Empreendedor Digital Manassés Moraes

Empreendedorismo no Brasil – Crescimento Explosivo

Empreendedorismo no Brasil – Crescimento Explosivo

O Empreendedorismo no Brasil, vem crescendo muito nos últimos anos, o brasileiro é um povo empreendedor por natureza, de acordo com uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), com apoio do Sebrae, 4 a cada 10 brasileiros são empreendedores.

Ainda de acordo com esse estudo, essa taxa de empreendedorismo atingiu o seu recorde, se levado em consideração os últimos 14 anos.

Outro dado importante apontado pela GEM é o fato de 56% desses empreendedores terem identificado uma oportunidade no mercado.

Esses números tendem a crescer ainda mais, pois de acordo com especialistas do assunto, essa acaba sendo uma alternativa para os profissionais que perderem os seus empregos. E por incrível que pareça, com a crise financeira muito forte, o empreendedorismo no Brasil aumentou ainda mais!

São muitos os que ficaram desempregados e partiram para negócio próprio! E grande parte da classe média e média baixa, iniciaram negócios pela internet. O que se qualifica como empreendedorismo digital.

Tipos de empreendedores

Vale lembrar que em vias de regra existem dois tipos de empreendedores, aqueles que abrem os seus negócios por necessidade. Na maioria das vezes essas pessoas perderam os seus empregos fixos e acabaram optando por abrir o seu próprio negócio.

E o mais recomendado, o empreendedorismo de oportunidade, onde o empresário encontra um nicho ainda pouco explorado e resolve investir nele.

Outro ponto que se mostrou importante quando o assunto é empreendedorismo no Brasil, foi o incentivo dado pelo governo através da criação de algumas regras.

Entre essas iniciativas destacam-se o supersimples, um regime simplificado de tributos para empresas com ganhos de até R$ 3,6 milhões por ano.

E também o Microempreendedor Individual, ou MEI, onde profissionais autônomos conseguem tirar o seu próprio CNPJ e atuar como pessoa jurídica.

E isso, pagando apenas uma taxa mensal, muito abaixo daquelas cobradas antigamente, tais medidas fizeram com que o empreendedorismo aumentasse.

Brasil avança no ranking de empreendedorismo

empreendedorismo no brasilLevando em consideração o estudo citado acima, o Brasil ultrapassou países como a China, que vem mantendo um crescimento constante da sua economia.

Em 2015, o Brasil chegou a ficar no primeiro lugar do ranking mundial, uma amostra de como o povo brasileiro é inovador e cheio de ideias criativas.

Vale ressaltar que a pesquisa realizada pelo GEM começou a ser feita em 1999, e aos poucos diversos países foram aderindo a ideia.

Atualmente, mais de 100 países fazem parte do projeto, no Brasil foram entrevistadas pessoas entre 18 a 64 anos nas cinco regiões do país.

O sonho de empreender também conta nesse número, visto que a pesquisa feita pelo GEM e sebrae, mostrou que o terceiro maior sonho dos brasileiros é serem donos dos seus próprios negócios.

Para entender melhor a importância desse dado, 31% das pessoas entrevistas citaram o desejo de abrir o seu próprio negócio.

Enquanto apenas 16% mostraram interesse em construir uma carreira dentro de alguma empresa, isso demonstra o quanto o empreendedorismo no Brasil, vem ganhando força.

Mas para aqueles que desejam ter sucesso nessa empreitada é essencial investir tempo e se possível dinheiro na formação.

Infelizmente vários desses negócios fecham as portas antes de completar o primeiro ano justamente pela falta de planejamento.

A previsão é que cada vez mais as pessoas entendam que esse passo é essencial para a sobrevivência da empresa.

Hoje em dia o número de micro e pequenas empresas que já conseguem sobreviver o segundo ano passou para 70%, ainda não é o ideal, mais especialistas do Sebrae consideram um grande passo, e muitos brasileiros estão aderindo ao Empreendedorismo Digital.

Para saber mais sobre empreendedorismo e negócios pela internet Clique Aqui

Sobre o autor | Website

Empreendedorismo digital não é apenas obter uma renda extra, mas é um estilo de vida onde seu negócio trabalha pra você online. Uma forma simples, honesta e divertida de viver. Nesse blog, pretendo ensinar um pouco do sei sobre como ganhar dinheiro pela internet.

Descubra o Segredo pra Colocar Vídeo na Primeira Página do Youtube

Não acredita? Então não se inscreva e nunca vai saber.
Inscrição Gratuita e 100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!