Convidados Manassés Moraes

Montar um Blog é a Pior Maneira de Começar um Negócio na Internet?

Provavelmente você já deve ter ouvido algum “guru digital” dizer que se você quer ter um negócio na Internet você não precisa de um blog, que é a pior maneira de começar um negócio online, etc..Mas será que isto é verdade, fazer um blog é a pior maneira de começar, é perda de tempo ?

montar-blog

Bom, antes de falar sobre isso vamos analisar algumas outras formas de como Ganhar dinheiro na Internet sem precisar de um blog, as principais estratégias que você pode utilizar para isso são:

  • Vídeos no YouTube
  • Redes Sociais
  • Lista de E-mail
  • Anúncios Pagos

Vídeos no Youtube

Eu citei primeiro o trabalho com vídeos pois é uma ótima forma de começar um negócio online sem precisar de investimento com domínios, hospedagem, etc. Também  não é necessário ter conhecimento muito técnico para iniciar seu canal e começar a divulgar.

Porém muitas pessoas são tímidas e tem vergonha de se expor mesmo que seja com uma gravação da tela do pc onde só dá pra ouvir sua voz, para pessoas com estas características, trabalhar com vídeos pode não ser uma boa opção.

Além disso para extrair o máximo possível do potencial com vídeos é preciso utilizar de recursos avançados como anotações nos vídeos. Para fazer as anotações é preciso ter um domínio próprio e uma hospedagem, então mesmo que você não queira trabalhar com site, vai precisar no mínimo registrar um domínio e ter uma hospedagem para criar seus links que serão inseridos nas anotações dos vídeos.

Não vou me estender muito aqui, se você se interessar por esta forma de monetização o Curso de Vídeos do Manassés é uma excelente opção para aprender mais a respeito.

Também não pretendo escrever muito sobre as outras formas de monetização para o post não ficar muito longo, portanto vou resumir um pouco a respeito destes outros itens, mesmo porque eles de certa forma estão interligados.

Redes Socais, Lista de Emails e Anúncios Pagos

O trabalho com redes sociais é algo que atrai muitas pessoas, a grande vantagem é que você pode fazer divulgações de forma gratuita utilizando seu perfil do Facebook, Twitter, Linkedin, etc.

Apesar disso não pense que basta divulgar links de afiliados nestas redes sociais que o dinheiro vai começar a cair do céu. Para conseguir resultados  sem precisar investir em anúncios você vai precisar investir tempo para fornecer conteúdo de qualidade com objetivo de atrair pessoas para sua Fanpage, conseguir novos seguidores no Twitter, etc.

Nem sempre isto é uma tarefa fácil se você tentar utilizar apenas tráfego orgânico, (sem pagar anúncios ) e é por esta razão que a maioria dos profissionais que utilizam estas redes sociais para promover produtos fazem uso do tráfego pago, ou seja, pagam para fazer anúncios.

Lembra que eu disse que algumas estratégias estavam interligadas ?

Pois é, de nada adianta ter uma fanpage, se ninguém ou apenas poucas pessoas encontrarem ela..Depois que uma fanpage tiver alguns milhares de fãs é provável que você consiga resultados apenas com postagens, mas no começo é bem provável que vai precisar investir em anúncios para fazer a página crescer.

Para trabalhar com Lista de E-mails você vai precisar no mínimo investir num autoresponder e construir uma página de captura para pegar os contatos das pessoas que vão para sua lista.

Digamos que você fez isso e a página de captura está pronta, ok, e agora, da onde vai vir o tráfego para esta página, ou seja, como as pessoas vão achar esta página de captura?

Tenho certeza que você já sabe a resposta:

=>Tráfego Pago

trafego-pago-facebook-ads

Normalmente este tráfego pago é comprado em redes sociais, principalmente no Facebook, você cria uma fanpage, relacionado ao produto que está divulgando, em seguida faz o anúncio vinculando sua página ao anúncio e direcionando a pessoa para a página de captura quando ela clica no anúncio.

Se a pessoa ao entrar na página de captura após ter clicado no anúncio, gostar da proposta, ela vai colocar o e-mail e entrará em sua lista, após isso inicia-se outro processo que é o envio da sequencia de e-mails.

De forma bem resumida este seria o processo todo e por isso o trabalho com redes sociais,lista de e-mails e anúncios estão quase que sempre interligados, pois um depende do outro…

É possível ter muito sucesso iniciando na Internet de uma das formas acima? Com certeza, mas com exceção do trabalho com vídeos, vai ser muito difícil alguém começar das outras formas sem ter que investir dinheiro em anúncios.

Ficou surpreso? Pois é, isto a maioria dos Gurus que falam mal dos Blogs não contam, se esquecem de informar que na maioria das vezes vai ser preciso investir Muito em anúncio para ganhar dinheiro sem um blog.

O pior é que não é tão fácil de acertar os anúncios e ganhar dinheiro desta forma, muitos se iludiram achando que as vendas começariam a surgir assim que o primeiro anúncio estivesse pronto e o que eu vi e tenho visto é que muitas pessoas perderam dinheiro em vez de ganhar ao tentar usar estes métodos.

Não que não funcione, funciona, MAS Não é Tão Simples e Fácil fazer vendas com anúncios como propagado aos 4 ventos pelos “gurus dos anúncios”. E mesmo que fosse eu tenho uma pergunta para te fazer:

Se você depender apenas de estratégias que precisam de tráfego pago, o que acontecerá na hora que parar de anunciar?

Você já sabe a resposta: Seu Negócio Para e Você Para de Vender!

Bom já chega de falar disso e vamos ao que importa. Fazer um Blog é realmente algo ruim, demorado e que dificilmente dará dinheiro?

Montar Blog Ainda é Importante

Você já parou pra pensar porque os gurus dizem que os blogs não são importantes? Tem 2 motivos para isso:

1 – Eles mesmos não tem um ou não sabem como vender bem com blog.

2 – Eles sabem do potencial dos blogs e não querem concorrentes.

Criar um blog ainda é importante, na verdade nunca deixou de ser! Algumas das vantagens de um blog:

  • Te gera visitantes com tráfego gratuito.
  • Te dá a chance de escrever artigos sobre o que as pessoas estão procurando
  • Ser encontrado nas buscas devido ao item acima
  • Pessoas que pesquisam algo no Google podem já estar propensas a comprar algo
  • Construção de Autoridade e Relacionamento com leitores

Outro ponto importante é que ninguém pode tirar o blog de você, é algo seu. Ao trabalhar com Facebook e Youtube por exemplo, você corre o risco de um dia acordar e ver que seu canal ou fanpage foram deletados pois estavam em uma “plataforma de terceiros” sujeitos a regras  que mudam toda hora, porém isto não ocorre com o blog.Enfim são vários os motivos e eu poderia citar muito mais aqui, porém eu recomendo que quando tiver um tempo de uma olhadinha em um artigo do meu blog que mostra porque montar um blog é importante.

Um motivo extra para você visitar o artigo acima é que ao entrar no meu blog você vai poder se inscrever em um curso 100% gratuito que ensina Como Criar um Blog WordPress do Zero e Passo a Passo.

Bom, continuando vou comentar rapidamente sobre uma das vantagens que comentei acima:

O principal atrativo de um blog é a geração de tráfego orgânico, ou seja, tráfego gratuito. Sim é isso mesmo, você não precisa ficar na dependência de anúncios pagos, pois se fizer um trabalho bem feito conseguirá visitas grátis dos buscadores!

trafego-organico-google

Isto é bom ou não é ?

Sei que neste ponto alguns podem estar pensando que apesar desse ponto positivo é muito trabalhoso criar um blog, conteúdo, manter ele atualizado, etc.

Você pode estar certo ou Não em relação a isso…Ficou confuso? Deixe me explicar:

Tudo depende do seu objetivo, não quero escrever uma dissertação de conclusão de curso aqui então vou resumir pra você, existem dois tipos de blogs com os quais podemos trabalhar:

1 – Blogs de Autoridade
2 – Mini Sites Estáticos

Mas hein, como é isso ? Calma, calma não criemos pânico, é mais simples do que você imagina..

O que é um Blog de Autoridade

Este site aqui no qual você está lendo este artigo é um clássico exemplo de um blog de autoridade, ou seja, um blog que tem como foco sempre passar conteúdo de qualidade para seus visitantes e que portanto é atualizado com frequência.

Este é o tipo de blog “mais trabalhoso” porém pode dar um retorno muito bom principalmente ao longo do tempo pois você vai ganhando autoridade perante os leitores se mostrando como um “expert” no assunto do blog.

Conseguir esta autoridade é muito bom, pois as pessoas ficam mais propensas a efetuar compras ou aceitar recomendações de blogs que transmitem conteúdo e credibilidade.

No blog de autoridade você também pode trabalhar com outras estratégias em conjunto para direcionar tráfego para o blog como vídeos ou páginas no Facebook e além disso você também pode criar box de captura para pegar os e-mails dos seus visitantes.

O que é um Mini Site Estático ou Blog de Micro Nicho?

O trabalho com um mini site é bem diferente, a estrutura é a mesma, você também vai criar um blog, a diferença é que será de “conteúdo estático” é um blog com poucas páginas que possui um único objetivo:

Rankear na primeira página do Google  para 1 a 3 palavras chaves principais e fazer vendas com as visitas que entrarem nele.

Estas palavras chaves bem como o conteúdo do blog normalmente são definidos com base na pesquisa por produtos que podem ser vendidos no mini site. Um exemplo bem simples:

Digamos que eu perceba que existe um bom número de pesquisas mensais para a palavra chave “barbeador elétrico”  e que a concorrência entre os competidores na busca do Google é pequena, isto ocorrendo pode ter certeza que eu teria nas mãos uma ótima oportunidade para criar um mini site sobre este assunto com foco na venda de barbeadores elétricos.

Em um mini site você ganha dinheiro com links de afiliados para produtos digitais e físicos, existem dezenas de programas de afiliados que você pode utilizar para este propósito.

Um mini site possui de 1 a 7 páginas somente. A idéia é não ter que se preocupar com atualizações de conteúdo, colocar novos posts, etc.  Mas não basta criar 5 páginas com um conteúdo qualquer, é preciso caprichar muito no conteúdo destas poucas páginas e no SEO On Page para ter uma boa chance de rankeamento.

A grande vantagem do mini site é que após estar pronto e você conseguir rankear na primeira página ele praticamente não dá mais trabalho pois vai ficar lá no Google gerando visitas e vendas para você, podemos considerar que depois de pronto um mini site entra “no piloto automático”.

Após ter sucesso com o seu primeiro mini site basta partir para a criação de um segundo mini site e assim em diante, com o tempo você pode ter vários mini sites gerando renda no automático para você.

Eu não costumo fazer isto, mas vou compartilhar um dos meus mini sites com vocês para que entendam melhor é a estrutura de um blog assim:

http://www.tvledpromocao.com/

Agora você já sabe a diferença entre um blog normal e um mini site, basta escolher com qual estrutura você quer iniciar seu trabalho na Internet. Seja qual for a sua escolha, pode ter certeza que  ao contrário do que os “gurus” dizem, trabalhar com blogs é uma ótima forma de gerar renda online de forma gratuita e crescente.

PS: Estou ensinando todos o processo de criação de um mini site no meu Curso Negócio Online na Prática! 

 

Você acabou de ler um guest post enviado pelo amigo e parceiro Daniel Grecco, empreendedor digital. Conheça mais do trabalho dele no blog: http://www.danielgrecco.com.br Onde você vai conferir muito mais conteúdos de alta qualidade igual a este. gostaria de enviar um guest post também? Click aqui.

 

Sobre o autor | Website

Empreendedorismo digital não é apenas obter uma renda extra, mas é um estilo de vida onde seu negócio trabalha pra você online. Uma forma simples, honesta e divertida de viver. Nesse blog, pretendo ensinar um pouco do sei sobre como ganhar dinheiro pela internet.

Ebook Gratis! 3 Dicas Secretas pra Ganhar Dinheiro na Internet

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

9 Comentários

  1. Larissa disse:

    Oi Manassés, bem gostei muito do seu artigo, me ajudou bastante com minhas dúvidas e gostaria de saber se eu fizer um canal no Youtube eu preciso ter um blog? Obrigada pela atenção e aguardo resposta.

    View Comment
    • Oi Larissa.
      Obrigado por acompanhar nosso blog.

      Sim, ao criar um canal é muito importante ter um blog ou site, repare que todos os canais de sucesso possui um portal que geralmente é um site com aparência de blog para mais informações e venda de produtos ou serviços.
      Se você criar um canal profissional, as pessoas vão querer saber muito mais sobre você e isso exige ter um espaço com informações e ideias organizadas para que sejam facilmente encontradas, coisa que é mais difícil de fazer em um canal, já que vídeos demoram achar e dependendo da internet, demoram carregar também.

      Abraços, seja sempre um sucesso!

      View Comment
  2. luiz claudio disse:

    tem varias outras formas de iniciar um negocio onlane, mas tem duas formas que na minha opinião não 100% seguras que começa com uma lista de contado e com um blog, pois essas duas formas não nossas e ninguém pode tira.

    View Comment
  3. Olá Manassés,
    Eu também gosto de trabalhar com o Blog, pelos mesmos motivos abordados acima. O principal motivo é dele ser seu. Claro que as Redes Sociais são importantes, e atraindo esse tráfego para o Blog fica melhor ainda. O maior problema são as atualizações, contudo para aqueles que dominam o seu nicho, sempre é um prazer poder ir criando sua autoridade através dos artigos. Abs

    View Comment
  4. Òtimo artigo, eu particularmente prefiro os blogs, e podemos direcionar visitas das redes sociais todas para o blog, um blog otimizado para conversão se bem trabalhado pode ser muito lucrativo

    View Comment
  5. nalberto disse:

    Meu caro Manasses.
    Parabéns por compartilhar esse post do Daniel Grecco.
    Foi muito importante este artigo chegar neste momento, pois acabara de ler um outro post de um desses que se auto denominam de <> realmente dizendo totalmente o contrário do que o Daniel Grecco está apregoando, e que no fundo eu acredito que seja o caminho correto, pois aprendi desde o primeiro momento que entrei na Internet que um blog de qualidade ajuda a criar autoridade e, o que é melhor, trazer muito tráfego orgânico.
    Muito obrigado, de coração, por compartilhar esse post de conteúdo relevante.
    Forte abraço
    Nalberto

    View Comment
  6. Adioquerce Santos disse:

    Ola, Manassés gostei muito de sua materia, mas o que eu gostaria de saber é como usar o blog na sua essência,(postar imagens, conteúdos etc., pois são coisas que preciso aprender passo a passo, vc, entendeu pois a gente recebe tanta informação que fica perdido entendeu, o que posso fazer para ir adiante.

    View Comment