Hospedagens Manassés Moraes

Hospedagem O Que É ? (explicação simples e popular)

Hospedagem o que é? Como funciona? O que é domínio? Quais tipos de hospedagem existem? E o que significa servidor de hospedagem? E no caso de blog, qual hospedagem é melhor? Vamos explicar absolutamente TUDO !! Ou tentar :-p

hospedagem o que é

Hospedagem O Que É ?

Hospedagem o que é? É onde os arquivos (texto, páginas e imagens) do seu site ficam armazenados e, ao mesmo tempo disponíveis para qualquer pessoa possa acessar através do endereço de domínio.

Simplificando mais: Um site possui basicamente textos e imagens, as vezes vídeos também. Esses arquivos não ficam vagando por aí, eles são guardados na hospedagem! Quando você acessa qualquer site, seu navegador faz o download dos arquivos direto da hospedagem, assim, você consegue visualizá-los na tela do seu computador.

Por exemplo, essa página que você esta lendo agora, esta guardada na hospedagem do meu site, que é disponibilizada pelo endereço de domínio, por isso, você consegue ler esse texto agora. Continue lendo para entender mais e melhor.

Existe hospedagem de site grátis? Sim, existem vários sites e empresas esquisitas, do tipo que ninguém conhece, oferecendo hospedagem gratuita! Porém, elas são limitadas, as vezes a empresa desaparece do mapa e você perde todo o trabalho feito; afinal, quando é de graça você não pode reclamar. Por isso, quando usei hospedagens gratuitas, passei muita raiva e não recomendo isso pra ninguém!

O que é Hospedagem de blog

o que é um servidor de hospedagemO que é hospedagem de blog: É normal para quem esta começando, achar que existe diferença entre uma hospedagem de site e uma hospedagem de blog. Mas não existe! Hospedagem é um servidor onde os arquivos ficam armazenados, ou seja, a diferença de um blog ou site são os arquivos, mas o local onde eles ficam (servidor de hospedagem) é o mesmo.

Muitos blogs gratuitos como blogspot e wordpress.org possuem hospedagem própria. No caso, você cria um blog no site deles e utiliza da hospedagem dos mesmos.

Porém, se você quiser um blog profissional, vai precisar contratar sua própria hospedagem, isso significa, contratar um domínio, contratar uma hospedagem e criar o seu blog. O modelo de blog e também site, mais utilizado hoje em dia é o WordPress.

E existem muitas empresas que vendem hospedagem, por exemplo, a Hostinger possui o melhor custo&benefício de hospedagem.

Já o blog WordPress é gratuito, você pode acessar o site wordpress.org e baixar os arquivos. E ao subir esses arquivos em sua hospedagem contratada, você estará fazendo aquilo que chamamos de Instalar o blog wordpress!

Existe hospedagem de blog gratis? Sim, existem serviços gratuitos para quem deseja criar um blog apenas para registrar seus pensamentos ou compartilhar ideias. Porém, blogs gratuitos não são recomendados para quem pretende criar algo mais comercial e profissional, como blog da sua empresa ou negócio.

Qual a melhor hospedagem de blog gratis? Os 2 melhores são o blogspot e wordpress.org. Agora, o melhor entre eles vai depender do ponto de vista. No caso, o blogspot é um serviço do Google, portanto possui um domínio forte que ajuda a aparecer com maior facilidade em mecanismos de buscas. Porém, o wordpres.org não fica longe, possui mais recursos e é melhor para trabalhar.

Qual a melhor hospedagem de blog wordpress? Esse blog que você esta lendo agora é wordpress, e nós já rodamos por várias hospedagens diferentes, hoje estamos orgulhosos e satisfeitos com a Hostinger, saiba mais.

Mas para ter o seu blog profissional você vai precisar de um endereço eletrônico ou também conhecido como domínio e na Weblink você pode obter um destes na internet, a melhor opção é sempre contratar o domínio e a hospedagem juntos na mesma empresa.

O que é Hospedagem de Site e Domínio?

O que é hospedagem de site e domínio? Hospedagem e domínio são diferentes, porém trabalham juntos para um site ou blog funcionar. A hospedagem é o local onde o site fica, o domínio é o endereço eletrônico que digitamos no navegador para encontrar e acessar o site.

E onde encontrar domínio e hospedagem barato? Existem várias empresas de hospedagem, todas fazem a mesma propaganda dizendo que são baratas. Mas segue uma tabela abaixo, para comparar preços de hospedagem junto com domínio, no caso apenas os 2 tipos de domínios mais populares, o ( .com ) e o ( .com.br )

hospedagem o que é

Fonte Aqui.

Entre as empresas de domínio e hospedagem mais conhecidas, temos a empresa Weblink como a melhor opção de hospedagem e domínio para quem deseja começar um site ou blog.

Esta Gostando desse Artigo?

Inscreva-se para Receber Atualizações - É Gratuito!

 

 

Afinal, o que é domínio de site na internet? Domínio é um endereço eletrônico, que te permite acessar um site específico. Por exemplo, esse nosso site é acessado pelo domínio manassesmoraes.com.

E qual a melhor hospedagem de site? Na tabela acima vimos a mais barata, porém, já usei hospedagem da hostgator, uol host, redehost e outras que nem lembro o nome. Isso porque já tive vários sites, e ainda tenho alguns muitos! Em toda essa brincadeira, a melhor é a hospedagem atual que utilizo agora. (na minha humilde opinião). Hoje utilizo a Hostinger, que é uma empresa internacional e possui uma base aqui no Brasil em Florianópolis. E porque eu acho essa ser a melhor? Infinitos motivos, veja nesse outro artigo.

O que é domínio no email? Todo endereço de email (ex; seunome@site.com.br) esta vinculado a um domínio. Por exemplo, o domínio gmail.com pertence ao Google. E o Google disponibiliza emails gratuitos com esse domínio. A mesma coisa os concorrentes do Google, como a Microsoft, que disponibiliza emails no domínio hotmail.com, msn.com e outlook.com.

Assim sendo, quando você contrata um domínio, você pode ter um email personalizado. Por exemplo; Digamos que seu domínio seja assim: minhaempresa.com.br. Então, você pode ter um email assim: seunome@minhaempresa.com.br. “Chic no útil”.

O que são Servidores de Hospedagem

O que são servidores de hospedagem? Servidor é um nome bonito para um computador gigantesco! Servidor de hospedagem é um computador conectado a internet, especializado em guardar/armazenar arquivos e deixá-los disponíveis para serem acessados via internet.

Por exemplo, você tem Facebook? Onde ficam guardadas todas aquelas fotos que você coloca lá no seu perfil? Tipo, em que HD suas fotos no Facebook estão guardadas? Simples, elas ficam no servidor do Facebook, assim como o site e tudo que se vê no Face! sim, arquivos em grupos, páginas, e o Perfil de milhares de pessoas, junto com as fotos de milhares de pessoas ficam tudo no servidor do Markinho. Veja imagens abaixo:

o que é um servidor de hospedagem

interior do predio onde fica os servidores do facebook

hospedagem o que é

Vista de fora! Com um servidor desse tamanho, você pode guardar todas as fotos da sua família, desde o tataravô até os seus tataranetos ! 😀

Pois é, você nunca se perguntou como o Facebook aguenta tanta foto neh ?? Detalhe, esse é apenas um dos prédios de servidores para o site do Facebook, existem outros semelhantes a esse da foto acima, espalhados pelo mundo.

Tipos de Hospedagem de Site

Existem meios de hospedagem alternativos? Sim, existem vários tipos de hospedagem, cada qual com objetivos diferentes, atendendo necessidades específicas do mercado. As principais e mais comuns são:

  • Hospedagem de sites compartilhada (mais comum) Neste tipo de hospedagem, o seu site fica em um servidor que armazena centenas de outros sites, que dividem os mesmos recursos. Fonte.
  • Revenda de hospedagem. É um serviço sob servidores virtuais onde o usuário dispôem de uma cota de um servidor dedicado, seja qual a plataforma for, cota esta em que o usuário poderá vender seus próprios planos de hospedagem. Fonte
  • VPS (Virtual Private Servers) Servidor virtual privado. Ele basicamente é uma simulação de uma máquina dedicada, que roda através de um programa ou sistema próprio em um servidor dedicado, chamado de Node. Fonte
  • Hospedagem Cloud (nuvem). Cloud Computing trata-se de um conceito no qual diversos computadores ou servidores são interligados com o propósito de aumentar a capacidade de armazenamento e processamento. Fonte
  • Servidor dedicado servidor de alojamento dedicado ou servidor de hospedagem dedicado é um computador configurado para processar dados, permitir acesso a arquivos e ou permitir execução de softwares remotamente. Fonte

Quais serviços geralmente vêm agregados a um plano de hospedagem?

Depende do tipo de hospedagem, como vimos acima existem vários tipos de hospedagem. Porém, vamos falar apenas do principal, hospedagem compartilhada. A maioria das empresas (as mais conhecidas) oferece as mesmas opções. Segue abaixo:

  • + Número de Websites Ilimitado
  • + Espaço em Disco SSD Ilimitado
  • + Tráfego Ilimitado
  • + Bancos de Dados Ilimitados
  • + Usuários FTP Ilimitados
  • + Ilimitadas contas de Email
  • + Criador de Sites de Fácil utilização
  • + WordPress 3x Mais Rápido
  • + Domínio Grátis (no plano anual)
  • + Backups Semanais
  • + Suporte 24/7 Dedicado
  • + Processamento e Memória X2
  • + Certificado SSL grátis, garantindo segurança de sites e melhor SEO

Fonte da lista.

Essa lista foi tirada do site da Hostinger, em um plano padrão de hospedagem compartilhada, no valor de 9,49 por mês. Em outras empresas de hospedagem, você vai encontrar igual ou menos itens do que esta listado acima. Isso porque a Hostinger é internacional.

Além dessas possibilidades na lista acima, você também tem:

  • Subdomínios Ilimitados
  • instalador automático de 90+ scripts
  • Suporte PHP
  • Banco de dados InnoDB
  • Ferramenta PHPMyAdmin
  • Acesso FTP
  • Cron Jobs
  • Cron Jobs Avançadas
  • Curl e Curl SSL
  • Streaming de Audio/Video
  • Backups Semanais
  • Garantia de Uptime de 99,9%
  • Reembolso em 30 dias
  • SSL sobre FTP
  • Domínios estacionados Ilimitados

Eu sei, é muita informação para digerir. Mas você pode entender melhor essas listas nesse artigo: Quais as Vantagens de Contratar uma Hospedagem com a Hostinger?

E aí? tirou as dúvidas? Espero que sim.

RESPONDA: Se você fosse criar um site ou blog, qual empresa de hospedagem contrataria? E se você já tem um site ou blog, onde ele esta hospedado? Comente abaixo.

Sobre o autor | Website

Empreendedor Digital a full time, com escritório em casa, sendo blogueiro, afiliado, produtor e além de tudo um pai dedicado, esposo amado e seguidor de Cristo. Iniciou oficialmente na internet em 2011 como blogueiro, sendo Top Afiliado de vários produtos ao longo dos anos, trabalhando sempre com tráfego orgânico!

É autor de vários blogs e treinamentos em nichos de mercado diversos, utilizando blogs e canais no Youtube! Lançou em 2017 a Agência Sempre Navegando e contribui com o sucesso de mais de 1.800 alunos!

Como Criar um CANAL VIRAL no Youtube

Não acredita? Então não se inscreva e nunca vai saber
Inscrição Gratuita e 100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!