Pagina de Captura Manassés Moraes

Série Ganhar Dinheiro com Blog: Práticas de Email Marketing

Email Marketing

Olá meus caros leitores. Hoje estamos na lição de número Quatro! Isso é metade da série de 8 lições para ganhar dinheiro com blog na internet. E agora você vai aprender algumas práticas de Email Marketing para maximizar os resultados com sua lista de contatos.

Na lição de número dois, falamos sobre lista de contatos, vimos sua importância na hora de promover produtos e deixei bem recomendado o Aweber como melhor gerenciador de listas e poderoso auto responder para prática de Email Marketing. Mas nessa lição, vamos aprender algumas técnicas de email marketing para que você potencialize seus resultados ao enviar emails para sua lista.

Obviamente você deve ter uma lista de contatos, e para criar sua lista de forma eficiente e rápida recomendamos o Ignição de Marketing que custa apenas R$ 87,00 reais e vai mostrar para você várias formas de capturar o contato do seu visitante/leitor e ir construindo sua lista de forma eficiente capturando de 10 a 20 contatos todo dia com seu blog, igual eu faço aqui no Ganhar Dinheiro Sempre.

E-mail Marketing – Conceito Básico

email marketing

O email marketing serve para que você crie um relacionamento com seu leitor e potencial cliente. É como o Rui Ludovino disse em sua palestra no Evento Afiliados Brasil, ele citou que: As pessoas compram de quem elas gostam, conhecem e confiam! Pensando nisso, o email marketing deve ser usado três vezes mais, para criar vínculos e amizades, do que para promoções e etc.

Porém, quando se esta no mundo dos negócios, sabemos que nossos contatos estão interessados em oportunidades e muitos caem na tentação e vivem a enviar emails na tentativa de enfiar oportunidades garganta abaixo, até que as vendas aconteçam. Corra desse tipo de lista, pois geralmente quem faz isso, não te dará suporte nenhum depois.

Quantos emails enviar para a lista?

Confissões a parte, mas quando eu comecei, enviava um email todo dia para minha lista. E nem sei como eles me suportaram por tanto tempo! Mas para ser sincero com você, só o tempo é que vai lapidá-lo a trabalhar de forma cada vez melhor e mais profissional.

Pois quando eu me toquei que estava enviando emails demais, logo parei. Fiquei um tempo sem enviar e fui cobrado por um leitor! Ele queria saber se eu não iria mais enviar emails. Com isso, a gente vai aprendendo até chegar na frequência ideal.

Tudo depende de testes. Mas uma boa frequência de envio é 01 por semana. Isso no seu Folow-up! Pra quem não sabe, Folow-up é o auto responder com emails programados onde você decide de quanto em quanto tempo eles serão enviados. Então, para emails agendados 01 email por semana esta de bom tamanho.

Considere que você não pode fazer um acompanhamento muito próximo, do tipo que envia 1 email a cada 2 dias por exemplo! E porque não? Ora porque sempre vai surgir a necessidade de enviar uma newsletter ou broadcast. Esses são os emails de ultima hora quando surge uma oportunidade ou notícia urgente, logo você precisa de enviar um emails para toda sua lista avisando!

O acompanhamento muito próximo te causa problemas nessas horas. Pois se você já cutuca seus leitores a cada 2 dias, o seu broadcast corre o risco de chegar junto a outro email seu de folow-up! Logo aquele contato vai receber dois emails seus no mesmo dia e isso irrita ao ponto dele sair da sua lista, principalmente se a concorrência no seu nicho for grande!

Só existem dois motivos para eles saírem da sua lista!

As pessoas vão sair da sua lista por apenas dois motivos. Ou você esta irritando eles, ou essa pessoa não é o perfil de prospecto para o seu negócio, ou seja, ela não tem interesse no seu trabalho e caiu na lista por outros motivos. Mas são basicamente dois motivos mesmo, logo quando alguém sai da lista o motivo é das duas uma!

Como Irritar o Prospecto: Essa é uma tarefa fácil de concluir.

  • Você pode irritá-los mandando muita propaganda.
  • Pode irritá-los utilizando um auto responder que não entrega os emails, logo eles não recebem o brinde que você prometeu.
  • Pode irritá-los ao enviar conteúdo sem qualidade.
  • Pode irritá-los por enviar conteúdo demais.
  • Pode irritá-los ao não responder os emails.
  • Pode irritá-los ao não cumprir o que promete.

Se você esta em um nicho de mercado concorrido, logo seus leitores tem muitas opções e pode acreditar que eles estão cadastrados em várias outras listas viu! Então se você não conquistá-los, rapidamente eles sairão da sua lista.

Como dizem os profissionais, é melhor que eles saiam da lista do que fiquem lhe dando custo sem comprar nada! Mas se eles são potenciais e se interessam pelo seu tipo de negócio, a única coisa a fazer é conquistá-los e pronto! No futuro vai valer a pena. Você não pode ficar a perder contatos para os concorrentes por causa de pequenos detalhes.

Lembre-se bem de uma coisa, quanto mais concorrência, mais chances de você perder o seu prospecto! Pois para eles, quanto mais opções, menos eles precisam se prender a você! Por isso, procure ter um diferencial e fazer valer a pena para eles. Responda sempre algumas perguntas:

  • Porque eles devem ficar na minha lista?
  • O que eu tenho de diferente do concorrente?
  • O que eu faço por eles que ninguém mais faz?
  • Qual o nível de qualidade do meu trabalho e do meu conteúdo?

Como deve ser a formatação dos emails?

No Círculo dos Milionários o Rui nos ensinou a formatação que mais deu resultados para ele. Porém, isso não quer dizer que devemos ficar presos a esse modelo. Por isso, recentemente eu estou testando formatações diferentes. E em uma delas consegui melhores resultados em conversão. Lembre-se sempre que TESTAR faz parte do trabalho de qualquer blogueiro e em qualquer nicho de mercado.

Você pode realizar vários testes com sua lista, mantendo uma distância no envio de emails! Experimente enviar emails com foto, outros sem foto nenhuma. Envie com o logo do seu blog e outros sem logo nenhum. Anote as estatísticas em uma planilha do Excel para comparar os resultados depois.

Nessas horas é importante ter um auto responder eficiente que possa lhe mostrar o máximo de estatísticas possível. Levantar dados e informações da sua lista para compará-los é o melhor caminho para conseguir taxas de abertura mais altas resultando em mais vendas e conversões.

Top 12 assuntos que geram altas taxas de abertura!

Os assuntos dos emails são os responsáveis em fazer o seu contato abrir o e-mail ou descartá-lo! Isto quando o seu serviço de auto responder não manda pra caixa de spam! Ou pior ainda, alguns serviços gratuitos de email marketing que estão em inglês acabam traduzindo o assunto para o inglês.

Esses dias um amigo meu estava comentando comigo que um blogueiro que usa um serviço gratuito para envio de emails mandou um email e no assunto dizia: “Friend”. Ele provavelmente quis escrever no assunto a palavra “amigo”, mas o serviço gratuito dele deve ter traduzido e ficou em inglês.

Evite pagar esses micos com serviços gratuitos. E quando falo de gratuitos, ficam de fora aqueles que começam grátis e depois se tornam premium após um determinado número de prospectos, como o E-goi, Email Chute, Trafic Wave e etc. Veja abaixo a lista de 10 assuntos que geram altas taxas de abertura:

  • Muito Obrigado!
  • Me desculpe..!
  • Vídeo gratuito…
  • [Importante]
  • Má Notícia !
  • Trabalhe Comigo
  • Cuidado com…
  • Brinde grátis
  • Esse Bônus é só seu!
  • Como ganhei R$ x.xxx,xx em tantos dias
  • Esse já era
  • Aqui o seu pedido

Tudo bem! Concordo que alguns assuntos ai em cima, são extremamente apelativos. Mas entenda que seus leitores estão em várias outras listas dos seus concorrentes. Logo você esta concorrendo até nisso, tentando fazer com que o leitor abra o seu email e não o do concorrente 🙂

E os contatos que nunca abrem os emails?

Esses caras que não estão lendo seus emails precisam ser identificados e cortados da lista o mais depressa possível. Mas primeiro, vamos entender os motivos para um prospecto não abrir o seu email. Veja:

  • Ele não usa aquela conta de e-mail.
  • Ele só queria o brinde.
  • Ele se irritou com seus emails, marcou spam e agora todos caem na caixa de spam!

Para cada situação citada acima, existe uma longa história por trás. Vem comigo e vou resumir pra você uma por uma.

Ele não usa aquela conta de e-mail.

Esse é um prejuízo que você pode correr, quando a pessoa não usa a conta de email, ou quando ela já abandonou aquele email por qualquer motivo. Por isso você necessita de limpar a sua lista e acredite; Dá dó só de pensar que temos que excluir as vezes até 200 emails de uma vez ou mais.

Os motivos que levam uma pessoa abandonar o email são diversos. Ela pode estar desgostosa com o nome antigo no email, exemplo: fulano1995@yahoo.com.br Ou a pessoa amadureceu e já não gosta do email infantil que ela criou há alguns anos, exemplo: ciclano.gatinho@hotmail.com.

Ás vezes você capturou o email da pessoa de forma sutil, como por exemplo através de um link em redes sociais. E existem muitas pessoas que abrem conta no Facebook por exemplo, com emails antigos que nem acessam mais. E essas mesmas pessoas possuem outro endereço de email para trocar mensagens mais importantes com seus amigos e familiares.
Nessas horas é que você percebe o quanto esse web-mundo é cruel 🙁

Ele só queria o Brinde!

Essa situação é complicada mesmo. Quando a pessoa só quer o brinde, muitas das vezes ela não vai nem usufruir do mesmo, na verdade é o tipo de pessoa que gosta de juntar vários arquivos no seu computador, pois para ela o que importa é a quantidade. Outros, vivem pegando brindes e tudo quanto é lugar para tentar reutilizá-los de várias maneiras, algumas até bizarras.

Já vi alguns e-books que são oferecidos gratuitamente por ai, sendo vendidos no Mercado Livre. Outros são mais espertos e montam pacotes de produtos para vender todos de uma vez a preço de banana. Alguns ainda se dão o luxo de mudar a cara do produto, remover nomes e etc. Nesse caso, não vale a pena ter uma pessoa dessa na sua lista, apague mesmo!

Felizmente no Aweber é perfeitamente possível identificar quem não abre os seus emails e há quanto tempo eles não abrem os emails. Com o Aweber você pode separar aquele grupinho de emails que não abrem suas mensagens e fazer testes com eles para ter certeza de que são emails frios e apagá-los seguramente.

O lado positivo de não apagar os emails

Existe um lado positivo? Sim, existe um motivo que pode levar você a não apagar os emails da sua lista, mesmo aqueles que não abrem. Sabe qual? É porque no mercado do Internet Marketing o que vale mais do que qualquer outra coisa é a lista. E o tamanho da sua lista, digo quantidade de emails, pode abrir algumas portas e parcerias, por exemplo! Isso não é muito exemplar mas não duvide, alguns fazem isso, mesmo sem perceber.

Faltou alguma coisa? Tem certeza que não faltou nada? Comente se descobrir…

Sobre o autor | Website

Empreendedorismo digital não é apenas obter uma renda extra, mas é um estilo de vida onde seu negócio trabalha pra você online. Uma forma simples, honesta e divertida de viver. Nesse blog, pretendo ensinar um pouco do sei sobre como ganhar dinheiro pela internet.

Como Fazer Capa pra Isca Digital de Alta Qualidade Assine, Assista e Baixe Agora

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

6 Comentários

  1. Douglas Souza disse:

    Olá Manassés..
    Ótimo artigo, é realmente você me convenceu, o Aweber com certeza é o melhor. São muitas Funcionalidades!

    Acabei de adquiri-lo e estou louco e muito ansioso para começar a montar minha lista de verdade.

    Grande Abraço e Obrigado mais uma vez!

    View Comment
  2. Olá meu caro Manassés,

    Tenho uma opinião sobre a frequência dos e-mails…
    Mandar todos os dias, ou dia sim dia não, ou ainda, mais espaçados e etc. Isso depende de como nós educamos a lista.

    Se desde o início, eu educar minha lista com a frequência dos e-mails, e com os temas do mesmo… será muito mais fácil convertê-los.

    Show de bola esse post sobre e-mail meu chapa.

    View Comment
    • Manassés Moraes disse:

      Olá Juliano,

      Você mencionou algo interessante amigo. Concordo contigo que a educação que damos para a nossa lista também influência na possibilidade de enviar mais ou menos emails.

      Só justificando: Em alguns casos, inclusive o meu, acabo tendo que enviar de 3 a 5 broadcast por semana! Logo se eu colocar um folow-up a cada 2 dias, meus contatos podem receber até 9 emails em 1 semana. Isso é mais que um email por dia! (5 broad + 4 folow-ups).

      O aweber da a opção da pessoa dizer porque esta saindo da lista, e o motivo mais votado é: , muitos emails… !

      Mas seja como for,, a educação da lista influencia sim na liberdade que você tem de enviar emails. isso dá um artigo 😀

      Obrigado por comentar e participar.
      Forte abraço, seja sempre um sucesso!

      View Comment