Email Marketing Manassés Moraes

Lição 05: Análise de Produtos (Landing Pages)

Olá leitores, visitantes, acompanhantes, admiradores, amigos, parceiros, paraquedistas e bisbilhoteiros! Hoje damos continuidade a série, 8 lições para ganhar dinheiro com blog na internet. Essa é a lição de número 5! E vamos falar de análises de produtos ou landing pages ou resenha de produtos.

E a primeira regra importantíssima é ser objetivo e menos redundante possível. Por exemplo; A primeira linha desse artigo onde eu estou cumprimentando a todos os tipos de visitantes que recebemos, não havia necessidade de citar tantos nomes. Isso é redundância, aceitável em artigos e abominável em resenhas de produtos. Para ser objetivo no máximo, eu nem diria olá pra ninguém, já iria direto ao ponto e pronto!

Por exemplo; A resenha de um produto é o artigo responsável por chutar o visitante direto para a página do produto. Essa é sua única função resumidamente. Além de transmitir confiança ao leitor e deixá-lo mais inclinado á aquisição daquele produto, as landing pages devem ser curtas, atraentes e bem objetivas. “Agora foi bem direto”.

Nós vamos conferir algumas regras, atributos e conceitos sobre a criação de uma boa landing page. E vou falar de coisas que acabei de aprender, por isso ainda não apliquei a teoria na prática. Mas são recomendações que vem de fora do Brasil, agradeça aos nossos amigos americanos por deixar vazar tais informações.

Qual a importância de fazer análise de Produtos?

analise de produtos

Uma landing page é importante para conscientizar ao seu visitante, leitor e seguidor de que o seu blog, a sua empresa ou a sua organização (marca) apoia o produto e o considera de valor ao ponto de indicar para sua audiência. Os visitantes precisam saber que você tem uma parceria com tal produto, porém isso é como uma lança de duas pontas.

Pois depende do nível de confiança que o seu negócio transmite a quem visita ele. Por exemplo; No nicho de ganhar dinheiro o meu maior cuidado é com a primeira impressão que as pessoas vão ter ao chegar no meu blog. Pois a frase “ganhar dinheiro na internet” infelizmente esta assimilada as palavras “golpe”, “pirâmide” e etc.

Então se o nível de confiança que o seu blog transmite não é muito bom, suas conversões com landing pages também serão fracas. Um tempo atrás eu escrevi um artigo para o Dinheiro Mais que é oportuno você conhecer agora, pois fala justamente desse assunto, pois falei de 03 dicas para seu blog causar um impacto positivo nos leitores.

Criar página ou Post?

Escrever a resenha em Página ou Post? Eis a questão! Uma página não aparece no blog como atualização. Na verdade, se você não criar um link para ela seus leitores nunca vão saber que ela existe. Por outro lado, a página permite uma maior personalização conforme o tema do seu blog. Mas o artigo aparece como atualização do blog e fica visível na primeira página do seu blog por algum tempo, podendo ser bem comentado e até compartilhado e isso dificilmente acontece com uma página.

Conforme dizem os profissionais dos states, a forma correta é criar artigos para atrair o seu público e criar páginas para converter o seu público. Ou seja, suas resenhas e landing pages, devem ficar nas páginas do seu blog. E os artigos que são as atualizações do blog é que devem conduzir o leitor para lá.

Dessa forma fica até mais fácil controlar o caminho que o visitante faz no seu blog até chegar na landing page. Pois o Analytics nos mostra as estatísticas separadas para artigos e páginas. Porém, nada melhor do que ter uma resenha bem otimizada na primeira página correto? Errado!

Na verdade, uma regra de conversão que é aplicada por alguns dos maiores profissionais aqui do Brasil e Portugal é que: Você nunca pode enviar o visitante que chega pela primeira vez no seu blog direto para a landing page. Bom, confesso que tenho feito isso! Mas como dizem, o correto é atrair o visitante com o artigo (Post) e nesse artigo você deixa o link para a landing page (Página).

Pense: Se a resenha fica bem posicionada na primeira página do Google e todo tráfego que você recebe vai direto para a página do produto, qual a tendência do que deve acontecer no futuro próximo?

O Google vai notar que as pessoas chegam no seu blog e pulam pra fora dele no primeiro link que clicam. Sua taxa de rejeição fica alta e em breve essa resenha perde posições e seu blog perde autoridade porque os visitantes não ficam no seu blog. Talvez seja essa a explicação do porque seu artigo não esta mais na primeira página. Por isso também que alguns profissionais não aconselham deixar a sidebar cheia de banners.

Levantando um problema!

A melhor forma de iniciar uma resenha é levantando um problema comum do dia a dia do seu público alvo. Afinal, todo produto deve atender uma necessidade e solucionar alguma coisa, caso contrário não adianta promover. Se você esta começando, precisa primeiro conseguir um pouco de audiência, digo visitantes e leitores.

Afinal, como você vai promover alguma coisa sem saber quem são seus leitores e o que eles querem? Bom, construa sua audiência primeiro! Depois identifique os principais problemas do seu público alvo e procure promover algo que resolva esse problema, ou pelo menos metade do problema.

Assim, você já tem base para uma boa resenha! Inicie falando do problema e dos males e prejuízos que esse problema pode levar e depois é hora de entrar com a salvação, ou seja, o produto!

Colocar o produto como Solução

Colocar o produto como solução parece fácil mas não é. Pois você precisa de argumentos para explicar de forma rápida, clara e objetiva porque esse produto resolve o problema, como ele resolve, qual a experiência do criador do produto e quais os benefícios ele traz ao comprador.

Por exemplo; Eu já fiz aqui uma resenha do curso recém lançado, que é o Faculdade do Dinheiro! Esse curso eu acompanhei de perto a criação junto ao meu amigo e parceiro Moisés Santos. Contribui com algumas ideias e etc. Mas agora com meu conhecimento sobre resenha de produtos atualizado, posso identificar meus próprios erros.

Primeiro que eu criei um post e não uma página. Acredito ter sido o primeiro a escrever sobre o curso e por isso estou na primeira página para a palavra “Faculdade do Dinheiro”. Mas isso pode não fazer bem para o blog já que o artigo manda direto para a página de vendas. Se tiver bons resultados vale a pena, mas o longo prazo é mais importante.

Se eu for escrever uma resenha do curso agora, traria o curso como solução para quem não quer ficar comprando vários cursos. Pois este, ensina sobre Facebook, Youtube, Criação de Blog, Email Marketing, Criação do próprio produto e muito mais. Logo você tem um arsenal de conhecimento em um só lugar. Percebe que esse é um argumento que tem mais força do que simplesmente recomendar e apresentar os módulos do curso?

Qual a diferença das Vantagens para os benefícios?

As vantagens e os benefícios são duas características muito parecidas e por isso confundidas pela maioria dos blogueiros. Ao descrever o produto você pode falar das vantagens que ele tem. Porém são os benefícios que mais interessam ao cliente!

Vou continuar usando o curso Faculdade do Dinheiro como exemplo, pois conheço bem o curso, ele é novo no mercado e também conheço a vida do criador do produto. Com algumas perguntas simples, nós podemos identificar e separar as vantagens dos benefícios.

Qual o produto?
R: Faculdade do Dinheiro

O que ele faz?
R: Ensina a ganhar dinheiro na internet. (2 mil nos 3 primeiros meses).

Qual ou quais necessidade(s) do mercado esse produto preenche?
R: Atende a quem deseja iniciar um negócio online a partir de casa, necessitando apenas de um computador com internet.

Quem é o Autor e qual sua experiência?
R: O autor é o Moisés Santos, profissional em internet marketing. Ele ganha dinheiro com blog na internet há mais de 2 anos, usando ferramentas profissionais e técnicas de conversão através dos mais variados veículos de comunicação online.

Existem diversas outras perguntas que nos ajudam a esclarecer. Mas com essas já da pra levantar muitas conclusões. Entenda primeiro que…

VANTAGENS = Diferenciais do produto em relação aos demais produtos no mercado.
BENEFÍCIOS = Resultados que o produto garante aos clientes.

Sendo assim, as vantagens que o curso Faculdade do dinheiro oferecem são:

  • Curso completo que ensina diversas formas de conversão na internet através dezenas de ferramentas.
  • Autor reconhecido e que viveu na prática o que esta ensinando.
  • Curso 100% atual e patriota, trazendo ensinamentos que são aplicados para o nosso mercado e por isso funcionam muito bem para o Brasil.

E os benefícios, como disse são os resultados que o produto traz ao consumidor.

  • Você vai finalmente criar e desenvolver o seu negócio online do zero de forma correta.
  • Você vai ter resultados com seu negócio a partir do 3 mês de aplicação das técnicas ensinadas.
  • Vai ter acesso a informações que vão colocar no seu bolso cerca de pelo menos 2 mil reais por mês.
  • Seu projeto terá suporte e acompanhamento de profissionais.
  • Caso você já tenha um projeto em andamento, agora poderá aprimorá-lo, utilizando das técnicas ensinadas para levar o seu negócio a outro um nível ainda maior.

Não há necessidade de criar uma lista enorme. Você só precisa ter certeza de que esta falando para o público certo, pois as vantagens e benefícios claramente mostram a solução para variadas necessidades e dificuldades que o seu público possa ter.

Detalhamento do Produto! Vai vendo..

Até aqui já temos algumas informações práticas para fazer o detalhamento do produto ao qual você esta promovendo. Você já sabe que deve iniciar com um problema e trazer a solução do mesmo apresentando o produto.

Na apresentação do produto fale das vantagens e benefícios, porém deve ter mais benefícios do que vantagens. E agora chega o momento de detalhar o produto e mostrar as mínimos características que ele possui. Para isso é necessário conhecer bem o produto.

Logo você deve adquirir o produto antes de promover. Se você já é um blogueiro conceituado, pode solicitar o acesso ao produto para ter base e melhores condições de promovê-lo. Mas se não tiver o acesso, adquira para promover somente se valer a pena para você também e não somente para seus leitores.

Exemplo; Alguém cria um produto que ensina a criar blog. No meu caso eu não preciso aprender isso, logo se o produtor não me fornecer acesso eu não promovo pois não vou aprender grande coisa adquirindo o produto, se não for pra aprender algo também, não vale o investimento, além do mais, temos muitos produtos hoje em dia de qualidade de língua portuguesa para promover.

Uma técnica legal e que funciona bem é detalhar cada módulo do produto (se for um curso), e citar pelo menos um benefício que esse módulo proporciona ao consumidor. Feito detalhamento vamos para a finalização.

Corta para o Botão de compra! “”Pode isso Arnaldo?“”

Inserir o botão de compra no final da resenha, ou landing page é um assunto que levanta contradições. Alguns profissionais dizem que isso não deve ser feito de maneira nenhuma, afirmando que a landing page apenas apresenta o produto e envia para a página de venda do mesmo; E esta por sua vez é que deve fazer a venda.

Eu concordo com isso e discordo em partes. Ultimamente temos produtos cuja a página de venda faz uma apresentação de 30 minutos ou mais até que apareça o botão de compra. Isto é para novos visitantes que necessitam de conhecer tudo o que esta sendo oferecido.

Mas como a venda dificilmente acontece na primeira visita, acredito que o botão de compra levando o leitor direto a página de vendas, não á apresentação, mas á página de pagamento mesmo; Possa aumentar consideravelmente as vendas.

Mas por via das dúvidas, gosto e recomendo deixar os dois links em suas resenhas. Infelizmente no caso dos produtos do Hotmart nem todos possuem essa opção. Se você é produtor ou pretende ser, fica a dica para disponibilizar aos afiliados o link direto para a página de pagamento.

Já fiz muitas vendas diretas no Skype onde a pessoa me procura para tirar dúvidas de um determinado produto (olha a importância de conhecer o produto), e após tirar as dúvidas ela decide comprar. Nesse momento eu envio o link da página de pagamento, o que é muito melhor, prático e rápido pra quem já assistiu o vídeo de apresentação.

Vamos ao Bônus dessa lição!

Hoje o seu bônus, é Um e-book que fez um enorme sucesso no passado recente, mas que suas lições ainda estão atuais para você criar páginas de vendas altamente profissionais! E muito do conteúdo pode ser utilizado em resenhas ou landing pages para blogs também! Aplicando os ensinamentos dele você poderá aprimorar suas resenhas.

Não vou citar o nome só pra fazer um suspense mesmo! Se quiser baixá-lo inteiramente grátis. Clique aqui! (Lembrando, que se você já esta na lista, provavelmente eu já te enviei esse brinde ok!).

Sobre o autor | Website

Empreendedorismo digital não é apenas obter uma renda extra, mas é um estilo de vida onde seu negócio trabalha pra você online. Uma forma simples, honesta e divertida de viver. Nesse blog, pretendo ensinar um pouco do sei sobre como ganhar dinheiro pela internet.

Ebook Gratis! 3 Dicas Secretas pra Ganhar Dinheiro na Internet

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

5 Comentários

  1. Olá Manassés,

    É interessante ver o quanto um amigo está evoluindo e os seus artigos ficam mais rebuscados a cada postagem. Você conseguiu trazer à luz muitos pontos de dúvida das landing pages e certamente agregará muito valor aos seus leitores.

    Sucesso juntos!

    View Comment
  2. Douglas Souza disse:

    Nossa Manassés que ótimo artigo parceiro!

    Com certeza vou usar essas estratégias, e a que eu achei muito interessante é de criar resenhas e colocar um link para leva-lo até a sua landing page e assim tem a conversão.

    Nota 10

    Grande abraço

    View Comment