Blog WordPress Manassés Moraes

Dicas e Cuidados na Formatação de um Artigo

Dicas e Cuidados na Formatação de um Artigo

Ao redigir um artigo você deve sempre tomar cuidado com alguns aspectos que são importantes e que todos citam pela blogosfera a fora. Não usar parágrafos grandes demais, não atropelar o português e etc.

Porém existem ainda outra série de fatores a se considerar na hora de formatar um artigo antes de publicá-lo. São pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença na apresentação do artigo para o leitor.

Mudanças Frequentes Afastam Novos Leitores

Quando voltamos á um blog e vemos outra fonte de letra ou até mesmo artigos menores do que normalmente costumava ser. Logo nos sentimos um pouco desconfortáveis com a situação e leva uns minutos ou até dias para se acostumar com a mudança. Porém se toda semana tem algo diferente em pouco tempo deixamos de ler aquele blog. Pois mudar toda hora deixa um ar de “bagunça”.

Isso acontece porque as mudanças drásticas em um blog deixam uma ideia vaga nos leitores e visitantes de que você blogueiro esta com algum problema e que seu blog não é mais o que costumava ser. Isso contribui para que seus leitores comecem a avaliar o blog, os artigos e observar melhor seus passos tentando descobrir o “erro” ou melhor, o motivo que te leva a mudar tanto!

E eles podem acabar focando em um detalhe que mude a opinião que costumavam ter do seu blog. Por isso é importante manter um padrão de escrita, de formatação do blog e até de cores e procurar realizar o mínimo de mudanças possível no blog, ou se pretende mudar, prepare o blog pra mudar de uma única vez e não todo dia durante um mês.

Se você é um blogueiro já experiente obviamente não se preocupa ao ver mudanças toda semana em um blog. Pois você vai lá apenas consumir conteúdo e tirar ideias para o seu negócio. Mas o leitor de primeira viagem e que ainda não iniciou o seu próprio negócio mas esta seguindo fielmente aquele blog terá uma visão muito diferente e pra ele as mudanças constantes importam e muito.

A Formatação do Texto

Todo artigo deve ter sua formatação básica que seja ideal para o blog em questão. Você como blogueiro é que vai definir qual será a formatação padrão dos seus artigos. Mas o que aprendemos no Círculo dos Milionários vale muito ainda; Como escrever parágrafos curtos, por exemplo.

Ultimamente eu já não me preocupo em inserir muitos links e deixar palavras em negrito, já que blogs de autoridade como o Escola Dinheiro não tem esse costume de linkar em cada parágrafo, frisar, sublinhar e negritar a cada 10 palavras. Por isso, acredito que isso não atrapalha o crescimento e o sucesso de um blog. Na verdade, pra mim isso enche o saco durante a leitura “se no caso o artigo conter MUITOS negritos, links e etc”.

Já faz alguns meses que profissionais de diversos seguimentos estão recomendando a esquecer certas técnicas mirabolantes e focar no usuário. O Pedro Dias em sua palestra no Afiliados Brasil disse que focar no usuário é a melhor estratégia de SEO que se pode utilizar. Ou seja, você precisa se preocupar com seu leitor. E é o que venho tentando fazer por aqui, visando proporcionar a melhor disposição para que você tenha uma leitura tranquila dos nossos artigos.

A Formatação da Imagem

Procure utilizar as imagens nos mesmos lugares do artigo. Aqui no Ganhar Dinheiro Sempre estamos sempre em progresso com relação á muitas coisas. E essa questão de imagens é pra se discutir, por exemplo; Sabia que muitos blogueiros colocam apenas uma imagem no artigo para não pesar tanto no carregamento da página?

Outro detalhe; Quando você tira um foto na câmera ou celular e passa essa imagem ao computador, ela vem pesada devido a qualidade da sua máquina fotográfica, mas se você inserir essa imagem no Power Point e depois salvá-la como imagem novamente ela perde pelo menos 65% do tamanho em MB ficando muito mais leve e rápida pra carregar no seu blog; Sendo que a qualidade da imagem permanece intacta!

No geral trabalhar com imagens dá uma canseira só de pensar.. Baixa a imagem, edita a imagem, corta, muda o tamanho, personaliza e etc, etc e etc. Mas elas são importantes no artigo pois são lidas em apenas um olhar. O leitor pode olhar o título do artigo sem ler o que esta escrito, mas não pode olhar a imagem sem entender e assimilar o que significa. Por isso use imagens que falem um pouco do que será dito no texto.

Concluindo…

Enfim, a formatação do artigo tem sua importância frente aos leitores e ajuda a diminuir a taxa de rejeição, já que um artigo bem formatado e limpo fará com seus leitores consumam até a ultima frase do mesmo; E com uma taxa de rejeição baixa, aumenta a sua autoridade perante o Google e isso faz com que seus artigos comecem a subir nos resultados das pesquisas gerando mais tráfego pra você e o ciclo inicia novamente.

Se quiser saber mais sobre artigos e descobrir os poderes de uma boa escrita, clique na imagem abaixo e assista um vídeo grátis:

A magia do CopyWrite

Sobre o autor | Website

Empreendedorismo digital não é apenas obter uma renda extra, mas é um estilo de vida onde seu negócio trabalha pra você online. Uma forma simples, honesta e divertida de viver. Nesse blog, pretendo ensinar um pouco do sei sobre como ganhar dinheiro pela internet.

Como Fazer Capa pra Isca Digital de Alta Qualidade Assine, Assista e Baixe Agora

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

5 Comentários

  1. Oie,

    Essa questão de formatar artigos é bem complexa, né?
    Eu também parei de usar negrito e outras formatações pelo texto, a não ser para algo que eu quero chamar a atenção do leitor.
    No fundo, acho que isso vai acabar ajudando inclusive nos buscadores, pois os textos ficam mais humanos e agradáveis de ler.

    Abraço e sucesso, amigo.

    View Comment