Marketing Digital Manassés Moraes

O que é Inbound Marketing e Outbound Marketing?

O que é Inbound Marketing? Confesso, é mais um nome complicado para termos simples. E o que é Outbound Marketing? Esses termos possuem significados inversos um ao outro. E no artigo de hoje vamos detalhar os significados de ambos para não deixar nenhuma sombra de dúvidas. Em resumo:

O “novo marketing” (Inbound Marketing) é qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá-las. O “velho marketing” (OutboundMarketing) é qualquer tática de marketing que “empurra” produtos e/ou serviços para os clientes.

Outra definição para inbound marketing é: Usar estratégias para atrair as pessoas aos seus produtos ao invés de empurrar o produto para eles. Ou ainda, inbound marketing é usar o marketing de conteúdo e seo para transformar leads em clientes e depois transformar clientes em divulgadores da sua marca.

E o outbound marketing é na prática, o que acontece hoje. Enviar emails de propagandas para as pessoas todo dia, mesmo que elas não pediram. Outbound marketing é varrer a internet com anúncios e perseguir seus potenciais clientes até que eles acessem seu anúncio e se cadastrem ou comprem o que você esta desesperadamente vendendo.

o que é inbound marketing o que é outbound marketing

O que é Outbound Marketing – Significado

A tradução mais próxima para Outbound marketing é “marketing externo” ou como gostamos de chamar: Velho marketing, isso seria o significado em português. Porém o importante é saber que esse tal de velho marketing, envolve todo trabalho de publicidade que uma empresa faz para alcançar os seus clientes.

Digamos que no outbound a empresa vai atrás dos clientes através de anúncios no Facebook, Google, Youtube em portais que recebem muito tráfego como Uol e Globo. E não para por aí, muitas empresas e empreendedores fazem Outbound Marketing fora da internet através de mídia impressa, canais de televisão, rádios, panfletos e até outdoors.

Muitas empresas ainda usam o outbound marketing como sua principal estratégia de vendas. É importante saber que nesse modelo de trabalho, a empresa vai investir muito mais para alcançar os clientes e gerar vendas.

Isso significa um maior esforço da equipe de vendas para fechar negócios no momento em que um cliente se apresenta. Porém, esse modelo não é exatamente ultrapassado, já que funciona bem para venda de produtos de ticket alto.

O que é Inbound Marketing – Significado

O significado de Inbound Marketing em português pode ser definido como: Marketing de entrada. Ou marketing interno. Essas são as traduções cabíveis ao termo inbound marketing. Mas o que interessa é saber que inbound marketing, conhecido também como novo marketing, é quando a empresa ou o empreendedor atrai os seus clientes através de conteúdo.

E esse conteúdo pode ser entregue de várias formas e postado em diversos locais na internet. Como blogs, sites, portais de slides, portais de vídeos, portais de imagens, podcast’s, redes sociais diversas entre outros. E o conteúdo é entregue em todo tipo de mídia como slides, vídeos, textos, áudios, infográficos e etc.

Essa estratégia ganhou muito espaço após as falhas que empresas e empreendedores tiveram aplicando o outbound marketing. Pois a ideia é atrair o público através de conteúdo. Mas não é tão simples como parece. O objetivo é educar o prospecto/lead com o seu conteúdo, munindo ele de informações que ele precisa saber antes de comprar o produto.

Dessa forma, quando o lead chega na página final para efetuar a compra, ele já sabe do que se trata o produto, para que serve, como funciona e quais benefícios irá lhe proporcionar. É como fazer a venda por etapas. E isso funciona bem porque a cada dia o consumidor esta ficando mais exigente e pesquisando mais antes de comprar. Logo, no inbound marketing estamos fornecendo o material de consulta que o nosso potencial cliente irá pesquisar.

Gostou dessa explicação? Descubra também outros termos como:

Sobre o autor | Website

Empreendedorismo digital não é apenas obter uma renda extra, mas é um estilo de vida onde seu negócio trabalha pra você online. Uma forma simples, honesta e divertida de viver. Nesse blog, pretendo ensinar um pouco do sei sobre como ganhar dinheiro pela internet.

Ebook Gratis! 3 Dicas Secretas pra Ganhar Dinheiro na Internet

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!