Empreendedor Digital Manassés Moraes

O que é Ser Empreendedor – Significado

Geralmente quem faz essa pergunta: O que é ser Empreendedor? Esta no caminho para se tornar um. A menos que esteja fazendo algum trabalho de escola. O empreendedor é aquele que possui aptidão, atitude e competência para empreender, abrir um negócio próprio. Encarando os desafios que aparecem no caminho.

Mas o empreendedor também pode empreender trabalhando para outros. Há quem pense que o empreendedor é sempre um empresário, patrão, dono do seu próprio negócio. Mas nem sempre é o caso. Pois outra definição de empreendedor é: Aquele que sabe identificar oportunidades, ele consegue ver o que ninguém vê. E ao perceber essas oportunidades, o empreendedor consegue organizá-las de forma que se tornem lucrativas.

Nesse caso, o empreendedor pode sim, trabalhar para uma empresa e empreender, identificando oportunidades no seu setor ou ramo de atuação e transformando essa oportunidade em lucros para a empresa. E ao longo dos anos, quanto mais o conceito de empreendedorismo foi se abrangendo, mais claro ficou o perfil do empreendedor.

o que é ser empreendedor significado inovando

O que é ser Empreendedor – O Perfil

Para entender bem o que é um empreendedor, vamos conhecer algumas funções e qualidades que um empreendedor possui. Dessa forma, podemos responder com muito mais clareza o que é ser empreendedor. Veja:

Empreendedorismo é o que um empreendedor faz. E para isso ele deve possuir as seguintes qualidades:

  • Apaixonado
  • Mente Aberta
  • Fome por Aprendizado
  • Cheio de Ideias

Essas qualidades são naturais de um empreendedor. Ser apaixonado pelo que faz, ter a mente aberta é o que lhe proporciona uma visão ampla, a fome pelo aprendizado é o desejo de se tornar um expert ou especialista no assunto, para chegar ao topo da cadeia alimentar corporativa. Sendo assim, o melhor na sua área. E as ideias vivem a brotar do seu cérebro, de todo tipo, ideias sobre novos empreendimentos, ideias para resolver pequenos problemas do dia a dia, ideias principalmente para aumentar os ganhos. Veja agora as qualidades do que é empreendedor:

Criatividade – Esta relacionado a busca por soluções a cada problema que surge ou mesmo quando não tem nenhum problema, pelo menos não um que os outros possam enxergar.

Liderança – Saber criar e gerenciar equipe, delegar funções, inspirar confiança e motivação. Pesquise mais sobre liderança.

Perseverança – O empreendedorismo no Brasil necessita urgente disso, empreendedores que perseveram, devido a crise que esta passando. E essa qualidade diz respeito a continuar acreditando nos seus ideais, mesmo sendo contrariado.

Sempre Motivado – O trabalho bem feito, as metas alcançadas e os objetivos realizados é sua fonte de energia para continuar. O empreendedor se vê realizado no seu trabalho.

Traçar o perfil de um empreendedor pode resultar em uma lista interminável de talentos, competências, qualidades e características. Porém, o mais importante é saber que não obrigatoriamente você deve ter todas elas para ser classificado um empreendedor.

Pois ‘empreendedor’ possui significados diversos e amplos. Já que é um profissional que atua em qualquer mercado. Por isso, muitas qualidades e valores lhe são atribuídos. Veja mais algumas:

  • Iniciativa
  • Coragem pra correr riscos
  • Organização
  • Senso Crítico
  • Flexibilidade
  • Aprendizado permanente
  • Capacidade de planejar
  • Visão de futuro
  • Focado nos objetivos
  • Determinado
  • Confiante
  • Sonhador
  • Inovador
  • Identifica oportunidades
  • Administrador
  • Identifica problemas
  • Trabalha de forma estratégica

Enfim, são muitas qualidades atribuídas a um empreendedor. Creio que o melhor significado de empreendedor é: Um estilo de vida. Qualquer trabalhador ou profissional que faz além das suas obrigações para entregar o melhor serviço ou produto e se tornar o melhor no seu ramo de atuação, para mim, é considerado um empreendedor.

O empreendedor é sempre empreendedor onde estiver. Quando ele é jovem e ingressa no mercado de trabalho, será um empreendedor lá mesmo, começando por se tornar um dos melhores empregados. O que é a história dos grandes empreendedores. A maioria dos empreendedores de sucesso já foi funcionário de alguém um dia. Se olharmos sua história, vamos encontrar essa forte característica, de que aquele cara, quando era funcionário, era o melhor de todos.

E o Empreendedor Digital?

O empreendedor digital possui o mesmo significado, a diferença é que esse, faz seu trabalho usando a internet para alcançar seus clientes e gerar negócios. Aqui no Brasil já existem muitos empreendedores digitais que trabalham em casa. No qual, me orgulho de ser um deles.

Gostou desse artigo? Click Aqui para Baixar em PDF e ou Imprimir.

Leia também:

O que é Empreendedorismo – Conceito e Definição

 

Sobre o autor | Website

Empreendedorismo digital não é apenas obter uma renda extra, mas é um estilo de vida onde seu negócio trabalha pra você online. Uma forma simples, honesta e divertida de viver. Nesse blog, pretendo ensinar um pouco do sei sobre como ganhar dinheiro pela internet.

Ebook Gratis! 3 Dicas Secretas pra Ganhar Dinheiro na Internet

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. ricardo disse:

    Site muito rico em informações.Parabéns!

    View Comment
  2. Lucas disse:

    Artigo bem claro. todo o empreendedor que busca ganhar dinheiro precisa ter uma visão bem grade do mundo.

    View Comment