Email Marketing Manassés Moraes

Email Marketing Esta Morrendo… O Efeito Mobile

Quando o assunto é email marketing, aprendemos desde a década passada que o dinheiro esta na lista, também ouvimos muito os experts dizendo que a sua lista é o seu ativo e se você tem uma lista, você pode imprimir dinheiro ao enviar um único email.

Isso tudo é verdade, eu mesmo já fiz mais de mil reais em vendas com apenas um único email enviado. Porém, após algum tempo experimentando outros nichos de mercado e fazendo testes variados para gerar vendas de muitas formas eu percebi que o email marketing esta ficando ultrapassado e sem valor, as pessoas estão deixando de usar email para se comunicar.

Hoje em dia, as novas gerações se comunicam pelo inbox no Facebook, uma vez que todo mundo tem o app do Facebook no celular, logo podem conversar a qualquer hora do dia. Outro grande incentivador é o Whats App que conquistou o Brasil e hoje quem não tem Whats App esta fora de moda e ultrapassado.

Quando pegamos o número de telefone de alguém, a pergunta do passado era: Qual a operadora? Agora, essa pergunta ficou ultrapassada. Os jovens não perguntam mais sobre isso, pois o que importa é saber se tem Whats…

whatsapp vai dominar o mundo dos negocios

Qual Nicho de Mercado Não Usa mais o Email?

Todo e qualquer nicho de mercado que tenha um público jovem, dificilmente irá usar o endereço de email. Eles sempre vão optar por falar pelo WhatsApp ou inbox. Eu acredito que não vai demorar muito para surgir um aplicativo concorrente do WhatsApp. E o problema é que os jovens de hoje ditam o futuro de amanhã.

Em todo nicho de mercado que eu trabalho, gosto de usar a mesma estratégia. Eu posto conteúdo gratuito em um blog ou no youtube e faço posicionar nos buscadores. Após o posicionamento, quando aquele conteúdo esta recebendo um bom número de visitas diárias, eu coloco links para páginas de captura que vão oferecer um brinde em troca do email das pessoas; e começa o trabalho de email marketing.

É muito bom aplicar essa técnica em outros nichos que não sejam ganhar dinheiro ou emagrecer. Por que em outros nichos as pessoas não estão acostumadas com páginas de captura e por isso a conversão é muito maior. Quando o email marketing não funciona, eu coloco o link direto ao produto para testar, se não funcionar ou se a conversão for muito baixa, eu volto a capturar contatos enquanto penso em uma nova estratégia com os emails.

Porém, alguns nichos não funcionam com email marketing. E eu vou te dizer o porque. Na verdade, tenho listas com mais de 10k de contatos de alguns nichos de mercado, mas que não geram uma única venda. A abertura, os clicks e a interação é muito baixa.

E quando envio conteúdo, recebo várias respostas do tipo: Não tem como me enviar pelo WhatsApp? É aí que esta o motivo do por que o email marketing esta morrendo.

o futuro dos negocios sera mobile

O Trabalho Feito em Vão – Cuidado!

Quando a primeira pessoa me fez essa pergunta alguns meses atrás, eu ignorei. Afinal, uma andorinha não faz verão. Então, quando recebi o segundo, o terceiro e logo vários emails de resposta com a mesma pergunta: ” Oi, gostei do conteúdo, mas acesso raramente o email, você pode me enviar essas coisas pelo WhatsApp? “

Isso me assustou e me decepcionou. Por que fiz um baita trabalho e capturei milhares de contatos pra descobrir que os caras não acessam o email, mas se interessam e muito pelo assunto, porém preferem ser notificados pelo Whats.

O que você acha disso? O marketing digital vai migrar para o mobile 50, 60 ou 80% ? E em quanto tempo isso vai acontecer? E como devemos nos posicionar diante disso? Imagina acordar um dia e descobrir que sua lista de email não tem mais valor nenhum e que você terá que começar do zero de novo e dessa vez 100% Mobile?

Mas Calma…. Isso ainda não Virou Febre!

mercado mobile - a nova ondaEu sei eu sei, é assustador imaginar uma coisa dessas. Mas como você deve ter percebido, isso esta acontecendo em alguns nichos de mercado. Não são todos. E talvez demore muito pra essa moda chegar em outros nichos.

Afinal, o nicho de marketing digital é o nicho que ensina as pessoas a trabalhar pela internet, e enquanto o marketing digital continuar ensinando a capturar emails, ele estará protegido contra o WhatsApp. Ou seja, todos os clientes do marketing digital são os mesmos que querem aprender a trabalhar com marketing digital. O que significa que esses clientes vão continuar usando seus endereços de email.

Mas e quando, alguns clientes começarem a perceber que email marketing não funciona no nicho de mercado deles? Eles vão começar a desconfiar do marketing digital, desacreditar da pessoa que lhes ensinou dizendo que o dinheiro esta na lista e etc… Ou vão abrir a mente e perceber que o marketing digital esta ultrapassado e serão aqueles que vão revolucionar o mercado com novidades.

O que Podemos Fazer pra Não ser Pegos Despreparados?

Existe uma solução simples para que você não venha a acordar no futuro e acabe descobrindo que sua lista não existe mais. Ou então, se você deseja explorar outros nichos, já tenha isso em mente, que nem todo nicho de mercado funciona com email marketing. Alguns como os que eu descobri, funcionam parcialmente melhor com Whats e outros somente com Whats App.

A solução é transformar o seu negócio em mobile o mais rápido possível. E você pode começar com coisas simples. Como por exemplo, criando um aplicativo de celular para sua marca, sua fanpage, seu blog e etc. Isso já vai aproximar e atrair aqueles que não usam mais o email. Se houver alguma fatia da sua audiência que só acessa a internet via mobile, então você já vai conquistando essa galera. Click Aqui para baixar nosso ebook especial Negócios Mobile.

 

Sobre o autor | Website

Empreendedorismo digital não é apenas obter uma renda extra, mas é um estilo de vida onde seu negócio trabalha pra você online. Uma forma simples, honesta e divertida de viver. Nesse blog, pretendo ensinar um pouco do sei sobre como ganhar dinheiro pela internet.

Ebook Gratis! 3 Dicas Secretas pra Ganhar Dinheiro na Internet

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!