Youtube Manassés Moraes

03 Exemplos de Roteiros pra seus Vídeos no Youtube

03 Exemplos de Roteiros para usar com seus vídeos no Youtube, seja canal de vlog, humor ou vídeo aula; é o que você vai conferir no artigo de hoje.

exemplos de roteiros pra-videos-youtube-blog-empreendedorismo-digital

Escrever roteiros pra seus vídeos no Youtube pode ser uma tarefa extremamente difícil para quem nunca o fez. Mesmo se você já gravou vários vídeos sem roteiro, no dia em que entender a importância do Roteiro, terá dificuldades de realizar.

E ficava me perguntando, pra quê usar roteiro? Pra um vídeo de menos de 10 minutos? Porém, as vantagens de um roteiro são muitas, pois você consegue por exemplo, garantir que irá falar no vídeo somente o que mais importa, uma vez que o vídeo, ficará pra sempre no ar, é importante que ele seja extremamente objetivo, para não envelhecer com o tempo e não ser ultrapassado facilmente pelos concorrentes.

A Importância do Roteiro de Vídeo

Permita-me contar o que aconteceu comigo. Quando comecei a gravar meus vídeos, nunca precisei de roteiro. Pois estava falando de algo que gostava, tinha sempre a informação fresquinha na memória, porém, a vida foi ficando mais difícil, cheia de responsabilidades, desafios e compromissos.

E assim, minha mente estava ocupada com muitas coisas, de maneira que foi ficando mais difícil se concentrar no conteúdo que iria falar no vídeo. E a informação que antes, era fresquinha na memória, já não estava mais tão acessível assim.

Dessa forma, tendo um roteiro, eu consigo deixar a informação no papel, podendo usar minha cabeça livre apenas para raciocinar nos muitos problemas, desafios e preocupações da vida, não tendo mais que me preocupar em decorar ou memorizar o que vou falar no vídeo, o que abre a possibilidade de gravar vários vídeos em um único dia sem “torrar os miolos”.

Percebeu a importância do roteiro? Espero que sim. Vamos ao que interessa.

Exemplos de Roteiros pra Vídeos

Roteiro de Vídeo Aula

Para um roteiro de vídeo aula, vamos entender o corpo do vídeo, sendo dividido por partes, para obter uma melhor compreensão do que será transmitido e garantir que será objetivo.

Introdução: Sobre o que se trata. Na introdução é onde você deve falar rapidamente o que será feito nesse vídeo. Tente responder as perguntas:

  • O que vou ensinar nesse vídeo?
  • Qual a importância de aprender isso?
  • Como esse conhecimento é útil para o aluno?

Dessa forma, você começa o vídeo mostrando já o que o aluno irá aprender, podendo mostrar também a diferença que esse novo conhecimento irá fazer no dia a dia do aluno.

Desenvolvimento: Sequencia da aula. Qual o passo a passo que a aula irá seguir. Organize as informações a serem transmitidas com cautela, por ordem de prioridade ou sequência natural para conseguir absorver a informação e colocar em prática.

Você pode organizar as informações do desenvolvimento em ordem crescente, por grau de importância! Começando pelo menos importante em direção ao mais importante! Assim, a aula vai ficando mais interessante a cada minuto. O que é melhor, do que uma aula, que fica menos interessante a cada minuto.

Tente responder as perguntas:

Esta Gostando desse Artigo?

Inscreva-se para Receber Atualizações - É Gratuito!

 

 

  • O que o aluno precisa entender primeiro antes de aprender a fazer isso?
  • Quais os conceitos e termos técnicos ele precisa dominar para compreender a explicação da lição?
  • Quais exemplos comuns do dia a dia, podem ser usados para ajudar a ilustrar a lição?
  • Quais as principais dificuldades para quem esta começando?

Assim, você consegue se preocupar em ser direto, mas objetivo, sem deixar passar as principais dúvidas que seu aluno provavelmente irá ter durante a aula.

Conclusão: O que podemos fazer agora que aprendemos isso. Na conclusão é importante mostrar o poder, capacidade, nova habilidade ou possibilidade que o aluno agora tem, uma vez que consideramos que ele aprendeu o que foi ensinado.

Na conclusão é onde você mostra o novo potencial do aluno, agora que ele já adquiriu esse novo conhecimento, para que ele possa abrir os olhos para novas possibilidades, ou ficar empolgado com essa nova habilidade, o que levará o aluno a desejar se aprofundar mais no assunto.

Revisão: Resumo rápido da aula. A revisão é simples, faça um resumo do que é mais importante. Em alguns casos, é mais legal fazer perguntas para o aluno, pra que ele tenha a chance de testar seus novos conhecimentos, e isso substitui a revisão.

Exemplos de Roteiros pra Vídeos

Roteiro pra Vídeos Engraçados

Quando se trata de vídeos engraçados, que você mesmo vai gravar. O roteiro não tem muito mistério. É importante que você, ou quem vai atuar no vídeo, tenha a habilidade de ser bem humorado, conhecendo a principal regra pra ser engraçado, “exagere tudo”.

Dessa forma, o seu roteiro deve tratar de uma história (normalmente uma história comum do dia-a-dia). E dentro dessa história, você irá acrescentar os pontos de exagero para fazer a ‘graça’ acontecer! E toda boa história possui as seguintes características:

Motivo: Porque a história acontece? O que levou a essa história? O motivo é o que torna a história realista, mostrando ao público que poderia acontecer com eles também. Normalmente, a maioria das histórias, montam um passado que explica o presente. Assim, temos o motivo disso estar acontecendo agora.

Desfecho: É a ação no começo da história que traça uma linha até o final, fazendo a história acontecer e dando motivo para o público continuar assistindo.

Exemplo – Digamos que sua história acontece no faroeste, e um trem desgovernado é o motivo da história, logo o Desfecho é colocar uma ponte quebrada lá na frente!

Dessa forma, toda a história anda nesse desfecho! Ou seja, quando aparece a ponte quebrada na história, o público pergunta: E agora, como eles vão conseguir parar o trem? Ou se o trem vai cair, como eles vão sair do trem a tempo? E essa dúvida é a linha do desfecho, onde toda a história acontece em cima disso. O público continua assistindo porque quer resposta para suas dúvidas.

Com certeza você já cansou de ver situações como essa em filmes.

Clímax: Ponto alto inesperado da história! Algo que o público não esperava acontecer. Lembrando que a história pode ter mais de 1 clímax.

Voltando ao nosso exemplo, na tentativa de parar o trem acontece algo incrível que o público nem sonhava que poderia acontecer, ou algo que o público pensou ser impossível! Ainda é possível conseguir um clímax, fazendo acontecer exatamente aquilo que o público não quer, deixando-os mais confusos ainda sobre o final da história.

Crie uma história assim, depois coloque exageros em cada conversa entre os personagens. Então, terá o seu vídeo de humor. Você pode tanto contar a história, fazendo gesticulações e talvez usando alguns objetos para ilustrar personagens e situações; como pode também encenar a história, caso tenha estúdio, atores e etc.

exemplos de roteiros pra youtube

Exemplos de Roteiros pra Vídeos

Roteiro para Vlog

Para fazer um roteiro para vlog, é importante entender que um vlog possui tema que aponta a um público específico, porém, nem tão específico assim. Por exemplo, o vlog do Nando Moura, defende a moral e protesta a imoralidade, todos os vídeos seguem esse raciocínio, defender a moral, ou seja, defender o que é certo, do ponto de vista conservador, tradicional e muitas vezes bíblico.

Porém, o seu clímax, é que ele defende em tom de protesto, desabafo e condenação! Ele condena a imoralidade, desabafa sobre situações injustas no Brasil, protesta a conduta imoral de líderes e famosos! O seu vlog não precisa ser igual em conteúdo, mas precisa defender uma causa importante, justa, pois assim alcançará muito público!

Defender algo polêmico ou que esta sempre repercutindo na mídia é o caminho para viralização do seu vídeo na internet, porém significa que deve estar preparado para debates e confrontos verbais, já que as pessoas que discordam, fazem isso através de várias redes sociais e muitas vezes, descem aos mais baixos níveis, escrevendo coisas que degradam desde o português até o teclado das mãos sujas que digitam.

Enfim, um vlog é você comentar e dar sua opinião sobre situações gerais que acontecem hoje. É a notícia e a opinião ao mesmo tempo, coisa que alguns telejornais estão começando a fazer na Tv aberta.

Tendo entendido isso e definido o tema do seu vblog, para fazer o roteiro pra seu vídeo você pode usar o seguinte modelo de roteiro:

Chamada a Atenção

Explicar a Notícia

Identificar o Problema

Sua Opinião e Posição

Motivo da sua Posição

Vamos entender cada fase do roteiro.

Chamada a Atenção: Antes mesmo de começar o vídeo, você precisa fazer uma chamada! Essa chamada é que vai ajudar o público decidir se continua vendo o vídeo ou não. Pois através dela, o público poderá ‘medir’ o quão importante é o seu vídeo ou não. Então, capriche na chamada para prender a atenção do público.

Obviamente a chamada deve estar relacionada com o problema e sua posição sobre isso. Numa tentativa de envolver o público com a situação, e a melhor forma é mostrar que o problema também é deles, é nosso!

Explicar a Notícia ou Fato a Ser Comentado! Você inicia o vídeo apresentando a notícia ou fato que deseja dar sua opinião. É importante explicar a história toda e mostrar as fontes, para que o público saiba o quão sério é o assunto.

Identificar o Problema: Uma vez que você fez a chamada, mostrando que o problema é deles, agora deve explicar como surge esse problema a partir da notícia! Muitas vezes o público já identifica o problema sozinho, e por isso mesmo vai a internet pra ver o que estão falando sobre o problema.

Dica: Procure ver se já não existem #hastags sobre o que você deseja comentar. Um bom lugar para isto é o Twitter, que mostra na lateral as principais #hastags do momento.

Sua Opinião e Posição: Agora você já mostrou a notícia, já identificou o problema, chegou a hora de se posicionar sobre isto. E esse é o momento polêmico ou o clímax do vídeo. Pois sua posição nem sempre é o que o público espera. Pois a mídia por si só, impõe um lado para o público seguir. Porém, você deve se posicionar com cautela, pois normalmente a mídia ’empurra’ o povão para um lado por interesse.

Motivo de sua Posição: Você, precisa se posicionar de forma estratégica e lógica, para poder explicar os motivos de sua posição quanto a isso. Normalmente você vai se posicionar contra a mídia, fazendo exatamente o que o público não espera e contrariando todo mundo que te assiste.

E contanto que você saiba explicar de forma lógica o motivo de sua posição, não terá muitos problemas! E é legal que a maioria discorde, pois é isto que vai ajudar a viralizar seu vídeo, trazendo repercussão, comentários, compartilhamentos e tudo mais.

Bom, esses foram os 3 exemplos de roteiros pra vídeos que prometi. Gostou? Agora é só pegar nossos exemplos de roteiros de vídeos e começar a trabalhar.

SE VOCÊ QUISER APRENDER MUITO MAIS SOBRE YOUTUBE, CONHEÇA NOSSOS CURSOS:

Youtube SEO ⇛Tenha uma Chuva de Visitas nos seus Vídeos

 

Youtube ADSENSE ⇛Aprenda a Ganhar Dinheiro com Adsense - Igual aos Youtubers Famosos Fazem

 

Sobre o autor | Website

Empreendedorismo digital não é apenas obter uma renda extra, mas é um estilo de vida onde seu negócio trabalha pra você online. Uma forma simples, honesta e divertida de viver. Nesse blog, pretendo ensinar um pouco do sei sobre como ganhar dinheiro pela internet.

Como Criar um CANAL VIRAL no Youtube

Não acredita? Então não se inscreva e nunca vai saber
Inscrição Gratuita e 100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

1 Comentário