Empreendedor Digital Manassés Moraes

O que é Empreendedorismo Conceito e Definição

O que é Empreendedorismo? Em resumo simples; É a função do profissional empreendedor em ação. É a conquista do sonho, a realização da promessa, aquela grande ideia finalmente tirada do papel. Empreendedorismo é a disposição de coordenar projetos, a capacidade de administrar negócios. E esta ferozmente ligado a inovação.

Empreendedorismo é tudo que um profissional empreendedor faz! E um empreendedor é o cara das ideias, inovações, a pessoa que sonha, estuda, planeja e executa até alcançar. O empreendedor é aquele que traz novidades, inovações para o mercado, uma empresa ou para a sociedade.

Vamos aprofundar esse assunto nesse artigo e responder com mais detalhes o que é empreendedorismo e explicar qual o conceito e a definição. Vem comigo!

o que é empreendedorismo conceito e definição

O que é Empreendedorismo

A palavra Empreendedorismo é a junção de empreendedor+ismo. O que diz respeito ao verbo empreender. E empreender é: ‘decidir realizar’ (tarefa difícil e trabalhosa); ‘tentar’. ‘pôr em execução’; ‘realizar’. Portanto o empreendedorismo é a prática do empreendedor. A pessoa que tem a coragem de seguir caminhos que ninguém segue. Que toma decisões arriscadas e por sua atitude e inovação, consegue se destacar e sair na frente de todos.

Empreender também é: criar opções de melhor desempenho, que aumente os lucros. O empreendedor é o cara que leva uma empresa para frente com inovação que destaca dos concorrentes. O empreendedor é a pessoa que assume riscos por um bem maior, aquele que enxerga uma boa ideia e trabalha até colocá-la em prática.

Empreendedorismo Conceito

O conceito de empreendedorismo esta ligado a inovação, com o objetivo de criar algo novo dentro de um setor, empresa, mercado, sociedade. As Startup’s são um modelo excelente de negócios para usar como exemplo de conceito de empreendedorismo.

Alguns profissionais famosos ficaram conhecidos na história pelo perfil empreendedor. Como por exemplo, Steve Jobs, que ficou famoso por trazer inovações na área de tecnologia que impactaram o mundo inteiro. O economista Joseph Schumpeter, no ano de 1945, foi quem tornou conhecido o conceito de empreendedorismo. Ele criou a teoria da Destruição Criativa. Com essa teoria, Schumpeter resumiu o empreendedorismo em 2 qualificações.

  • Empreendedor Versátil – Alguém dotado de habilidades que são suficientes para desenvolver, criar e ou produzir.
  • Empreendedor Capitalista – Criatividade para obter recursos financeiros, que sabe gerenciar operações em uma empresa e vender.

Empreendedorismo Definição

A definição de empreendedorismo, tanto quanto o conceito e o significado, pode variar muito. Cada livro traz uma definição diferente, cada profissional tem seu próprio conceito de empreendedorismo. Mas sempre é possível fazer uma ligação comum em todas as definições.

Para ser mais específico, vamos citar uma lista de funções e qualidades que os empreendedores possuem, dessa forma você poderá entender melhor a definição de empreendedorismo. Os empreendedores possuem as seguintes características:

  • – Criatividade
  • – Capacidade de organização e planejamento
  • – Responsabilidade
  • – Capacidade de liderança
  • – Habilidade para trabalhar em equipe
  • – Gosto pela área em que atua
  • – Visão de futuro e coragem para assumir riscos
  • – Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio
  • – Persistência (não desistir nas primeiras barreiras encontradas)
  • – Saber ouvir as pessoas
  • – Facilidade de comunicação e expressão

Conforme o Wikipedia, o empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico de um país. Em outras palavras, governos e países devem seu crescimento econômico aos empreendedores que sonham, conquistam, trazem inovações, conseguem expandir o mercado e gerar empregos e oportunidades.

Empreendedorismo Digital

Agora que você sabe o que é empreendedorismo, consegue imaginar esses profissionais empreendedores usando a internet para expandir mercados, fazer negócios e gerar oportunidades? É isso a que nos referimos quando usamos o termo empreendedorismo digital. Navegue pelo nosso blog e aprenda mais sobre esse assunto, se você já é um empreendedor fora da internet, poderá trazer suas habilidades para a web, tornando-se um empreendedor digital.

Gostou desse artigo?
Click Aqui para Baixar em PDF  e ou Imprimir.

Sobre o autor | Website

Empreendedorismo digital não é apenas obter uma renda extra, mas é um estilo de vida onde seu negócio trabalha pra você online. Uma forma simples, honesta e divertida de viver. Nesse blog, pretendo ensinar um pouco do sei sobre como ganhar dinheiro pela internet.

Ebook Gratis! 3 Dicas Secretas pra Ganhar Dinheiro na Internet

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário