Convidados Manassés Moraes

Esqueça o Nicho de Ganhar Dinheiro Online

Esqueça o Nicho de Ganhar Dinheiro Online e Faça Sucesso [Quase Que] instantâneo Com o Seu Blog!

Ganhar dinheiro com um blog pode ser fácil. Existem mais boas oportunidades do que pessoas para tomar proveito delas. Mas a maioria das pessoas escolhe o caminho mais difícil pra seguir. Escolher o tópico de atuação é a tarefa mais importante no seu blog, e infelizmente você deve tomar essa decisão cedo demais.

“Esse artigo é um guest post enviado pelo nosso amigo, leitor e assinante Igor do blog 6 Dígitos. Ele ganhou essa oportunidade por acompanhar o Ganhar Dinheiro Sempre e prestigiar nosso trabalho. Faça como, ele assine nossa newsletter para não perder as oportunidades por aqui! Confira o artigo e depois faça uma visita no blog dele para conferir mais”.

ganhar dinheiro

Similar à escolha profissional quando se chega aos 17 anos, escolher o seu nicho de mercado quando se é iniciante na blogosfera geralmente leva a um caminho: o nicho de “ganhar dinheiro online”. Eu não estou dizendo que qualquer pessoa que começa um blog nesse nicho de mercado não ganhará dinheiro ou não fará sucesso. No entanto, este é o caminho menos fácil pra ser bem sucedido na internet.

Quantas pessoas você conhece nesse nicho? Paulo Faustino, Rogério Job, Manassés Moraes, Fabio Vasconcelos, Felipe Moreira, Moisés Santos, Arlindo Armando, … A lista é interminável. Enquanto ter concorrentes denota a existência de um mercado, muita concorrência que chegou antes se traduz em saturação.

E quando o mercado satura, qual a saída? A segmentação desse mercado. Surgem então no marketing online brasileiro pessoas como Conrado Adolpho, Camila Porto, Jonathan Taioba, Erico Rocha… que se aprofundaram em determinados segmentos do mercado de ganhar dinheiro online, e se especializaram em pequenos nichos. Essa é a tendência para esse segmento da blogosfera.

Mas o que isso tem a ver com você, que ainda não tem um blog, e está pensando em começar um? Primeiro, este é um alerta. Não, eu não estou fazendo reserva de mercado para evitar que outras pessoas entrem nele.

Segundo porque é natural do ser humano fazer escolhas de acordo com o seu interesse. Eu vou explicar.
Um completo novato na internet começa a pesquisar se dá pra ganhar dinheiro com um blog. Como a resposta a essa pergunta é positiva, o próximo questionamento é “como ganhar dinheiro online”. Então esse novato se depara com os blogs acima citados, que, diga-se de passagem, cobrem todo o conteúdo relevante que um novato precisa saber.

Um blog leva ao outro. Ao final de uma semana, esse novato se encontra absorvido por tanta informação sobre como ganhar dinheiro na internet. O que ele pensa? Vou começar um blog. E adivinha em que nicho de mercado? Ganhar dinheiro online!

Por que ele faz essa escolha? Por que ele encontra espaço para mais um blog no mesmo nicho? Talvez. Por que ele quer adicionar mais valor para o mercado? Também. Mas o principal motivo é um só: esse novato teve tanto contato com o mesmo tipo de conteúdo que ele se vê interessado nesse assunto de um forma que só faz sentido pra ele se blogar sobre aquele tema.

É como se ele ficasse cego e não enxergasse um outro caminho. Um exemplo sobre como o nosso cérebro funciona: Quando eu comecei meu treinamento para corridas de rua, eu comprava as 3 principais revistas- Runners World, ContraRelógio e O2. No mesmo mês, três revistas. Acompanhava dezenas de blogs sobre o assunto.

Eu lia tanto sobre o tema que correr era uma grande diversão. Esse era o meu principal lazer, o meu principal interesse depois das minhas obrigações profissionais. Após alguns meses eu comecei a perder interesse sobre o tema. Não pela corrida, mas pelo interesse em ler sobre o tema. Depois que eu parei de ler sobre corrida de rua, não parou muito eu perdi a vontade de correr. O meu novo interesse passou a ser squash.

E o mesmo ciclo se desencadeou. Diante desse cenário, eu resolvi fazer uma pesquisa sobre o tamanho de alguns mercados, e a sua relação com o nicho de ganhar dinheiro online. Utilizando o Google Keyword Tool (pesquisa exata), eu identifiquei que o termo “ganhar dinheiro online” tem 1900 pesquisas mensais no Brasil.

Você sabe quantas pesquisas tem o termo “como adestrar um cachorro”? 5400! Isso significa que tem 150% mais pessoas buscando sobre como adestrar um animal do que pessoas querendo aprender a ganhar dinheiro na internet.

Enquanto essa métrica não é a única pra identificar o tamanho de um mercado, ela dá a noção exata de quantas pessoas estão buscando informações nesse mercado. Se você começar um blog sobre como ganhar dinheiro online o seu público alvo será 1900 pessoas por mês. Se decidir blogar sobre como adestrar um cachorro, o seu público salta para 5400! (mais sobre o tema na edição de agosto do boletim mensal que eu edito no 6digitos).

Conquanto não seja impossível ser bem sucedido com um blog sobre como ganhar dinheiro online, para um iniciante é mais inteligente começar um blog sobre como adestrar cachorros (sobretudo em se tratando de um novato na blogosfera).

Ler e assistir sobre golfe permite a qualquer pessoa debater sobre o esporte, mas como isso ajuda se você se recusa a dar um “swing” (tacada no golfe)? Tenha absoluta certeza do seu interesse no nicho de ganhar dinheiro online. O Manassés Moraes criou um excelente artigo sobre o tema apontando um outro prisma no mesmo assunto.

Sempre que for uma escolha consciente não há mal nenhum em escolher o mercado de ganhar dinheiro. O mal está em escolher o mercado por uma visão distorcida desse mercado, ou porque simplesmente você está adaptado ao seu conteúdo e tema.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais e dê uma passadinha no blog 6 Dígitos!

Sobre o autor | Website

Empreendedorismo digital não é apenas obter uma renda extra, mas é um estilo de vida onde seu negócio trabalha pra você online. Uma forma simples, honesta e divertida de viver. Nesse blog, pretendo ensinar um pouco do sei sobre como ganhar dinheiro pela internet.

Ebook Gratis! 3 Dicas Secretas pra Ganhar Dinheiro na Internet

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

11 Comentários

  1. Olá Manassés, valeu muito as suas dicas. Estou aprendendo e essas informações são de grande importância para os iniciantes como eu.
    Há muitos anos atrás fazia uma revista sobre bichos de estimação, resolvi retornar a revista em forma de blog, iniciei por minha paixão que é dos animais de estimação.
    Hoje muitas pessoas estão pedindo para fazer a revista impressa.
    Mais uma vez obrigado pelas dicas de todos.

    View Comment
  2. Esse mercado realmente está muito saturado. Eu optei por um caminho muito diferente quando comecei a "blogar". Eu criei um blog sobre cultura jovem na Baixada Santista, região que moro. É extremamente segmentado e sei que não vou conseguir ganhar dinheiro com Adsense e outros afiliados.

    Mas, esse blog me trouxe muitas oportunidades de trabalho como freelancer e fixo. Tanto, que, hoje estou trabalhando somente em casa como freelancer e criei novo blog em que dou dicas para novos freelancers, como eu.

    Mas, percebo que o mercado de blogs de ganhar dinheiro estão realmente saturados. Este parece ser o caminho mais fácil para quem deseja ganhar dinheiro. No dia da mentira o Paulo Faustino fez um post muito interessante no Escola Dinheiro que falava dicas para ganhar dinheiro fácil na internet. Na piada, ele deu mais ou menos os mesmos conselhos que vocês.

    Abraços!

    View Comment
  3. John Silva disse:

    Olá Manassés!

    Olá Igor!

    Artigo extremamente bem elaborado!

    Parabéns!

    Isso acontece todos os dias, quando as pessoas buscam por ganhar dinheiro na internet todas são levadas aos sites e blogs que falam sobre o assunto, consomem tudo o quanto podem e acabam por criar blogs no mesmo nicho.

    Acredito que se todos conseguissem aprender um pouco mais sobre seguimentação de público alvo, teriam resultados bem maiores.

    Mais uma vez, parabéns pelo excelente artigo Igor!

    Abraços!

    View Comment
  4. denilson disse:

    Igor

    Isto é a mais pura verdade. Este nicho está saturado, amarrotado de blogs que tratam do mesmo assunto. Quem deseja criar um blog deve se aprofundar, conhecer um outro assunto menos concorrido e assim as possibilidades de sucesso serão maiores.

    Sucesso

    View Comment
  5. Igor Carvalho disse:

    Manasses, concordo plenamente. E acho que dá pra resumir o artigo e o seu comentário com o seu último parágrafo:
    " para expandir o mercado, precisamos renovar esse tráfego, ir atrás de pessoas novas, audiência renovada! E uma das formas de fazer isso na minha opinião, é entrando em outros nichos de mercado".
    Abraços.

    View Comment
  6. Manassés Moraes disse:

    Olá Igor.

    Belo artigo você escreveu meu caro. Pegou um assunto polêmico. Se me permite opinar também, acredito que o mercado esta saturado sim, mas não por falta de pessoas (clientes) mas por que o público não se renova tão rápido e fácil como em outros nichos.

    Exemplo; Todo blog nesse nicho quando começa a crescer, logo começa a investir em artigo patrocinado, foi o que eu fiz e muitos outros fizeram. Isso nos gera tráfego e aumenta nossas listas consideravelmente. Porém, o público é sempre o mesmo!

    Digo, quem esta na minha lista também esta na lista de vários outros blogueiros. Pois anunciamos uns nos blogs dos outros, e comentamos uns nos blogs dos outros. Logo o público dificilmente se renova. ficamos disputando pela atenção das mesmas pessoas por muito tempo. Essa é a primeira fonte de tráfego de um blog nesse nicho. O tráfego que vem de outros blogs.

    A segunda fonte de tráfego é o Google. Porém, também os que pesquisam no Google são do mesmo mercado. São pessoas que já sabem que é possível ganhar dinheiro na internet e muitas estão procurando novas "fórmulas". E a maioria já esta em algum negócio ou já esteve em algum negócio.

    O pouco de tráfego novo que vem do Google, digo as pessoas que estão pesquisando sobre isso pela primeira vez, se divide entre os blogs que estão concorrendo a primeira página. Logo torna-se difícil você conseguir renovar o público. (A pior parte é o tipo de educação que esses novatos recebem ao visitar os blogs que estão na primeira página).

    Trabalhar em casa é o sonho de pelo menos 80% da população, mas muitos não sabem que isso é possível, por isso não pesquisam sobre isso. Outros até sabem que é possível mas não confiam em ninguém na internet porque tudo para eles é golpe e pirâmide. (Agradeça aos educadores por ensinar que tudo é pirâmide).

    Logo para expandir o mercado, precisamos renovar esse tráfego, ir atrás de pessoas novas, audiência renovada! E uma das formas de fazer isso na minha opinião, é entrando em outros nichos de mercado, ou seja, criar um blog em outro nicho, conquistar a confiança dos leitores por lá e depois trazê-los para o nicho de ganhar dinheiro.
    Assim você terá um público 100% novo e exclusivo por que confiam mais em você do que em qualquer outro.

    Forte abraço, seja sempre um sucesso!

    View Comment
  7. Muitos mercados estão saturados. O grande lance é procurar um ângulo novo ou ainda inexplorado. Isso vale até para os mercados que ainda não estão saturados. Em qualquer negócio, quando você busca ou tem novas ideias, suas chances aumentam consideravelmente.

    View Comment
    • Igor Carvalho disse:

      Gerson, exatamente. Temos que apresentar um diferencial. Isso ainda é mais importante em mercados saturados ou próximo da saturação.
      Mudando um pouco o foco, tomo por exemplo o nicho das blogueiras de moda. O sucesso delas é tão impressionante que a maioria das adolescentes começam um blog sobre moda, sem qualquer diferenciação. Embora elas possam ser novas "garotasestupidas.com", as chances são remotas, se não se diferenciarem e não se especializarem.

      View Comment
  8. João ZImmermann disse:

    Olá Igor, realmente é verdade, como você falou, o mercado está saturado, mas não está fechado, por um lado, incentiva novas ideias, novos rumos a serem tomados, novas formas surgem, é o lado positivo, claro que o negativo é a saturação, mas temos que correr atrás descobrir novas formas, muitas vezes oportunidades estão abertas em nossa frente, mas estamos tão cegados com outras coisas fúteis que a oportunidade passa e não volta mais…. Parabéns pelo post….

    Um forte abraço e sucesso!

    View Comment