Afiliados Brasil Manassés Moraes

Pedro Dias – Evento Afiliados Brasil

Uma das palestras que os blogueiros mais necessitam de ouvir no palco do Afiliados Brasil, certamente é do Pedro Dias, ex-funcionário do Google. Pois o que tira o nosso sono muitas vezes é a preocupação com a queda das visitas orgânicas.

Se o seu site esta perdendo cada vez mais visitas orgânicas, isto quer dizer que você esta perdendo posições nos motores de buscas. Ou seja, o blog que estava na terceira página, esta caindo para a quinta e sexta e até décima página.

Por saber que o Pedro Dias é um ex-funcionário do Google, sabemos que ele entende melhor como o Google funciona e por isso suas dicas são de muita utilidade para sobreviver as terríveis atualizações do Google.

Quem é Pedro Dias?

pedro dias-evento afiliados brasilPedro Dias trabalhou no Google por 5 anos como analista da qualidade da pesquisa da empresa. Nada melhor do que um portuga pra analisar as pesquisas de língua portuguesa.

Pedro Dias foi quem iniciou os esforços de comunicação externa com webmasters e lançou em Maio de 2007 o Fórum de Ajuda a Webmasters para a língua Portuguesa.

No site do Afiliados Brasil você pode conferir mais detalhes da bio do Pedro. Também encontrei o blog do Pedro, “desatualizado” mas os assuntos e dicas são tão recentes que parece que ele escreveu hoje!

Acredito que trabalhar no Google deu a Ele essa vantagem de postar em seu blog assuntos de hoje com muita antecedência. Lá contem dicas que você como blogueiro pode aproveitar. Em seu blog, Pedro deixou um artigo de despedida do Google.

Como Fazer Afiliação e Sobreviver no Google

Pedro falou de muitas coisas. Mas para que fique tudo bem mastigado para você, tive o cuidado de anotar em frases curtas o que julguei ser importante registrar.

Não usar centenas de palavras chave!

Quando escrever um artigo mantenha o foco em apenas uma palavra chave. Não adianta entupir um único artigo com milhares de palavras chave.

Na ocasião Pedro mencionou também que inserir diversas palavras chaves escondidas de alguma forma no blog, seja no html ou em branco no artigo, vai chamar a tenção do Google para penalizar seu site em breve.

O seu site/blog tem que ser…

Diferente e Original – Não adianta copiar os demais. Não adianta oferecer o mesmo que os concorrentes oferecem. Não adianta seguir sites ou blogs maiores fazendo o que eles fazem.

O seu site ou blog precisa ser único na internet do tipo que não copia de ninguém mas que os outros querem e vivem a copiar o seu trabalho.

Especializado – O seu blog precisa ser especializado, ou seja, no sentido de oferecer tudo o que o seu leitor necessita dentro da sua área de atuação. Seja qual for a área em que seu blog atua, ele precisa ser especialista nisso!

Você precisa trabalhar de forma a transformar o seu site em uma necessidade dentro do seu nicho de mercado. Criar uma marca forte. Pense:

  • Porque as pessoas devem visitar o seu site?
  • Por que você publicou esse site?
  • Se o seu site sair do ar, alguém vai sentir falta?

Quando pensamos em raspar a barba logo vem a mente as palavras: Prestobarba ou Gillete. Mas na verdade o nome do objeto usado para barbear é lâmina. Esses nomes são marcas especializadas.

O mesmo acontece quando o assunto é lavar panelas, todo mundo pensa em Bom Bril. Mas o que as pessoas precisam se chama palha de aço. Porém a Bom Bril conseguiu se especializar nessa área. É nisto que você precisa transformar o seu negócio online. O seu negócio precisa ser a primeira palavra a se pensar quando surge uma necessidade.

Tempo de permanência no site, IMPORTANTÍSSIMO

Pedro afirmou que para o Google importa muito o tempo que o seu visitante permanece em seu site e também conta se esse visitante volta e quantas vezes volta.

Nesse caso, você deve fazer o máximo possível para manter o visitante por mais tempo em seu blog, pois isto lhe dará mais relevância diante do Google. Veja algumas dicas para que o usuário fique mais tempo no blog e também volte ao seu blog:

  • Diminuir a quantidade de banners e links externos na sidebar.
  • Usar um tema Revista que mostre vários artigos na home do blog dando muitas opções ao visitante.
  • Usar formulário de captura de e-mail, para enviar newsletters e atrair o visitante novamente ao blog.
  • Usar banners que direcionam para a landing page (resenha do produto) ao invés da página do produto.

Obviamente que blogs que já conquistaram grande relevância diante do Google e estão na primeira página para várias palavras chaves, não precisam se preocupar muito com isso.

Porém, eu ainda considero o Ganhar Dinheiro Sempre um blog novo e que precisa de mais relevância. Por isso, adiantei o plano de mudar de tema e alterei completamente a sidebar do blog. Se isso me trouxer bons resultados, vai valer um artigo!

Foco no usuário facilidade de encontrar o assunto ou produto principal

O Google vive atualizando e isso chega a irritar os blogueiros. Porém o Pedrão em defesa do antigo patrão, afirmou uma verade incontestável! “O Google vive atualizando porque esta preocupado com seu cliente”.

Sim, no dia em que as pessoas pararem de pesquisar no Google, ele para de ganhar dinheiro. Por isso o Google trabalha para aperfeiçoar as pesquisas e trazer o melhor resultado para os internautas.

Assim também deve ser você e o seu negócio. É necessário dar foco total no seu cliente, usuário e visitante. Você precisa colocar em evidência aquilo que os seus clientes mais procuram no seu blog. É necessário deixar a navegação o mais fácil, prático e ágil possível! Isso inclui organizar bem a sidebar, os menus e trabalhar para aumentar a velocidade de carregamento do blog.

Como organizar a sua Sidebar

03 Plugins para deixar seu blog mais Rápido!

Esqueça os Agregadores de conteúdo!

Nas palavras do Pedrão, ele deixou bem claro que os agregadores de conteúdo não trazem bem algum para um blog novo! Se o seu blog tem menos tempo do que o agregador, logo não é vantagem pra você colocar o seu site ou blog lá para receber algumas visitas.

Isso vai deixar qualquer dono de agregador de conteúdo muito zangado! Mas faz muito sentido o que o Pedro nos informou. Que os agregadores ranqueiam em cima do seu conteúdo!

Ou seja, eles possuem maior relevância e quando você coloca seu link de conteúdo lá, só esta contribuindo para colocar o agregador em evidência e derrubar seu blog. Obviamente ele não falou com essas palavras, mas o sentido é esse mesmo! Entendendo ou não é melhor esquecer que existem agregadores, isso não ajuda em nada pra quem esta começando.

 Concluindo…

Para concluir a palestra; Pedro aconselha e recomenda que vocÊ faça sempre essa pergunta ao escrever um artigo ou adicionar conteúdo em seu blog:

“Porque o Google vai apresentar  o meu site ao inves do site principal?”

Abaixo, você pode conferir o slide da palestra ministrada pelo Pedro Dias.

Sobre o autor | Website

Empreendedorismo digital não é apenas obter uma renda extra, mas é um estilo de vida onde seu negócio trabalha pra você online. Uma forma simples, honesta e divertida de viver. Nesse blog, pretendo ensinar um pouco do sei sobre como ganhar dinheiro pela internet.

Como Fazer Capa pra Isca Digital de Alta Qualidade Assine, Assista e Baixe Agora

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. John Slva disse:

    São ótimas dicas e vêm de uma pessoa que sabe muito sobre o que está falando.

    E mãos à obra!

    Abraço!

    View Comment