Youtube Manassés Moraes

Diretrizes da Comunidade – Quando usar Vídeo de Terceiros no Canal?

Quando o assunto é diretrizes da comunidade do Youtube. A pergunta que não quer calar é essa: Podemos usar vídeos de outras pessoas em nosso canal do youtube? E se podemos, em que situação podemos fazer isso? Ou se por acaso não é permitido, porque devo obedecer a essa regra?

Acredito que o mais importante que precisa ser entendido é os efeitos que isso pode trazer ao seu canal no médio e longo prazo.

E dependendo do quanto você leva a sério seu canal, você vai medir se vale a pena ou não usar conteúdo de terceiros no seu canal.

Outra métrica importante é saber se usando vídeo de terceiros vai te ajudar com seu objetivo, ou seja, isso dá mesmo resultado? E se dá resultado, a pergunta é: Quanto? E até quando vai trazer resultados? Para te ajudar, separei alguns dados conforme minha experiência.

Tenho canais no Youtube desde 2013, e de lá pra cá, perdi canal, já levei punição, já passei por cima de várias regras do Youtube, que não são permitidas, e sofri os danos por isso. hoje, entendendo bem disso, levo meu canal numa boa sempre crescendo a cada dia e ganhando também a remuneração do Adsense, já que sou parceiro do Youtube!

Diretrizes da Comunidade – Quando usar Vídeo de Terceiros no Canal?

diretrizes da comunidade no youtube

O que é proibido fazer no youtube em relação a vídeos de terceiros?

O Youtube proíbe o uso de vídeos de outras pessoas em seu canal! É proibido postar vídeos da Tv, ou que contenham partes de conteúdos da Tv aberta ou paga! Também é proibido postar vídeos inteiros ou partes de vídeos de outros canais no Youtube que não permitem a republicação inteira ou parcial dos seus vídeos!

Diante disso, muita gente acaba enfeitando o vídeo antes de postar no Youtube, com o objetivo de não ser pego pelas políticas do Youtube! Eles tiram e adicionam sons, colocam imagens, fazem cortes no vídeo, adicionam vinhetas no início e no final e etc etc.

Porém, qualquer usuário comum que assiste seus vídeos, pode denunciar o vídeo por infringir as diretrizes da comunidade! E esse é o problema! Não importa o quanto você “maqueie” o vídeo, sempre pode aparecer alguém muito devoto do Youtube para denunciar seu vídeo e seu canal.

Por isso, os riscos são altos ao utilizar vídeos de outras pessoas.

Se eu postar vídeos de programas de Tv e for denunciado, o que vai acontecer?

Quando você usa vídeos da Tv, não demora muito pra alguém denunciar. Principalmente se for um programa que já tem canal oficial da emissora de televisão, ou um programa cujos vídeos são postados no site da emissora! Esses rapidamente são identificados no youtube, muitas vezes logo após postar o vídeo!

Quando o seu canal é pego como infrator das diretrizes da comunidade, você recebe um aviso de direitos autorais e uma solicitação para remover o vídeo. Se for um vídeo que já foi postado em outros canais e denunciado, então o próprio Youtube remove o seu vídeo e lhe dá uma punição!

Em alguns casos, seu canal recebe apenas um aviso, em outros, seu canal recebe uma punição de 3 ou 6 meses. E em outros casos, você perde o canal completo com todos os vídeos nele! Não podendo mais acessar nem mesmo pra baixar seus próprios vídeos.

Detalhe: Você pode perder o canal ao postar 1 único vídeo com direitos autorais, mesmo que seja um canal com centenas de vídeos próprios e conhecido na internet.

Então, Quando Posso Usar Vídeos de Terceiros no meu Canal ?

As únicas situações onde você pode usar vídeos de terceiros, são quando você tem permissão para usar, quando o vídeo é classificação Creative Commons e quando você faz documentário estilo revista e precisa mostrar nos vídeos a imagem ou vídeo de um famoso que esta em evidência, nesse caso, você associa a uma empresa que pode lhe proteger, as chamadas: Network! Que cuida do seu canal e leva parte dos ganhos também.

Quando o vídeo é classificação Creative Commons, significa que pode ser re-publicado em qualquer lugar! O creative commons é identificado pelo símbolo de 2 letras C’s com um círculo em volta.

Qual cuidado devo tomar para não ter meu vídeo removido do Youtube?

Se você cria seus próprios vídeos, logo eles são originais e não infringem as diretrizes da comunidade do Youtube. O cuidado deve ser ao usar vinhetas, você precisa ter certeza de elas não possuem direitos autorais.

E se for falar de algum famosos, alguma série, ou programa de Tv, tome cuidado ao usar pedaços de vídeos deles. Prefira mostrar apenas imagens do que vídeos, mesmo que seja pedaços.

E se o meu canal já tem vídeos de terceiros?

Se você já esta usando vídeos com direitos autorais, o melhor a fazer é removê-los antes que sejam denunciados e você corra o risco de perder o canal inteiro. Em todo caso, você deve considerar começar um novo canal que não carregue esse fardo de culpa por estar infringindo as diretrizes da comunidade. Veja mais aqui.

Se o vídeo já tem muitas visualizações e você quer continuar com o canal, coloque ele como Privado! Assim, não ficará visível para ninguém, o que impede de qualquer pessoa denunciar o vídeo.

Esta Gostando desse Artigo?

Inscreva-se para Receber Atualizações - É Gratuito!

 

 

Confira também nosso mega artigo com 7 Fatores pra Colocar Vídeo na Primeira Página do YouTube

.

Se você tem um canal no Youtube, ou pretende ter, inscreva-se no curso Youtube Adsense e comece a trabalhar por conta, sendo um parceiro do Youtube!

⇛ Acesse Youtube Adsense ⇛

Sobre o autor | Website

Empreendedor Digital a full time, com escritório em casa, sendo blogueiro, afiliado, produtor e além de tudo um pai dedicado, esposo amado e seguidor de Cristo. Iniciou oficialmente na internet em 2011 como blogueiro, sendo Top Afiliado de vários produtos ao longo dos anos, trabalhando sempre com tráfego orgânico!

É autor de vários blogs e treinamentos em nichos de mercado diversos, utilizando blogs e canais no Youtube! Lançou em 2017 a Agência Sempre Navegando e contribui com o sucesso de mais de 1.800 alunos!

Como Criar um CANAL VIRAL no Youtube

Não acredita? Então não se inscreva e nunca vai saber
Inscrição Gratuita e 100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!