Conteúdo Manassés Moraes

Marketing de Conteúdo – Primeiros Passos Para Gerar Tráfego e Vendas

O marketing de conteúdo é uma das melhores maneiras de conseguirmos tráfego de qualidade para nossos sites e também nos posicionarmos como especialistas aos olhos das pessoas.

Quando dominamos essa poderosa ação de marketing conseguimos ganhar muito mais dinheiro com nossos negócios online, além de criarmos uma excelente reputação em nosso nicho de mercado. Quando comecei o Sucesso Agora não imaginava nem de longe o que o marketing de conteúdo iria fazer por mim.

Em poucos meses de trabalho consegui mais de 15.000 pessoas inscritas em minha lista de e-mails apenas através de tráfego orgânico, ou seja, não paguei nem um centavo em publicidade para conseguir isso.

Já vi algumas pessoas dizerem que o marketing de conteúdo é um trabalho extremamente simples de se fazer. Você cria alguns artigos aqui, outros ali e logo começará a ter uma enxurrada de tráfego em seu blog. Seria bom se isso fosse verdade, mas não é assim que a a coisa funciona.

Assim como em qualquer outra coisa séria que fazemos na vida, quando o assunto é marketing de conteúdo é preciso que pensemos de forma estratégica e que tenhamos a absoluta certeza de que todos os passos estão sendo feitos de maneira correta.

Nesse artigo vou listar 6 passos básicos para você adotar e ter muito mais sucesso em suas estratégicas de trabalho.

Marketing de conteúdo

1 – Comprometa-se a dar o que as pessoas desejam

Esse item tem mesmo que estar em primeiro lugar. É preciso que as pessoas prestem atenção ao seu conteúdo. Eu diria até mais do que isso… É preciso que você encante as pessoas. Crie conteúdo irresistíveis, como por exemplo dicas que elas não consigam encontrar em nenhum outro lugar ou então informações que elas normalmente teriam que pagar para conseguir.

Nesse ponto você precisa entregar muito mais valor do que os seus competidores estão fazendo, pois só assim as pessoas darão preferência ao seu conteúdo. Se você estiver em dúvida de como criar conteúdo para sua audiência pense sempre em como você pode ajudar as pessoas a resolverem algum problema que elas possam ter.

Por exemplo, se você está no nicho de internet marketing, procure ajudar as pessoas a conseguirem mais tráfego para seus sites e suas ofertas, a como montar um funil de marketing efetivo, como usar as redes sociais para ter mais engajamento, etc.

2 – Não crie apenas artigos

Tem um montão de gente que acredita que marketing de conteúdo é sinônimo de criação de artigos em blogs. Embora os artigos sejam parte da estratégia, eles não são as únicas coisas que você pode e deve fazer.

É preciso explorar outras mídias e outras plataformas para que seu conteúdo chegue às pessoas de diversas formas possíveis.

Aqui vão algumas ideias pra te ajudar:

  • Criação de apresentações em PowerPoint no Slideshare
  • eBook que você pode compartilhar com as pessoas em vários sites e também enviar à sua lista de email
  • Grave vídeos. Fazer vídeo marketing é uma das melhores opções de marketing de conteúdo, pois transmite credibilidade e aproxima você do seu público
  • Esteja ativo nas redes sociais. Não publique apenas conteúdos próprios, mas sim compartilhe notícias, eventos e artigos interessantes de outros que podem ajudar as pessoas.

3 – Deixe um gostinho de “quero mais”

Não importa se você vai criar um artigo, um vídeo, um ebook, um áudio ou o que quer que seja. Minha recomendação é que você sempre deixe aquela sensação de quero mais nas pessoas. Isso fará com que as pessoas sempre voltem em busca de novas informações de qualidade.

O segredo nesse ponto é sempre criar conteúdos relevantes e informativos, de modo que as pessoas enxerguem você como um conhecedor do seu nicho de mercado, ou seja, um expert.

Quando você começa a ser visto dessa maneira, naturalmente as pessoas passarão a pesquisar mais sobre você e seu conteúdo, criando um vínculo de confiança, o que resulta em sucesso pra você.

4 – Participe de foruns e de grupos de discussão

Essa estratégia é fantástica para podermos disseminar o nosso conhecimento e nosso conteúdo, mas é preciso que eu dê um alerta pra você: Nada de fazer spam! Falo isso porque boa parte das pessoas só quer saber de jogar um link nesses lugares na “esperança” de que alguma alma caridosa visite seus sites.

Os fóruns e grupos de discussão são excelentes para nos conectarmos às pessoas certas, pois são criadas verdadeiras comunidades nesses lugares, o que é ótimo para atingirmos em cheio o público que mais nos interessa.

A regra aqui é a mesma que já comentei no começo desse artigo: Procure sempre ser útil e ajude a quem precisa.

Por exemplo, se você trabalha no nicho de emagrecimento, procure participar de fóruns e grupos sobre o assunto e comece a interagir com as pessoas dando dicas e compartilhando seus conteúdos sobre alimentação saudável, atividade física e o que mais achar necessário.

O Facebook e o Linkedin são lugares que contém excelentes grupos específicos, o que facilita muito o seu trabalho.

5 – Venda sem ser chato

A última coisa que você pode querer é chatear as pessoas com propostas de vendas sem que antes você tenha dado algum tipo de valor a elas.

Entenda o seguinte para não errar: As pessoas não vão dar a menor importância para seus produtos ou seus serviços se você quiser forçar uma venda logo no começo dos seus conteúdos. O que elas querem saber é COMO você pode resolver os problemas que elas têm.

Contudo, você pode e deve ir preparando sua audiência para que você possa vender alguma coisa a elas, mas isso tem de ser feito de uma forma bastante sutil.

Um bom exemplo é falar sobre algumas objeções que seu público possa vir a ter sobre suas ofertas e usar histórias reais de pessoas que se beneficiaram grandemente por causa de seus produtos ou seus serviços.

Faça isso algumas vezes durante a criação do seu conteúdo e você estará tornando as pessoas muito mais receptivas para quando elas se depararem com sua proposta de vendas.

6 – Tenha estratégias consistentes

A consistência é uma das chaves do sucesso no marketing de conteúdo. Nunca pare de publicar informações e conteúdos relevantes para seu público. Quando mais você fizer isso, maior será a qualidade do seu trabalho e mais pessoas você atrairá para seus negócios.

Meu conselho é que você crie no mínimo um conteúdo de qualidade por semana, independentemente do tipo de informação que você deseja falar. Se você quiser ter mesmo muito tráfego e consequentemente muito mais vendas, será preciso criar conteúdos várias vezes na semana.

Não é incomum você encontrar profissionais de internet marketing que criam artigos e vídeos até mesmo várias vezes por dia. É claro que não basta ter apenas quantidade é preciso focar na qualidade do que você for criar.

Adote essas estratégias para seu negócio de marketing digital e pode ter certeza absoluta de que os resultados começarão a aparecer em pouco tempo.

Um grande abraço e muito sucesso pra você!

– Tiago Simões

Você acabou de ler um guest post enviado pelo nosso amigo e parceiro Tiago Simões, do Blog Sucesso Agora! Você pode conferir muito mais conteúdos relevantes como esse clicando aqui: http://blog.sucessoagora.com/

Sobre o autor | Website

Empreendedorismo digital não é apenas obter uma renda extra, mas é um estilo de vida onde seu negócio trabalha pra você online. Uma forma simples, honesta e divertida de viver. Nesse blog, pretendo ensinar um pouco do sei sobre como ganhar dinheiro pela internet.

Ebook Gratis! 3 Dicas Secretas pra Ganhar Dinheiro na Internet

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Elvis Azevedo disse:

    Boa ótimo Guet post bem explicado e bem detalhado. Para muitos que estão iniciando recentemente no Internet Marketing esse artigo já é uma base de entendimento para poder compreender.

    View Comment
  2. Alessandro Barros Viveiros disse:

    Muito bom artigo!

    É bem verdade que muitos ainda acham que um negócio digital de sucesso se faz com a criação de um blog, meia dúzia de artigos desconexos e razos de conteúdo aliado a uma página de fãs no Facebook desatualizada.

    LENDO ENGANO!

    Sabemos que não é bem assim que funciona. Um negócio de sucesso e com visão a longo prazo é desenvolvido com base em planejamento, dedicação e consistência.

    Nesse contexto, o marketing de conteúdo vem somar sendo uma engrenagem fundamental no desenvolvimento de qualquer negócio digital.

    Conhecimento de persona, psicologia de compra, características peculiares, sazonalidades de seu nicho, produtos e serviços que gerem valor e/ou resolva problemas de seu público são apenas alguns pontos fundamentais a criação de uma boa linha editorial.

    Percebe agora que desenvolver um negócio digital baseado em conhecimento transformador é bem mais complexo do que se pensa?

    Compartilha o que achou do artigo e do presente comentário.

    Nos conte quais as suas estratégias de produção de conteúdo, ok? Vamos adorar aprender com você!

    Parabéns Manasses Morais pelo blog de muita qualidade e Tiago Simões pelo artigo.

    Abraços,
    Alessandro B. Viveiros

    View Comment