem algo em comum com seu cliente, a amizade começa muito forte! Pois começa sincera e sem interesses.

E esse “algo em comum” só é possível mostrar através dos artigos do seu blog ou pelo email marketing. Mas pra ser bom na arte de se relacionar através do ‘algo em comum’ você precisa conhecer meus métodos mais secretos!

São tantos que escrevi um livro com mais de 100 páginas pra explicá-los! Mas também gravei um vídeo pra explicar melhor como tudo funciona, cadastre-se e assista clicando aqui.

O que eu posso lhe adiantar, é que todo o segredo esta na forma de escrever, na forma de entregar o conteúdo, na forma de criar os títulos dos artigos e dos emails. são infinitos mas pequenos detalhes que fazem a diferença.

Quando você mostra pra o seu visitante, que vocês são parecidos, logo ele se liga em você automaticamente! Mas você deve mostrar isso de forma discreta, pra que seja natural e automática a aproximação de ambos!

Já aconteceu de alguém dizer pra você: – Nós dois somos parecidos!!! Tenho certeza de que você não levou muita fé nessa afirmação. Ou seja, a técnica do ‘algo em comum’ só funciona se for natural.

E ao aprender isso no Artigo Marketing, você será um especialista na arte de conquistar clientes. E influenciá-los pra fazer o que você quer que eles façam.

Sonho de Consumo!

Começar uma amizade através do “Sonho de Consumo”, é a forma mais rápida de conquistar clientes. Pois o visitante quer ter o que você tem, ele quer chegar onde você chegou e isso só é possível, quando você realmente já chegou em algum lugar!

Se você ainda não é especialista em nada, nunca vai conquistar ninguém pelo sonho de consumo! E quando eu falo de um especialista, NÃO estou falando de um gênio que é dono do saber e do conhecimento!

Estou falando de alguém que apresenta os mesmo benefícios dos concorrentes, mas de uma forma única e original! Pois enquanto todos os seus concorrentes se copiam entre si, enviam todos os mesmos emails com assunto “Obrigado”, “Estou chateado”, e etc.

E escrevendo artigos sobre os mesmos assuntos e etc. Você vai se destacando por ser único, original, diferente de todos eles, mostrando que não é mais uma figurinha repetida e sim uma autoridade!

Dessa forma, vai conquistar clientes muito rápido! Pois o seu melhor e mais fiel cliente, é aquele que deseja ser igual você. Esse segue á risca suas recomendações. E é claro que você vai fazer boas recomendações.

Quando o tal “profissional” compra montanhas de publicidade paga, e depois vende a ideia de que o cliente vai ser igual ele, esta contando a maior de todas as mentiras. Pois a única forma de ser igual ele é comprando toneladas de publicidade e não apenas o curso dele! Fique esperto nisso 😉

Agora vou te mostrar como se tornar uma autoridade no assunto e conquistar clientes muito rápido, apenas se apresentando de forma diferente. Clique aqui e saiba tudo agora mesmo!

Gostou do Artigo? Não vai doer nada compartilhar clicando aqui. 🙂

Sobre o autor | Website

Empreendedorismo digital não é apenas obter uma renda extra, mas é um estilo de vida onde seu negócio trabalha pra você online. Uma forma simples, honesta e divertida de viver. Nesse blog, pretendo ensinar um pouco do sei sobre como ganhar dinheiro pela internet.

Ebook Gratis! 3 Dicas Secretas pra Ganhar Dinheiro na Internet

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

13 Comentários

  1. Jaciel Silva disse:

    Parabéns Manasses pelo belo artigo!

    Tenho certeza que nessa parte muitos iniciantes travam e você como sempre ajudando com conteúdo de altíssima qualidade.
    Pra mim essa dificuldade foi sanada ao ler seu artigo, obrigado!

    View Comment
  2. Nossa, que conteúdo de qualidade, parabéns!!!

    View Comment
  3. Marcos Caldas disse:

    Realmente manasses a cada dia que passa seus posts ficam mais profissionais e realmente dignos de uma excelente conversão.

    Parabéns pelo artigo e continue evoluindo. Você merece, é um batalhador e vencedor por natureza.
    E creia assim como eu, que em 2014 será o ano em que tudo te irá bem.

    Fica na paz e bons negocios.

    View Comment
  4. Oi, Manassés!

    To impressionada com os artigos novos do blog, realmente você tem se superado a cada dia.
    Começar amizade por Sonho de Consumo, essa é a boa hein?! rs

    Abraço, amigo.

    View Comment
  5. Muito bom artigo Manassés.

    Parabéns. Já tenho aplicado isso nos meus negócios e tem dado muito certo.

    Abraços,

    View Comment
  6. Fabio disse:

    Boa tarde Manassés, muito boa dica. Seu artigo está bem detalhado. Aplicarei o conteúdo. Valeu

    View Comment
  7. Excelente artigo Manassés. Realmente o relacionamento é o fator fundamental para gerar clientes.

    Um abraço, sucesso

    View Comment